Buscar

Alta e Baixa Idade Média (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Alta e Baixa idade Média
A Idade Média, começou por volta de 476 antes de Cristo, pois foi quando os povos Bárbaros invadiram e acabaram com o Império Romano do Ocidente. Pois o mesmo, encontrava-se muito grande e acabou sendo dividido em dois Oriente e Ocidente, de um lado Roma e do outro Constantinopla. E com isso vários povos Bárbaros já vinham se acertando nas regiões do Ocidente, e já estavam criando seus povos, e com isso o Ocidente passou a ter vários povos (Os Francos, Os Germânicos), que começaram a se fragmentar. E podemos dividir que em Alta e Baixa Idade Média. A Alta quando o Feudalismo começava a nascer e tudo começou a ser formado e a Baixa Idade Média, foi quando o Feudalismo já estava estabelecido e quando houve a Peste Negra (Bubônica), as crises e a fome.
Com isso a Alta Idade Média, foi melhor sucedida, justamente quando os povos Germânicos(Bárbaros) já estavam chegando perto do Império Romano. Houve então que os Romanos começaram a ter uma mistura com esses povos. Pois acabou havendo uma troca cultural entre ambos. E quando a invasão Bárbaro, se tornou muito forte, os camponeses, começaram a sair das cidades e ir para os campos. Pois com essa invasão além de saquearem o Império Romano, muitas mortes ocorriam. E com isso os latifundiários que tinham as terras no campo, acabaram deixando esses camponeses, se estabelecerem em suas terras, mas em troca de favores que seria, moravam nas terras e iriam pagar impostos.
E com isso o Feudalismo surgiu que era a divisão de favores. Que surgiram os Suseranos e os Vassalos, que nada mais foi do que: O Suserano fornecia Terra ao Vassalo morar, para ele cobrar impostos, dava poder a ele, e em troca o Vassalo lhe daria proteção militar, contra invasões. Mas os dois eram da nobreza e isso nada mais era que troca de favores entre iguais. Mas também havia os camponeses que cuidavam da terras e seriam os servos, que para tirarem seu sustento teriam de pagar impostos (Tributo aos senhores Feudais). E eles eram livres, porém estavam presos às terras, por receberem pouco e terem de pagar tantos impostos. Pois uma das partes da colheita ia para o Senhor. E assim também começa a ter influência a Igreja Católica, que foi um dos pontos Centrais. Pois com o fim do Império Romano do Ocidente a Igreja sobreviveu, juntando-se com a Política e ficando muito poderosa. 
Pois ela tinha muitas terras, dinheiro, e influência, e as universidades surgem para ensinar a Teologia, e os livros da época eram escritos a mão, pelos monges campistas (Os Clérigos).A Idade Média também, foi marcada pelo nascimento das cidades e com isso o início das Cruzadas e as relações comerciais começaram a se expandir. E houve o fim da Idade Média, falando das Guerras a chegada da Pólvora e neste ínterim, também se sucedeu a Guerra de 100 anos. A fome naquela época foi causada, por muitas mudanças climáticas e o plantio se tornou difícil, por conta da terra e além de que quando a Peste Negra começou, diminuiu ainda mais os níveis de pessoas no campo para plantar. Ela nada mais foi que uma doença transmitida pelo rato, um terço da população da Europa morreu.
Essa doença gerou um grande pânico, e começou a ser falado que era um castigo de Deus. E com a Peste os senhores Feudais, mesmo assim ainda queriam, que os camponeses, plantassem e pagassem a mesma quantidade de antes. E com isso teve início às Revoltas camponesas, e a nobreza com medo começava a ficar mais centralizada.

Continue navegando