Buscar

Tecnologia e Fintechs no Mercado Financeiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tecnologia no mercado financeiro 
	
	Por muito tempo no Brasil o mercado financeiro de bancos foi e ainda é composto por 5 bancos, a saber Bradesco, Itau, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander. De certa forma esses ditam as regras, em relação ao crédito amplo aos clientes e em soluções bancarias, criados em um modelo bancário que foi fundado no milênio passado, estes dominam predominantemente o sistema de intermediações financeiras.
	Porem, devido ao avanço de novas tecnologias e conjunta a isso o desenvolvimento tecnológico de seus consumidores, esse antigo modelo bancário está sendo mudado, a forma de atendimento as necessidades de seus clientes hoje, demandam de algo muito mais ágil, pratico, e eficiente com baixo custo, as novas gerações valorizam mais do que nunca economia de tempo e dinheiro, e com o vasto acesso a informação, com apenas em um click migram de um concorrente para outro. 
	Assim como todos os ramos de atividade, aquele que não se adequar ao novo perfil que o mercado exige fica obsoleto a saber como exemplo: a blockbuster, Kodak, entre outras que se recusaram a inovar e foram obrigadas a fechar suas portas.
	De fato não e por falta de recursos e cliente, que os bancos podem usar como justificativa para se apegar ainda a esse modelo antigo. Por mais lucros estes bancos que ainda possam obter sem se adequar aos novos tempos, a tecnologia e inovação sempre acaba vencendo os que se recusam a aceitá-la.
	Diante disso, identificando no mercado essa nova necessidades as Fintechs, oferecem as soluções necessárias para esse novo tipo de consumidor, jovem e arrojado ganhando seu espaço neste publico que vem crescendo exponencialmente. O que devemos ponderar, e como esse novo fato influencia o spread bancario e consequentemente as taxas em modo geral.
	Sabemos que s SPREAD bancário não e somente composto por juros, mas também toda estrutura que proporciona o desenvolvimento da atividade, sendo estas, estrutura física como prédios, também gastos para manter os funcionários, gasto com materiais no geral papeis, canetas, estacionamento, seguro do estabelecimento, entre outras que são necessário custear, e que de uma cerra forma o cliente final acaba tendo que suportar ao contratar os serviços bancários. 
	As Fintechs por ter um conceito inovador, que na sua grande maioria são startups possui um custo operacional extremamente reduzido se comparado a um banco tradicional, isto por que utilizam a tecnologia a seu favor, barateando seu custo operacional, dando mais eficiência nos processos, como carro chefe do seu negocio usam; aplicativos de celulares, sites, atendimento eletrônico por telefonia que ainda existe porem pouco utilizado se comparado com o volume em outros meios de acesso.
	De um modo geral resumidamente as vantagens de uma Fintechs; praticidade, controle sobre suas opera coes, redução da burocracia, e custos baixo. 
	Com toda essa vantagem, e a boa reciprocidade do novo publico grande parte jovem, conseguem proporcionar ate de maneira competitiva, em relacao a reducao do spread, taxas, juros frente aos bancos tradicionais capacidade de concorrência nesse mercado monopolizado per essas 5 instituições financeiras.
	Sendo assim, obrigado pelas Fintechs uma das opções aos grandes bancos e a redução do spread, afetando diretamente o bolso de seus clientes pois caso não seja tao logo sofrerão com o avanço tecnológico e as perdas serão bem maiores.
	Tomemos de exemplo o Nubank, que começou com apenas oferecendo o cartão de crédito sem anuidade e atendimento via aplicativo, e hoje já foi considerado a Banco digital, trabalhando com investimentos, abertura de conta-corrente, empréstimos e afins.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando