Buscar

trabalho EMPREENDEDORISMO

Prévia do material em texto

1. ​O método Canvas (originalmente intitulado de Business Model Canvas) é uma forma prática e ágil de visualizar um negócio através da descrição dos principais elementos que devem ser observados para que um negócio tenha descrita a sua essência. Ele é baseado em 9 elementos fundamentais para o funcionamento de um empreendimento. Para levar o negócio para frente será preciso que o empreendedor vá para a rua e tenha um conhecimento significativo dos seus clientes.
Adaptado de: <http://bit.ly/2Whtgrb>. Acesso em: 20 mai. 19.
Partindo do texto apresentado e dos estudos sobre conhecer o cliente, identifique dois motivos da necessidade do empreendedor ir para a rua conhecer os clientes.
Indo para a rua conhecer os seus clientes, o empreendedor entra na fase de execução de seu projeto já pensado durante a fase concepção. O primeiro motivo é conhecer bem o mercado com seus clientes e concorrentes, a fim de verificar se entrará em um mercado já existente ou se será aberto um novo nicho, tendo vantagem competitiva pelo preço ou pela diferenciação. O segundo motivo é validar as estratégias tradicionais para se lançar um produto, estimulando os clientes para que busquem os canais de distribuição da empresa para compra.
2. Durante os primeiros estudos sobre a administração existiram diversos teóricos que desenvolveram pesquisas para apresentar quais eram os fatores que provocavam um aumento na produção. Esses estudos eram desenvolvidos na sua maioria dentro de fábricas. Com a evolução dos estudos foi possível chegar à conclusão que a gestão de pessoas era um fator importante, conclusões que levaram a Teoria X e Teoria Y.
Partindo do texto apresentado e dos estudos sobre liderança e trabalho em equipe, diferencie a Teoria X da Teoria Y.
 Na Teoria X, pressupõe-se que as pessoas não querem assumir as responsabilidades, não desejam desafios, possuem pouco capacidade para resolver problemas. Daí o líder ter que exercer a direção e o controle sobre seus subordinados, ou seja, estabelece o que deve ser feito e fiscaliza. Por outro lado, na Teoria Y, o pressuposto é de que o colaborador quer responsabilidade, deseja enfrentar desafios, quer se realizar e possui criatividade.
3. Dentre um dos principais erros que podem ser cometidos por empreendedores no desenho de um novo produto ou serviço é supor que já conhecem o seu mercado consumidor. Dessa forma, será necessário observar os tipos de mercado que podem ser explorados por novos negócios, como é o caso do Mercado Potencial Total (MPT), Mercado Total Disponível (MTD) e o Mercado-alvo.
Nesse contexto apresentado, demonstre como o mercado total disponível (MTD) deverá ser determinado.
 O mercado total disponível representa uma fracção do volume total do preço médio dos produtos e serviços oferecidos. O MTD é determinado estimando a soma dos recursos financeiros e da população que desejam adquirir produtos e serviços. Isto se faz realizando uma consulta de dados em forma de pesquisa.
​4. Conseguir construir um produto ou serviço relevante para que as pessoas venham a se tornar clientes fiéis de um empreendimento é algo que se torna cada vez mais desafiador frente a profissionalização das marcas. Para oferecer um produto ou serviço diferenciado que consiga conquistar uma fatia importante do mercado, torna-se fundamental que exista uma proposta de valor relevante, de forma que se consiga descrever os analgésicos e criadores de ganhos.
Considerando esse contexto, determine o que são os analgésicos e justifique a sua importância para a construção de uma proposta de valor.
 Analgésicos são aqueles que servem para reduzir ou eliminar a perda de tempo, os custos, as emoções negativas e os riscos, os analgésicos também deverão ser colocados em ordem de prioridade, considerando a intensidade e a frequência que ocorrem as dores dos clientes.
A proposta de valor é que faz o cliente escolher o produto ou serviço de uma empresa em detrimento de outra, é sempre direcionada para um cliente específico e representa o conjunto de produtos e serviços destinados a determinado segmento do cliente, sempre trata do problema que resolvemos do cliente e que satisfaz suas necessidades.
5. Os arquétipos de Carl S. Jung são muito conhecidos para os estudiosos de psicologia, mas como as áreas de estudo têm se integrado cada vez mais, o seu uso pelos empreendedores tem se tornado comum para as estratégias de construção de arquétipos de clientes, assim como a comunicação e posicionamento de uma marca. Dentre os arquétipos de clientes pode-se observar seis tipos: Usuários Finais, Formadores de Opinião, Recomendadores, Compradores Econômicos, Tomadores de Decisão, Sabotadores.
Adaptado de: <http://bit.ly/2JSWs1k>. Acesso em: 20 mai. 19.
Considerando o contexto apresentado e os estudos sobre os arquétipos de clientes, determine o que são os “Recomendadores”.
Os Recomendadores exercem funções de assessoramentos que permitem a aquisição de produtos ou serviços. É um tipo de arquétipo especialista em aconselhar e transmitir as suas impressões para os tomadores de decisão. Além disto, eles podem ter o poder de veto em uma aquisição ou contratação de serviços.

Continue navegando