Buscar

RELATÓRIO GRUPO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� 
PRÁTICA 4: FILTRAÇÃO A QUENTE E RECRISTALIZAÇÃO 
Ana Beatriz, Filipe Malheiros, Igor Nascimento, João Saback, Jonas Cerqueira, Tayron Rodrigues
�
1 - Introdução
	A aula da matéria química prática realizada no dia 11/04 teve como objetivo a filtração a quente e recristalização, sendo esse de fundamental importância para o conhecimento do procedimento de recristalização, capaz de isolar uma substancia, ou seja, torná-la pura. Hoje em dia, a cristalização industrial surge na fabricação de sal de cozinha e açúcar, na fabricação de sulfato de sódio e de amônia para a produção de fertilizantes, na fabricação de carbonato de cálcio para as indústrias de pasta e papel, cerâmica e de plásticos, na fabricação de ácido bórico e outros compostos para a indústria de inseticidas e farmacêutica, entre muitos outros processos industriais.
	 “Em química, a Recristalização é uma técnica usada para purificar substâncias sólidas que consiste, essencialmente, em dissolver o composto, e as suas impurezas, num solvente apropriado, levando à posterior precipitação do composto ou das impurezas, de forma a promover a sua separação’ (RODRIGUES, 2019).
	Tal raciocínio foi de extrema relevância para o entendimento da prática, que teve como objetivo utilizar técnicas de separação de substancias, com o intuito de compreender as bases físico-químicas envolvidas nos processos de recuperação e purificação de um ou mais componentes de misturas.
2 - Material e Métodos
	Os materiais a serem utilizados na prática irão ser listados a seguir:
2. 1 MATERIAIS
Equipamentos
Balança Analítica
Estufa
Placa de Aquecimento
Bomba de Vácuo
Utensílios
1 Papel Macio
1 Pinça para Vidraria
2 Folhas de Papel de Filtro Qualitativo
1 Mangueira
1 Espátula
1 Termômetro
1 Alonga de Borracha para Kitassato
Vidrarias
1 - Erlenmeyer de 250 mL
1 - Funil
1 - Funil de Buchner
1 - Bastão de Vidro 
1 - Vidro de Relógio 
1 - Kitassato de 500 mL
1 - Béquer de 100 mL
1 - Béquer de 50 mL
 
Produtos Químicos/Reagentes/Solventes/Solutos
65 mL de Água Destilada
10 g de Acetato de Sódio Anidro
0.5 g de Carvão Ativado
2.2 MÉTODOS
	A prática, filtração a quente e recristalização, inicialmente, necessitou da separação do béquer de 100 mL e do funil para serem colocados na estufa a 50°C. Em seguida, num béquer de 50 mL, foram aquecidos 20 mL de água destilada à 60°C. 
	Depois, num erlenmeyer de 250 mL, foram pesados 10g de acetato de sódio a ser recristalizado e logo adicionado a água à 60°C (15 mL), dissolvendo assim todo o acetato. Adiante, foi adicionado, ao erlenmeyer, 0,5g de carvão ativado. O erlenmeyer foi até que a amostra se dissolvesse totalmente.
	Logo em seguida, a solução quente foi filtrada através do papel filtro pregueado (demonstrado na Figura 1 e 2) usando as vidrarias aquecidas na estufa. Em seguida, a amostra filtrada foi deixada em um banho de gelo para assim possibilitar a formação dos cristais. Após a cristalização a amostra foi novamente filtrada por um funil de Buchner e uma bomba de vácuo.
Figura 1. Filtração simples a quente
Figura 2. Preparação do papel filtro pregueado
3 - Resultados e Discussão
3.1 ACETATO DE SÓDIO E ÁGUA QUENTE
	O acetato de sódio, composto incolor cristalino, é comumente encontrado na forma de sal anidro. Uma de suas funções principais no laboratório é controlar o pH em determinadas soluções. Quando em contato com água quente, previamente aquecida a 60ºC, esse soluto foi solubilizado completamente. Além disso, a solução permaneceu transparente sem qualquer tipo de alteração visível. 
	Devido ao fato de que a solubilidade das substâncias geralmente aumenta com a temperatura, é conveniente dissolvê-las a quente e processar rapidamente a filtragem, levando-se em consideração que a evaporação do solvente pode tornar a solução saturada sobre o filtro e acarretar alguma cristalização do soluto e que se a filtragem for lenta, a temperatura pode cair, a ponto de provocar essa cristalização (UMa, 2019).
2.2 ACETATO DE SÓDIO, ÁGUA E CARVÃO ATIVADO
	Algumas vezes o material a ser recristalizado pode conter impurezas coloridas ou resinosas, as quais podem ser separadas levando a mistura à ebulição na presença de pequena quantidade de carvão ativado (adsorvente). O carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade. Nessa prática, ele foi misturado com o acetato de sódio e a água e, logo em seguida, aquecido até entrar em ebulição. A solução adquiriu cor preta, de acordo com o acréscimo de carvão. 
 
Figura 3. Acréscimo do carvão ativado
2.3 FILTRAÇÃO A QUENTE
	Nessa etapa, foram pré-aquecidos um béquer de 100ml e um funil a 50ºC. O processo de filtração foi imediato à retirada do béquer e do funil da estufa (figura 4). Esta operação tem que ser realizada a quente para evitar a precipitação de cristais do sólido que seriam filtrados neste passo. Após serem posicionados, conjuntamente com o papel filtro pregueado, a solução de água, acetato de sódio e carvão ativado passou pelo filtro até o béquer adquirindo transparência (figura 5). 
Figura 4. Filtração com papel e materiais quentes
Figura 5. Material obtido após a primeira filtração
2.4 BANHO DE GELO
	Nessa etapa, a solução filtrada repousou entre cubos de gelo (figura 6). Tal medida foi necessária já que a temperatura mais fria favorece a cristalização.
Figura 6. Banho de gelo
	Após certo tempo, foram formados cristais de acetato (figura 7).
Figura 7. Formação de cristais
2.5 FILTRAÇÃO COM BOMBA À VÁCUO
	Essa etapa, a filtração com a bomba à vácuo (figura 8), foi de fundamental relevância para a conclusão do experimento. A bomba de vácuo retira o ar de dentro do kitassato, diminuindo a pressão em seu interior. Como a tendência dos gases é de migrar de uma região de maior pressão para a de menor pressão, o ar que está do lado de fora é fortemente “sugado” para dentro do kitassato, “empurrando” consigo grande parte da água contida no material filtrado (ALEXANDRE, 2019). 
Figura 8. Filtração com bomba à vácuo
	Após o processo de recristalização e purificação do sal o rendimento foi calculado dividindo o número de gramas obtido pelo número de gramas original. O rendimento obtido foi de aproximadamente .. gramas de acetato de sódio. 
	O rendimento na obtenção da substância pura depende dos coeficientes de solubilidade dos componentes da mistura, da quantidade de cada um e da habilidade do operador.
4 – Conclusão
É indubitável que, apesar do experimento parecer simples pelo menor número de etapas, cuidados foram necessários para que não ocorressem erros durante a realização e, por conseguinte, o acetato fosse recristalizado. Tais cuidados foram relacionados, principalmente, com a necessidade de utilização de vidrarias quentes. Ademais, foram observadas perdas de massa durante o procedimento, no entanto, mesmo com as perdas o processo de recristalização, infere-se que esse seja o método mais eficiente de purificação de substâncias sólidas.
5 – Bibliografia
CADERNO DE FARMÁCIA. Cristalização e recristalização. Disponível em: http://cadernodefarmacia.blogspot.com/2013/05/cristalizacao-ou-recristalizacao.html> Acesso em: 24 de abril de 2019.
RODRIGUES, João. Purificação de uma substância por recristalização. Disponível em:<https://www.fciencias.com/2013/10/10/purificacao-substancia-recristalizacao-laboratorio-online/> Acesso em: 25 de abril de 2019.
UMa. Recristalização. Disponível em:< http://www3.uma.pt/quimica_organica/conteudos/recristalizacao.html> Acesso em: 25 de abril de 2019.
ALEXANDRE, Bruno Magalhães. Recristalização. Disponível em:<https://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/recristalizacao> Acesso em: 25 de abril de 2019.
SENAI-BA
Cursode Engenharia Mecânica
Química Prática

Outros materiais