Buscar

TRABALHO - NORMA ABNT

Prévia do material em texto

Família e trabalho social: intervenções no âmbito do Serviço Social.
O inicio de minha vida profissional se deu na década 1980, no campo da saúde mental, na década em que se constitui um movimento em prol do retorno de pessoas com transtornos mentais ao convívio da família e da comunidade. Em decorrência disso, os profissionais desse campo sobre tudo o assistente social viram-se impedidos de trabalhar com as famílias.
O autor relata de como seria o trabalho do assistente social em relação às famílias de como seria difíceis à reabilitação dessas pessoas em convívio familiar. O assistente social, mostra de como seria o cotidiano dessas famílias (GUEIROS, 2010).
Muitos anos depois passei a atuar no campo sociojurídico no qual também se empenham as necessidades de trabalho na defesa de garantia de direito a convivência e a convivência familiar e comunitária com o objetivo de evitar o abrigamento de crianças e adolescentes ou de favorecer sua reinserção familiar e comunitária. 
Ele relata o desafio de relacionar as crianças e adolescentes novamente na comunidade e ao mesmo tempo lhe garantir o direito ao bom convívio familiar (GUEIROS, 2010)
	A experiência tem mostrado que o grau de conexão, as direções, a quantidade e a qualidade das trocas presentes em uma rede social estão associados aos percursos das famílias e repercutem em suas relações internas e interação com o meio social de modo geral. 
Podemos supor que as redes sociais tem o papel importante a dar um suporte em questão de mostrar o caminho de como garantir esse direito ao trabalho e manter o individuo no seu núcleo social (GUEIROS, 2010).
Cabe ao profissional do serviço social direcionar sua ação para inserir as famílias nas redes sociais e secundaria. 
Por meio desses recursos sociais que devem ter como cadastros e se manter na afetivação de garantia de direitos (GUEIROS, 2010).
Mesmo fazendo parte de um mesmo segmento social e identifica o que a família as que se igualam e no que eles se diferenciam parece ser um dos primeiros desafios que se apresentam para os serviços cujo, a responsabilidade e de implementação, das politicas sociais.
	
Isso seria possível por meio de ações que venham a ser efetivadas para o publico alvo nos diversos campos da atuação e da inclusão social (GUEIROS, 2010).
 Um trabalho que abrange esse processo em conjunto com a família deve estar diretamente associado às necessidades apresentadas por elas, mas via de regra é importante que se realizem, além de sua inclusão em politica de proteção social, e diferentes modalidades de atendimento de caráter individual e outras de caráter coletivo. 
	
Seria abordar as questões que seria relativo as famílias, sobre tudo ter os procedimentos de caráter coletivo envolvendo diversas famílias e garantir o entrosamento das mesmas (GUEIROS, 2010).
		A necessidade de permanente avaliação e monitoramento do trabalho social como forma de torna-los condizente com as demandas da população em foco e eficaz em suas ações e efetivo em seus objetivos.
Seria a reflexão e o planejamento e a execução do trabalho em vista manter o foco e fazer articulações mais amplas em defesa dos direitos e a cidadania nos diversos modos de atuação (GUEIROS, 2010).

Continue navegando