Buscar

Apol 1 Organização e Administração na Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Organização e Administração na Educação Física
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre a área de gestão esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A área de gestão esportiva no Brasil ainda é carente de formação específica, pois ainda não há cursos de especialização ou mestrado.
	
	B
	É uma área que pode ser definida de forma concisa como a aplicação dos princípios de gestão a organizações esportivas.
Você acertou!
Comentário: “[...] as conceituações apresentadas por distintos autores convergem na ideia de confluência entre os princípios/fundamentos da área da Administração à realidade dos esportes e das organizações esportivas. Sob este prisma, Rocha e Bastos [...] apresentam uma definição concisa e contemporânea afirmando que a gestão do esporte pode ser entendida, basicamente, como a ‘aplicação dos princípios de gestão a organizações esportivas’” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 115).
	
	C
	No Brasil, há uma compreensão unânime de que se trata de uma área de estudos independente, com literatura e teorias próprias.
	
	D
	É uma nomenclatura em desuso, pois os autores argumentam que ela não é a terminologia mais adequada e atual para se referir ao tema.
	
	E
	É uma área com cursos de graduação e pós-graduação desenvolvidos especificamente para profissionais atuarem nesse campo no Brasil.
Questão 2/5 - Organização e Administração na Educação Física
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A estrutura organizacional compreende um nível único, o qual está relacionado à Confederação Brasileira para cada modalidade esportiva.
	
	B
	Nos âmbitos municipal e estadual, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva refere-se às seleções de equipes e de atletas estipuladas pelo Comitê Olímpico.
	
	C
	Nos âmbitos nacional e internacional, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva é operacionalizada e controlada pelos clubes afiliados às ligas.
	
	D
	A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva tem a participação de clubes, ligas, associações, federações, confederações, Comitê Olímpico e federações internacionais.
Você acertou!
Comentário: “No Brasil, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva compreende vários níveis de implantação, operacionalização e controle; nos níveis municipal e estadual, por meio dos clubes ou entidades esportivas, controladas por ligas, associações, e federações; nos níveis nacional e internacional, por meio de centros de treinamento e seleções nacionais, controlados por confederações, Comitê Olímpico e federações internacionais” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 251).
	
	E
	A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva engloba aspectos referentes ao treinamento, como o tempo (em anos), e à qualidade do treinamento e do técnico/professor.
Questão 3/5 - Organização e Administração na Educação Física
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre o modelo teórico para a análise da estrutura esportiva que leva ao sucesso internacional, analise as seguintes proposições:
I.   O modelo procura sistematizar os critérios de análise das estruturas esportivas dos países para identificar os fatores de sucesso.
                                                                                       PORQUE
II.  Aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas compõem a análise do sistema esportivo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: A asserção I é verdadeira, pois: “No sentido de promover a sistematização de critérios para análise dos sistemas esportivos que resultam em sucesso no esporte de rendimento, De Bosscher et al. [...] procuraram validar um modelo dos fatores que levam ao sucesso do esporte de alto nível empiricamente. A partir dos resultados obtidos, foi proposto um modelo teórico para a análise da estrutura esportiva que leva ao sucesso internacional” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 252). A asserção II também é verdadeira, pois: “Mais recentemente, De Bosscher et al. [...] propuseram outra abordagem para a análise do sistema esportivo, considerando-se três níveis de análise: macro, meso e micro. O macro nível compreende as condições gerais (sociais, econômicas, históricas, culturais, entre outras); o meso nível engloba as políticas da sociedade e do respectivo governo voltadas para o esporte; já o micro nível refere-se aos aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 252). Porém, a asserção II não justifica a primeira porque o modelo aborda o meso nível, e não o micro nível.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Organização e Administração na Educação Física
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre o financiamento para desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I.   Conforme a Lei Agnelo-Piva, de 2% da arrecadação bruta das loterias federais, 85% é encaminhado ao COB.
II.  O repasse prescrito pela Lei Agnelo-Piva é a única fonte de entrada de recursos financeiros no esporte de elite.
III. O COB possui uma interação vertical com as confederações, realizando o repasse de recursos provenientes das loterias.
IV.  Essa principal fonte de renda do COB prevê uso de parte do imposto de renda em projetos esportivos pré-aprovados.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é correta, pois: “O COB possui o objetivo de desenvolver os esportes olímpicos no país, para isso recebe repasse de 85% de 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do país, estipulado pela Lei nº 10.264, sancionada em julho de 2001 (Lei Agnelo-Piva)” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 255). A afirmativa II é falsa, pois, além dos repasses por essa lei, há a lei de incentivo ao esporte e: “Outras formas de recursos são provenientes de empresas estatais” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 255). A afirmativa III é verdadeira, pois “o COB possui interação vertical com as Confederações Brasileiras a ele vinculadas. [...] A interação entre o COB e as confederações esportivas olímpicas ocorre por meio de parte do repasse do valor referente aos 85% da verba proveniente da Lei Agnelo-Piva” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 256). Já a afirmativa IV é falsa, pois descreve a Lei nº 11.438 (Lei de Incentivo Fiscal para o Desporto), que é diferente da Lei Agnelo-Piva (texto-baseAnálise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 255).
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, II e IV
Questão 5/5 - Organização e Administração na Educação Física
Conforme essas informações e os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre a relação entre a organização e o ambiente, analise as seguintes afirmativas:
I.   Trata-se de uma relação de mão única, pois as organizações são as responsáveis por impactar o ambiente.
II.  O ambiente pode influenciar na estrutura, nas pessoas e nos processos que compõem a organização.
III. Os elementos, forças e aspectos do ambiente externo são irrelevantes nas operações da organização.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	II
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é correta, pois: “As relações de permuta entre a organização e o ambiente externo à organização acontecem como uma via de mão-dupla, onde as organizações influenciam e geram impactos no ambiente, ao mesmo tempo em que o ambiente influencia na organização – estrutura, pessoas, processos etc.” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 119). A afirmativa III é falsa, pois: “O ambiente externo, que é o meio no qual a organização está inserida, é entendido de modo consensual entre os estudiosos da área como sendo os elementos, forças ou aspectos do ambiente que, externos à organização, são relevantes às suas operações e capazes de influenciá-la, afetá-la” (texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro, p. 119,120).
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III

Outros materiais