Buscar

resumo educação publica e serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
EDUCAÇÃO PUBLICA E SERVIÇO SOCIAL
NEY LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA
O texto fala sobre a educação no Brasil e as mudanças que vem ocorrendo, a partir do momento que tem a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e também sobre as mudanças no capitalismo que acarretam mudanças no mundo do trabalho. Onde o Estado tem um papel destacado na construção e consolidação das bases de sustentação das alterações no campo econômico e ideológico. A educação é feita sob uma forma de política publica. Na sociedade capitalista há transformações que atingem varias classes sociais. Ocorrem lutas sociais em especial a classes trabalhadora onde desses querem direitos sociais. Isso foi gerado do confronto entre capital e trabalho. Essas lutas se expressam em diferentes contornos e processos que a política educacional assumiu ao longo da história.
Ocorre a valorização do campo da educação devido à globalização, onde a partir deste momento o Estado passa a ter outro olhar para a educação isso ocorre através da nova LDB. A educação é processo constitutivo da vida social. Há uma luta pelo acesso a escola, também ela é responsável pelo aumento no nível cultural, e uma ensina uma formação com os direitos e deverem que devem aprender obter conhecimento e se capacitaram.
A escola tem uma relação com as esferas, pública, privada, comunitária, econômica e ideológica.As principais alterações na educação brasileira ocorreram a partir da nova LDB, onde tem sido de muita importância para nossa educação. Acabou por favorecer a adequação da legislação educacional ao processo de flexibilização.
O texto fala sobre a inserção dos profissionais do Serviço Social na educação. Onde esses devem fazer medidas e ações para que todos os alunos sejam inclusos no ensino, pois o a educação é para todos. Neste campo onde ira atuar concentra-se a possibilidade de ampliação teórica, política e instrumental da sua própria atuação profissional e de sua vinculação às lutas sociais que se expressam na esfera da cultura e do trabalho
O autor fala que a ações assistências criam estratégias de intervenção governamental que são de estrema importância para enfrentar os problemas ao acesso ao ensino. Alem disso o Assistente Social deve desvendar essa realidade onde todos se encontram e contribuir no enfrentamento tornando a educação um direito para todos.
[...] o campo educacional torna-se para o assistente social hoje não apenas um futuro campo de trabalho, mas sim um componente concreto do seu trabalho em diferentes áreas de atuação que precisa ser desvelado, visto que encerra a possibilidade de uma ampliação teórica, política e instrumental da sua própria atuação profissional e de sua vinculação às lutas sociais que se expressam na esfera da cultura e do trabalho, centrais nesta passagem de milênio. (ALMEIDA, 2000, p. 74)

Outros materiais