Buscar

Resumo Fisiologia Renal - Reabsorção de Solutos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reabsorção de solutos – Fisiologia Renal
Vamos supor que 100ml foi filtrado, apenas 1ml vai sair na urina.... 99% vai ter que ser absorvido. Então, o que sai na urina é muito pouco.
A maior parte de absorção ocorre no túbulo contorcido proximal. Nele, quando chega o ultrafiltrado ele sai absorvendo tuuudo, não tem direcionamento nenhum; diferente do túbulo contorcido distal, que só absorve sob ordem hormonal. ex: “olha, o sangue tá muito concentrado. Ah, então libera um hormônio e esse hormônio vai agir nesse túbulo contorcido distal promovendo a absorção de água (aldosterona, vasopressina)”
 
O transporte de soluto se dá basicamente por transporte ativo (absorver do interior do túbulo para a célula por transporte ativo). Já o transporte de água acontece por osmose (por diferença de concentração).
A superfície apical da célula que envolve o túbulo é a superfície voltada para ele, e a superfície basolateral é a que está voltada para o capilar (ou o vaso em geral) e a lateral (kkk). Quando absorve, o soluto vai ter que passar por essas duas superfícies para conseguir chegar no sangue.
O soluto pode fazer essa passagem de 2 maneiras:
·Transcelular (por dentro da célula) ou (provavelmente é transporte ativo)
·Paracelular (entre as células) (provavelmente é difusão)
      (Carreadores de membrana permitem que o soluto entre e saia da célula pra chegar no vaso). 
O transporte de sódio é o grande transporte que movimenta os demais solutos. pq? Na membrana basolateral existe a bomba de sódio potássio ATPase, a cada 3 NaCl, 2 K.
Essa bomba está o tempo todo trabalhando (traz potássio, joga sódio). O sódio quer entrar na célula por diferença de concentração: a célula negativa, o sódio positivo. Ele entra por canais de sódio (n é nem transporte ativo). Esses canais estão abertos o tempo todo, e o sódio sempre tende a entrar na célula pq a bomba está trabalhando o tempo todo! Em todo o túbulo, principalmente o contornado proximal, tem a bomba  atpase que faz com que a concentração de sódio interna propicie a entrada do sódio externo.
Ou seja: o sódio sempre entra e acaba carreando outras moléculas com ele, por exemplo: sódio se liga à glicose (em simporte). Na vdd, quando acontece isso (de uma mol. entrar juntamente com outra), chama-se de transporte ativo secundário (o primário é a própria bomba de potássio, que gasta ATP). O que entra junto com o sódio: glicose, ânions, aminoácidos e muitos outros solutos.
Bomba sódio potássio está na membrana basolateral, que impulsiona a entrada do sódio. Mecanismo pro sódio sair: canal específico, proteína carreadora, outra bomba específico com o eletrólito que chegou.
Urina isotônica: tem mesma quantidade de eletrólitos que o plasma e o normal é a urina ser hipotônica: baixíssimas quantidades de eletrólitos (pq eles tem que ser absorvidos o máximo que der).
- > No túbulo contornado proximal. O glomérulo filtra plasma e o ultrafiltrado do plasma vai caminhar para o túbulo contorcido proximal e o primeiro pedaço que ocorre a reabsorção da grande maioria. A reabsorção ocorre cerca de 60% no túbulo contorcido proximal, primeiramente pela morfologia do vaso (porque a reabsorção fica muito fácil, a arteríola aferente forma uma segunda rede de capilar bem ao lado do TCP, consegue chegar rapidamente e o capilar apresentam as fenestras), então a estrutura do túbulo proximal e sua proximidade facilitam a movimentação dos componentes do fluído tubular para o sangue. Outra coisa importante é que a concentração dentro desse vaso. Lembrando que a proteína não é filtrada, ficam então células e proteínas, assim a água vai querer passar da célula para o vaso. Outro ponto positivo é a pressão, que é baixa, e assim também facilita. 
Os capilares peritubulares tem uma pressão hidrostática média de 10mmHG, em contraste com os capilares glomerulares, em que a pressão é média de 55mmHg. A pressão coloidosmótica que favorece o movimento do líquido para dentro dos capilares, é de 30mmH e como resultado o gradiente de pressão nos capilares peritubulares é de 20mmHg, favorecendo a absorção do líquido para dentro dos capilares. O líquido que é reabsorvido passa dos capilares para a circulação venosa e retorna ao coração. 
CAI NA PROVA Então, ocorre grande reabsorção no TCP porque: proximidade dos capilares, pressão hidrostática baixa (pressão de saída) e pressão coloidosmótica alta. 
As células do túbulo contornado proximal têm muitas vilosidades, chamadas de borda em escova, elas permitem uma ampla absorção para aumentar a superfície absortiva. Além disso ela apresenta muita mitocôndria (precisa de atp porque tem uma bomba de sódio e potássio, e ela que acaba dando movimento para os solutos). 
Na superfície basolateral também existem invaginações que facilitam a reabsorção do soluto. 
No túbulo contornado proximal é reabsorvido: água, sódio, bicarbonato, glicose, aminoácidos, fosfato e ânions orgânicos. E o bicarbonato, por ser um tampão de pH (e também é reabsorvido no TCD, onde tem uma grande importância). Basicamente essa absorção é devido à bomba de sódio e potássio na superfície basolateral da célula e essa bomba tira o tempo coloca dois potássios pra dentro e tira três sódios e impulsiona a entrada de sódio no túbulo das células. Da célula pro vaso é por transporte ativo.
No caso da glicose, acaba adentrando na célula por simporte junto com o sódio, é um transporte ativo secundário, ela sai do vaso por diferença de concentração (difusão facilitada porque existe uma proteína que ajuda o movimento). A grande maioria acaba caminhando nesse transporte (sódio impulsiona a entrada de outras substancias).
A absorção de bicarbonato é extremamente importante porque ele é um tampão natural. A absorção desse bicarbonato ocorre assim: No interior da célula tem gás carbônico, que junto com água e anidrase carbônica, forma bicarbonato e hidrogênio. O hidrogênio acaba voltando para dentro do tubo por dois processos (bomba de prótons de H e o outro, ele acaba saindo com o sódio). O H na luz do tubo, o tempo todo a célula da parede está mandando o hidrogênio, liberando-o E no sangue tem bicarbonato, que acaba sendo filtrado no glomérulo, o sangue fica tamponado. A absorção ocorre na célula absorvendo o bicarbonato pro sangue e jogando hidrogênio no tubo. 
Reabsorção de proteínas de baixo peso molecular (insulina, glucagon, paratormônio, enzimas entre outros). Mas acabam sendo grandes para entrar na célula. As pequenas proteínas acabam voltando pro sangue, a célula tubular envolve essas pequenas proteínas formando uma vesícula que entra em contato com os lisossomos, que degradam em aminoácidos e aí sim conseguem chegar no vaso. 
Resumindo: Absorvem 60 do ultra filtrados. A grande absorção do soluto é com o sódio pro meio do transporte ativo secundário. O bicarbonato é absorvido e toda vez que vai para o sangue vai hidrogênio para o túbulo. As proteínas de baixo peso molecular são englobadas, quebradas e viram aminoácidos. 
As células do túbulo contornado proximal também secretam, como fármacos, toxinas, que estão ligados a proteínas e acabam ficando muito grandes, não sendo filtrados pelos capilares. Assim precisam de que de alguma maneira seja eliminado pela urina. Para ser eliminado: O fármaco acaba sendo absorvido pela célula do túbulo e ela libera esse fármaco ligado a proteína no interior do lúmen, e as substancias são: vários resíduos endógenos (sais, biliares oxalato, creatinina, urato, prostaglandinas, epinefrina ), fármacos, antibióticos, medicamentos, antivirais, diuréticos. Acaba que não são filtrados, são absorvidos pela células e elas secretam no ducto. Como absorve do túbulo para a célula? Por transporte ativo secundário, porque exige movimento do substrato contra gradiente de concentração > do sangue para a célula do túbulo. Difusão ativa > da célula para o lúmen.
 
Alça de Henle A célula do ramo fino tem pouca mitocôndria, não precisa de muita energia e tem pouco transporte ativo. Diferente do ramo expresso, onde tem muita mitocôndria e muitosoluto vai ser absorvido. No ramo descendente não tem reabsorção de soluto, apenas água. Diferente do ramo ascendente, que não permite a reabsorção de água, apenas de soluto. Como no ramo que desce saiu a água, embaixo vai estar mais concentrado, e assim que sobre vai perdendo o soluto. Isso faz com que no meio externo está diluindo, e para isso existe um mecanismo de contra corrente. Vasos ao redor da alça de Henle, que tem o fluxo oposto à alça, enquanto um sobe o outro desce. A água é amplamente absorvida na alça. O soluto que saiu é importante para deixar o meio da medula hipertônico e favorecer a saída da água, que volta para o sangue. 
Resumindo: O sistema de contracorrente: O túbulo descendente absorve água, ao redor desse tubo existem vasos passando que absorvem a água. Na alça que sobre, temos somente a absorção de soluto, ele vai ficar na medula renal deixando ela bastante hipertonia e uma parte do soluto também é absorvida. 
- Os ramos descendente e ascendente são paralelos e justapostos, com fluxo do fluido tubular em direções opostas.
- O líquido que entra no ramo delgado (fino) é essencialmente isosmótico do plasma, enquanto o líquido intersticial circundante na medula externa é hipertônico, devido à reabsorção de Na ativo pelo ramo ascendente expresso impermeável à água. 
A osmolaridade do fluído intersticial medular é progressivamente maior nas regiões mais profundas da medula. 
 
O túbulo contorcido distal é impermeável à agua, assim como o ramo ascendente da alça de Henle, não sai água, então temos de absorção sódio, cloro, alguns cátions (cálcio, magnésio em ênfase maior). Essas regiões são regiões com segmentos diluidores, porque não sai água. Se não sai a água ela se concentra. A absorção dos solutos é mediada pela bomba de sódio e potássio, por meio dela o cloro acaba adentrando junto com o sódio. Também tem o transporte de cálcio, que são influenciados por hormônios. O ramo ascendente espesso da A.H e do TCD permite que os rins eliminem o excesso de água sem sal (porque a água não é absorvida, mas os eletrólitos são), impedindo assim a sobrecarga da água e a hipotonicidade plasmática, gerando um interstício medular hipertônico, que é necessário para a concentração de urina e conservação de água. 
Tubo coletor. Tem dois tipos de célula, é uma região de transição;
 Células principais: Grande maioria das células do túbulo coletor intercaladas a um terço das células, e tem muita mitocôndria, reabsorve ativamente NaCl (atpase Na/K). Secreta potássio e reabsorve sódio (trazendo agua junto). Existe um hormônio que aumenta a secreção de potássio e aumenta a absorção de sódio, quando baixa perfusão renal a aldosterona age (e também age na região de transição do ducto coletor). Quando aumenta a osmolaridade de potássio e diminui a perfusão renal libera aldostenora, com o alto da androsterona aumenta a absorção de sódio porque terão mais canais abertos. Secreta potássio.
Células intercaladas: A grande importância dessas células está relacionada com a manutenção de pH da urina. Essas células absorvem bicarbonato e liberando hidrogênio através de uma bomba. Poe o hidrogênio pra o lúmen e joga bicarbonato para o sangue. Elas fazem a secreção de potássio. Regula o Ph, Direciona para onde vai o hidrogênio (sangue ou lúmen)
pH ácido (acidose): Joga bicarbonato e hidrogênio para a luz do tubo. Tira o hidrogênio do sangue e joga pra fora.
pH básico: Traz o hidrogênio pro sangue e o bicarbonato pro lúmen. 
	O hormônio antidiurético inibe a diurese, sem ele elimina normalmente. Hormônio antidiurético liberado age no seu receptor específico e desencadeia uma reação que culmina na liberação de vesícula que estão armazenando cloro, e assim liberam esses cloros de água (aquaclorina). Os receptores são abertos diretamente no túbulo coletor e com isso a água começa a passar diretamente. Inibe a diurese porque absorve água. 
- A permeabilidade do ducto coletor à água é regulada pelo ADH. Ausência de ADH> Urina diluída e água excedente é excretada. Presença de ADH> Urina altamente concentrada é eliminada. ADH regula de forma precisa a permeabilidade do ducto coletor à água, pela regulação local da proteína aquaporina-2 (AQP2) do canal de água nas células do ducto coletor.
Como a vasopressina funciona do ducto coletor? Ela se liga no receptor que culmina em uma reação de receptores de água, chegam na célula liberam para que a água seja absorvida. 
Ducto coletor As regiões mais internas da medula são hipertônicas (recebem muito soluto). Nas regiões mais baixas também reabsorve ativamente NaCL, auxiliando na hipertonicidade medular. A grande importância do ducto é a absorção de ureia. A ureia auxilia a medula a fica hipertônica. Apenas o terminal do DCMI é altamente permeável à ureia através de transportadores específicos de ureia. Ela permanece no fluído tubular até que atinja o terminal DCMI, profundamente na medula. A reabsorção da ureia é intensificada pelo hormônio antidiurético. Uma parte da ureia é reabsorvida favorecendo a reciclagem da ureia, aumentando o mecanismo de concentração da urina.
- A aldosterona age nas células principais do ducto coletor, aumenta a reabsorção de sódio, a excreção de potássio. Ela é um mineralocorticoide e aumenta a transcrição dos receptores de membrana, aumentando o numero de canais. 
Outros hormônios
Paratormônio: Age no rim e está relacionado a excreção de cálcio, no ramo ascendente espesso cortical, no TCD e no segmento conector pelo aumento do canal apical: Abrem-se canais de cálcio.
Angiotensina 2: Aumenta a resistência vascular, diretamente a reabsorção de sódio no TP, no ramo ascendente espesso da A.H, no TCD e no ducto coletor. 
Vitamina D: Convertida no rim, na região do túbulo contorcido distal. Estimulado pelo PTH. 
Calcitonina: Reduz a excreção renal de NaCa2.
Peptídeo Natiurético atrial ANP: Produzido nos átrios cardíacos. A liberação de ANP é estimulada pela distinção atrial em indivíduos saudáveis. O ANP inibe a liberação de aldosterona e renina, aumenta a excreção de Na+ renal. Aumenta a diurese, inibe a absorção. 
Resumão: Na cápsula de B. o ultrafiltrado do plasma vai se ligar com os eletrólitos, e é preciso reabsorver. O TCP não precisa de hormônios, ele vai reabsorver e a maioria dos processos de absorção são mediados com o sódio. O bicarbonato vai ser absorvido, vai pro sangue. As proteínas pequenas são absorvidas através de um processo que forma uma vesícula e quebra para virar aminoácido e ser absorvido. Na alça de Henle, tem a porção descendente e sai água porque a medula está concentrada, hipertônica, e nessa medula tem muito soluto (sódio, potássio, ureia). Quando sobe não passa água, apenas soluto, e continua assim no túbulo contorcido distal, nele não sai água também. Sendo assim, o ramo ascendente da Alça mais o túbulo contornado distal são regiões diluidoras. Na transição entre o túbulo contornado distal e o ducto coletor tenho uma mistura de célula (células do TCD e células do túbulo coletor). O túbulo coletor tem uma alteração de ph, porque existe uma célula chamada intercalada que age frente uma alcalose e uma acidose, jogando bicarbonato pro sangue ou jogando hidrogênio. Além disso, as células principais secretam potássio, e essa secreção é mediada por um hormônio. Além disso, temos a interferência do hormônio antidiurético: Eles formam canais de aquaclorina na superfície apical da célula favorecendo a passagem de água pro vaso, diminuindo a diurese.

Outros materiais