Buscar

Apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estado e Política Social
Leia a citação a seguir, com atenção:
 “Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos”
(CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o Longo Caminho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008)Dada a concepção de cidadania composta pelo conjunto de direitos civis, políticos e sociais, assinale, a seguir, a alternativa correta sobre o assunto:
	A	Direitos civis são aqueles fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e a igualdade perante a lei. 
	B	Direitos políticos desdobram-se em direito a ir e vir e de escolher seu trabalho. 
	C	São exemplos de direitos sociais, a inviolabilidade do lar e de correspondência. 
	D	Direitos sociais compreendem o direito a votar e ser votado. 
Questão 2/5 - Estado e Política Social
Leia com atenção o texto a seguir:
“Esta nova configuração do contexto social, econômica e políticas, originada com o processo de globalização da esfera econômica, impôs elementos novos na relação entre Estado e sociedade civil. Neste caso, torna-se impossível considerar que a formulação de políticas públicas é pensada unicamente a partir de uma denominação jurídica, fundamentada em lei, como se o Estado fosse uma instituição neutra, como querem os funcionalistas. (...). Não se pode mais pensar, tampouco, que as políticas públicas são formuladas unicamente a partir dos interesses específicos de uma classe, como se fosse o Estado uma instituição a serviço da classe dominante.”
(BONETI, L.W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006 )
Tendo em vista o texto acima citado, analise cada afirmativa a seguir. Assinale a alternativa que apresenta adequada interpretação sobre as políticas públicas, segundo a lógica do texto de Boneti (2006), conforme citado:
	A	Políticas públicas são formuladas pelo poder público, representado pelos governos e pelas leis, que são elementos neutros a favor do bem público.
	B	Políticas públicas são instrumentos utilizados pelos governos para assegurar o interesse da classe dominante.
	C	Política públicas são produto de contínua tensão entre interesses de diferentes grupos sociais, compreendendo interesses dos governos e da sociedade civil. 
	D	Políticas públicas, em tempo de globalização, são expressões de interesses coletivos, cuja neutralidade promove a superação de interesses individuais ou grupais. 
Questão 3/5 - Economia Política Aplicada
Analise a questão e responda a alternativa correta. No Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848, as classes sociais na sociedade capitalista são caracterrizadas por:
	A	Manter a igualdade de condições entre todos. 
	B	Duas classes dicotômicas e antagônicas. 
	C	Três classes colaborativas que se complementam: A, B e C. 
	D	Quatro classes que não se contrapõem entre si. 
Questão 4/5 - Estado e Política Social
Leia atentamente ao texto:
“Os direitos com os quais as políticas públicas se identificam, e devem concretizar, são os direitos sociais, que se guiam pelo princípio da igualdade, embora tenham no seu horizonte os direitos individuais – que se guiam pelo princípio da liberdade.
A identificação das políticas públicas com os direitos sociais decorre do fato de esses direitos terem como perspectiva a equidade, a justiça social, e permitirem à sociedade exigir atitudes positivas, ativas do Estado para transformar esses valores em realidade.”
(BEHRING, E.R. BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006) Assinale, a seguir, a afirmativa que apresenta exemplos de direitos sociais a serem promovidos por políticas sociais:
	A	Manifestação do pensamento. 
	B	Inviolabilidade do lar. 
	C	Educação e saúde. 
	D	Ir e vir. 
Questão 5/5 - Estado e Política Social
Leia com atenção ao seguinte conceito de políticas sociais:
 “políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.”
(HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos cedes. Ano XXI, n. 55, novembro. 2001)
Höfling (2001), apresenta um conceito que envolve a história das políticas sociais:
Dado o conceito acima, assinale, a seguir, a alternativa que traz uma correta caracterização sobre as políticas sociais e sua origem:
	A	As políticas sociais resultam de constantes conflitos de interesses, contando com a pressão de diferentes atores políticos, dos governos e da sociedade civil. 
	B	As políticas sociais são estratégias dos governos para construir progressivamente uma estrutura política e produtiva de caráter socialista. 
	C	As políticas sociais são ações obrigatórias dos governos, determinadas pelas leis, efetivadas de forma independente dos interesses políticos de grupos ou indivíduos. 
	D	As políticas sociais caracterizam uma resposta às desigualdades do capitalismo, a partir da qual se extinguem as relações de exploração do trabalho pelo capital.

Continue navegando