Buscar

resumo analise dimensional e semelhança

Prévia do material em texto

Nome: Nathana Barilli
Analise dimensional e semelhança
A mecânica dos fluidos é uma ciência que depende da investigação experimental. As teorias de semelhança, analise dimensional e modelagem permitem que modelos realizados em laboratório, possam ser aplicados em escalas reais.
A análise dimensional permite a correlação de dados para a apresentação sucinta do fenômeno estudado, usando o menor número possível de gráficos e de variáveis de análise. É importante para: apresentar e interpretar dados experimentais, resolver problemas difíceis de estudar com solução analítica, estabelecer a importância de um determinado fenômeno e realizar modelagem física. 
Para realizar a analise dimensional é necessário ter conhecimento das dimensões e unidades das grandezas física. As unidades são expressas utilizando quatro grandezas básicas: massa (m), comprimento (L), tempo (T) e temperatura (θ). Essas quatro grandezas representam as dimensões primárias que podem ser usadas para representar qualquer outra grandeza.
Uma grandeza ou grupos físicos tem uma dimensão que é representada por uma relação das grandezas primárias. Se esta relação é unitária, o grupo é denominado adimensional. Exemplo: número de Reynolds, número de Euler.
	Como o número de grupos adimensionais é menor que o número de variáveis físicas, há uma grande redução de esforços experimentais para estabelecer a relação entre algumas variáveis. A relação entre dois números adimensionais é dada por uma função entre eles com uma única curva relacionando-os. Desta forma, os grupos adimensionais produzem melhor aproximação do fenômeno do que as próprias variáveis.
Semelhança é uma indicação de que dois fenômenos têm um mesmo comportamento. Na mecânica dos fluidos o termo semelhança indica a relação entre dois escoamentos de diferentes dimensões, mas com semelhança geométrica entre seus contornos. Semelhança física envolve uma variedade de tipos de semelhança:
Semelhança geométrica: é a semelhança na forma;
Semelhança cinemática: Quando dois fluxos de diferentes escalas geométricas tem o mesmo formato de linhas de corrente (semelhança no movimento);
Semelhança dinâmica: dois sistemas são dinamicamente semelhantes quando os valores absolutos das forças, em pontos equivalentes dos dois sistemas, estão numa razão fixa (semelhança das forças).
Modelo é a representação de um sistema físico que pode ser utilizada para prever o comportamento de um sistema com relação a algum aspecto. O sistema físico para o qual as estimativas são feitas é denominada protótipo. Exemplos de estudos em modelos: escoamentos em túneis, estruturas hidráulicas livres, resistência ao avanço de embarcações, máquinas hidráulicas, etc.
Para realizar o estudo de comparação de semelhança entre o modelo e a realidade, é necessário que os conjuntos sejam fisicamente semelhantes. 
Vantagens de utilizar modelos: economia de tempo e dinheiro, podem ser utilizados fluidos diferentes do fluido de trabalho, os modelos podem ser modificados, os resultados podem ser extrapolados, entre outros.

Continue navegando