Buscar

Fundamentos e Aplicações em Engenharia Cívil Ana Claudia Viana Soares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Claudia Viana Soares
Curso: IBF-MBA em Orçamento, Planejamento e Controle na construção Cívil
Disciplina: Fundamentos e Aplicações em Engenharia Cívil.
Engenharia Aplicada
Nos Capítulos iniciais é apresentada pelos autores como engenhosidade humana a engenharia, passando do período da pedra lascada até as novas tecnologias e globalização, mostrando um panorama que ao longo da história são definidos os conceitos básicos das origens da qualidade nas atividades do homem.
A comparação entre o engenheiro renascentista e o medieval é mostrado no texto , e nele as diferenças que o estudo e a arte da engenharia em seu processo de formação. Em determinadas regiões as engenharias são demonstradas de formas distintas.
Com as descobertas de Newton, Vinci e Galileu a engenharia renascentista foi marcada pela ruptura da medieval. 
 A engenharia militar deslocou para a engenharia civil com industrialização. 
Dividida em períodos de três décadas pelos autores a história da Engenharia no Brasil, cargos públicos, gerenciais com essas ocupações foi o início da engenharia como força transformadora. 
As especialidades como mecânica, elétrica, química etc., impulsionaram a carreira de engenheiros nas décadas de 1930 3 1960.
Nos capítulos seguintes o processo de decisão dos futuros engenheiros é abordado em ser especialista ou generalista, porém essas duas opções vão mais além, pois há algo que une todas que é arte de resolver problemas que um profissional da engenharia possui em sua identidade de profissional. 
Os autores abordam que a engenharia é multidisciplinar sendo um empreendimento coletivo e a partir de diferentes perspectivas vão levando o entendimento dos problemas.
São apresentados também a origem e os objetivos das normas, sua evolução, discrição e os benefícios da sua utilização em procedimentos pelas diretrizes segundo a ABNT , abordando também através de programas e políticas na construção civil o histórico de sua qualidade.
As ações da qualidade em serviços no canteiro de obras e a cadeia produtiva da construção civil, os autores nesse capítulo e no próximo argumentam a dinâmica em obras de edificações e o planejamento da execução de obras, através de ferramentas de gestão de qualidade como por exemplo: fluxograma; diagrama de pareto; diagrama de causa e efeito; folha de verificação e ciclo PDCA.
E por fim aborda os impactos ambientais e gestão de resíduos.
Já nesse outro livro o autor através do estudo da resistência das estruturas, para um melhor entendimento requer o estudo de alguns conhecimentos básicos como a aplicação de forças e suas resultantes, conceitos fundamentais de trigonometria e momento de uma força de acordo com as leis da física abordas por Isaac Newton. 
De forma bastante simplificada foi revisado os princípios físicos mais importantes a serem aplicados de maneira bastante clara e simples, pois não se esgotam neste livro os assuntos resistência dos materiais e estruturas, pois são conceitos aplicados no nosso dia a dia.

Continue navegando