Buscar

cultura da bicicleta

Prévia do material em texto

Viena aprova o romance e a cultura da bicicleta
Diante das ruas cada vez mais congestionadas, a capital austríaca adota a bicicleta com um sistema de aluguel, zonas exclusivas e moradias especiais
Na Praterstern, onde carros, ônibus e bondes convergem de várias ruas movimentadas em uma via que contorna a estação ferroviária central de Viena, um novo contador digital se ergue diante da roda gigante Riesenrad.
Tem mais ou menos o tamanho de um cartaz de parada de ônibus e, com um sensor no piso, registra as rodas de bicicletas que passam. 
Com um casaco cinza amarrotado sobre o terno e capacete de ciclista cobrindo os cabelos grisalhos, Wolfgang Dvorak explica animadamente que o número 2.072 no mostrador marca o número de bicicletas que passaram por ali até então naquele dia. "Isso é ótimo, ótimo! A medição está dando visibilidade ao ciclismo, fazendo as pessoas perceberem", diz. "É muito importante, especialmente em um grande cruzamento urbano como este. Foi feito apenas há 14 dias, com a marcação desta ciclovia e a sinalização. Isso mostra à população que Viena está pedalando." (...)
Viena vive não apenas seu "Ano do Ciclismo", como também um ambicioso plano de cinco anos para fazer seus cidadãos trocarem os carros pelas "magrelas". Diante de um tráfego crescente, além de níveis de poluição nada invejáveis e o custo crescente dos combustíveis, a cidade decidiu aprender com capitais ciclísticas como Munique, Malmö, Copenhague e Amsterdã, que adotaram a cultura da bicicleta. (...)
Para as pessoas que vivem nas cidades, o espaço para estacionar uma bicicleta com segurança pode ser um grande obstáculo. Por isso, Viena acaba de concluir um projeto piloto chamado Bike City -- um bloco de cem apartamentos para pessoas de renda média, com amplos corredores e elevadores, suportes para bicicletas do lado de fora e depósitos para as mesmas em cada andar. (...)
"Para a comunidade de ciclistas de Viena, é maravilhoso ver que a tendência do ciclismo urbano se amplia, de modo que a bike está se tornando um método de transporte da corrente dominante.” (...)
"Sua bicicleta se adaptaria não apenas a suas necessidades físicas, mas a sua personalidade. É o seu palco, sua passarela. Há lojas de bicicletas brotando em Viena como cogumelos depois da chuva. O preço é essencial, assim como a infraestrutura, mas aos poucos chegaremos lá." (...)
http://www.cartacapital.com.br/cultura/viena-aprova-o-romance-e-a-cultura-da-bicicleta-868.html
França resolve pagar para quem vai de bicicleta ao trabalho.
(09/06/2014)
O que faria você aposentar o carro e ir de bicicleta para o trabalho? Considere, claro, que sua cidade já possui ciclovias e faixas especiais, segurança, sinalização, enfim, uma infraestrutura mínima para se pedalar. Quem sabe um incentivo financeiro? É exatamente isso que o governo francês resolveu fazer. Com a finalidade de estimular o uso da magrela como meio de transporte sustentável e saudável, a França lançou, nesta semana, um projeto experimental que paga R$ 0,77 (cerca de € 0,25) para cada quilômetro rodado.
Durante seis meses, 10 mil funcionários de 20 empresas participantes do teste serão recompensados pelo deslocamento para o trabalho sobre duas rodas. Se a adesão for um sucesso, uma segunda fase mais ampla será lançada.
A investida integra os esforços de estímulo do país à magrela previstos no Plano Nacional da Bicicleta, que inclui, por exemplo, a expansão dos serviços de aluguel de bikes e permissão para pedalar na contramão em algumas vias. Antecipando-se a críticas, o ministério dos Transportes da França afirmou que “favorecer quem vai de bicicleta ao trabalho é normal”, afinal, o transporte público e os carros já contam com subsídios do governo.
Fonte: Revista Bicicleta
http://brasiliaamigadabike.com.br/2014/06/09/franca-resolve-pagar-para-quem-vai-de-bicicleta-ao-trabalho/
GDF disponibilizará 100 bicicletas compartilhadas para locomoção dos brasilienses.
(26/05/2014)
A partir de quinta (29), a capital vai oferecer 100 bicicletas compartilhadas em pontos centrais do Plano Piloto. Para usar o serviço, o interessado deve se cadastrar no site www.mobilicidade.com.br ou por meio do aplicativo para smartphone Bike Brasília e pagar uma taxa anual de 10 reais. Todo o processo de desbloqueio dos equipamentos é feito pelo aplicativo ou com um telefonema a um número ainda não divulgado.
O esquema funciona assim: a bicicleta pode ser pedalada por até uma hora. Dentro desse período, ela deve ser devolvida a qualquer um dos pontos de apoio. Quinze minutos depois da última locação, o ciclista sempre pode retomar o uso por outro prazo máximo de sessenta minutos, sem taxa adicional. Caso esse tempo seja descumprido, serão cobrados 5 reais para cada meia hora subsequente.
Essa iniciativa tomou forma com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Serttel, empresa pernambucana que atua há 25 anos na área de mobilidade urbana. Um dos objetivos da empreitada brasiliense é dinamizar o trânsito nas vias que ligam os principais órgãos públicos da capital federal. Apesar da falta de estações em áreas residenciais, o GDF aconselha à população o uso de ônibus ou metrô para chegar aos pontos. “Queremos integrar os transportes públicos e trazer mais conforto para quem trabalha na área central da cidade”, explica Gustavo Ponce de Leon, secretário de Governo do Distrito Federal. O projeto ficará dois anos em fase de experimentação, embora haja planos para que, nesse período, ele já seja expandido a outras regiões administrativas do DF.
Com a chegada das bicicletas compartilhadas, a capital pode pedalar rumo à diminuição dos transtornos causados pelo trânsito carregado. Resta torcer para que outros setores públicos e a população ajudem a tornar essa nova rotina ciclista mais proveitosa e, principalmente, segura.
Fonte: GDF
http://brasiliaamigadabike.com.br/2014/05/26/gdf-disponibiliza-100-bicicletas-em-dez-pontos-no-centro-da-cidade-para-locomocao-dos-brasilienses/
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?ong_incentiva_mulheres_afegas_a_pedalar&id=4469
Também achei interessante esses 2 artigos científicos:
file:///C:/Users/CAROL/Downloads/DISSERTA%C3%87%C3%83O_FINAL_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA.pdf
SUMÁRIO
2.4. BENEFÍCIOS DA BICICLETA ...............................................................................17
2.4.1. Os benefícios do uso da Bicicleta para as empresas...........................................18
2.5. BICICLETAS ELÉTRICAS .....................................................................................20
3.3.2. Brasil...................................................................................................................53
http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3746/1/CT_GPM_2013_30.pdf
SUMÁRIO
2.2 Plano Geral de Mobilidade por Bicicleta ...........................................................................28
2.2.1 Política Nacional de Mobilidade Urbana ........................................................................29
2.2.3 Características Favoráveis e Desfavoráveis da Bicicleta ................................................33
2.3 Incentivos ao Uso da Bicicleta ...........................................................................................38
2.3.1 Exemplos Internacionais..................................................................................................40
2.3.2 Exemplos Brasileiros.......................................................................................................42

Continue navegando