Buscar

CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL atividades semana 7

Prévia do material em texto

CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL atividades semana 7
1) O gerenciamento de projetos realizado com eficiência dentro de uma organização permite que os problemas sejam identificados com mais clareza e solucionados com mais agilidade. Além disso, possibilita à empresa ter uma visão mais ampla sobre o negócio e, assim, estabelecer estratégias mais eficientes.
SOUZA, A. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 2014. Disponível em: <http://blog.sebrae-sc.com.br/fundamentos-do-gerenciamento-de-projetos/> Acesso em: 25 fev. 2019.
Compreendendo a importância do gerenciamento de projetos para uma organização, cite as principais características comuns aos projetos.
R: Sendo assim, cada projeto possui o seu objetivo e propósito específico, sendo eles: - Ter em mãos os objetivos e metas do projeto; - Ter em mãos todo o planejamento existente; - Planejar como os riscos serão gerenciados; - Identificar os riscos; - Analisar os riscos identificados; - Planejar como responder aos riscos analisados e aos riscos não identificados; - Monitorar e controlar os riscos.
2) O gerenciamento de riscos consiste em identificar as possíveis incertezas e tentar controlá-las. Se tudo fosse puramente uma questão de sorte ou azar, o gerenciamento de riscos não teria sentido, e analisar tendências tampouco.
SALLES JÚNIOR, C. A. C. et al. Gerenciamento de riscos em projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
Conhecendo os estudos sobre gerenciamento de risco, apresente as principais medidas para gerir os riscos caso ocorram.
R: Bom, o gerenciamento de risco nada mais é do que o processo de identificação, de análise, de desenvolvimento de respostes e também de monitoramento dos riscos em si sobre cada projeto, dessa forma o objetivo do gerenciamento de riscos é diminuir não só a probabilidade como também o impacto sobre os eventos negativos que tendem a aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos.
Para gerir os riscos de maneira eficaz é necessário seguir alguns passos, como: •	Planejamento correto do gerenciamento de riscos •	Identificar os riscos •	Realizar a análise qualitativa •	Realizar a análise quantitativa •	Planejar as respostas aos riscos •	Implementar respostas aos riscos •	Monitorar os riscos
3) Por trás da importância da gestão do conhecimento, há um fato simples: uma quantidade enorme do conhecimento da organização não pertence à organização, e sim aos indivíduos que a compõem. Muitas vezes, quando alguém deixa a empresa, sua experiência vai embora com essa pessoa. Mesmo que ela tenha permanecido muito tempo nessa empresa, poucos se beneficiam das suas ideias.
LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.
Com base nos estudos sobre a gestão do conhecimento, descreva as diferenças do conhecimento tácito com o conhecimento explícito e cite exemplos de cada um.
R: Conhecimento Tático Enraizado nas ações, experiências, emoções, valores e idéias do individuo. È pessoal de difícil formalização e comunicação. Dificilmente visível e exprimível. Sua natureza intuitiva e subjetiva dificulta o processo de transmissão do conhecimento por meios lógicos e sistematizados. Pode ser compreendido segundo duas dimensões técnica know-how (concreto, técnicas e habilidades) cognitivas -  reflete a imagem que o indivíduo tem da realidade e sua visão do futuro. 
Conhecimento Explícito Ou codificado, é o conhecimento transmissível em linguagem formal sistemática. Pode ser facilmente compreendido por meio de manuais, treinamentos. Natureza objetiva, de fácil transmissão por meios lógicos e sistematizados. Pode ser facilmente processado e expresso em palavras e números
4) Considere a imagem e o texto a seguir:
 Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/plan-do-check-act-pdca-circle-1160933488?src=P5doLK6KWk2QZlAVAf1bCg-1-1>. Acesso em: 25 fev. 2019.
O Ciclo PDCA (P = Plan, Planejar; D = Do, Fazer, Executar; C = Check, Checar, Verificar; A = Act, Agir) é uma metodologia de qualidade que facilita a tomada de decisões, visando garantir o alcance das metas
necessárias à sobrevivência do negócio.
Embora simples, a ferramenta representa um avanço sem limites para o planejamento eficaz.
A metodologia deve ser aplicada continuamente, em todas as fases e ações principais ou críticas, para que a empresa sempre atue em um programa de melhoria contínua tanto do negócio quanto da gestão dos processos.
CICLO PDCA ajuda a melhorar o desempenho dos negócios. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/ciclo-pdca-ajuda-a-melhorar-o-desempenho-dos-negocios,ed8a834b4cc37410VgnVCM2000003c74010aRCRD> Acesso em: 25 fev. 2019.
Analisando a imagem e o fragmento apresentado, temos informações sobre o ciclo PDCA. Sobre essa metodologia e de acordo com os estudos do ciclo PDCA, explique os elementos de cada fase do PDCA.
R: PLAN (de planejar) – Determinar objetivos e metas, determinar os métodos para alcançar os objetivos.  
DO (de fazer) – Executar o trabalho, engajar – se em educação e treinamento.
CHECK (de verificar) -  averiguar os efeitos e a execução. Procede –se , portanto, á análise em direção á melhoria.
ACTION (Agir) – Compreende a realização das correções dos desvios apresentados em relação aos objetivos e a eliminação de problemas de acordo com os parâmetros já definidos ou, se necessário, com novos padrões estabelecidos.
5) Idealizada em 2014 e fundada em 2016, a Plantar Casas, empresa sediada em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, nasceu com uma visão estratégica bem fundamentada em projetos sustentáveis e ecologicamente corretos.
EMPRESA segue tendência mundial e desenvolve casa sustentável com baixocusto. 2016. Disponível em: <https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/casos-de-sucesso/empresa-segue-tendencia-mundial-e-desenvolve-casa-sustentavel-com-baixo-custo/57d923b33553321900188c6e>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Em nossos estudos sobre a sustentabilidade, vimos que, além de pensar no meio ambiente, é necessário pensar em negócios sustentáveis, o caso apresentado do plantar casas é um exemplo que conseguiu unir as duas vertentes. Baseando-se nos estudos sobre a sustentabilidade, explique o que é necessário para uma organização realizar para que seja sustentável nos negócios e como isso pode ser feito.
R: Para que uma organização seja sustentável, é necessário que sejam feitas constantes avaliações em todo o seu processo (o raciocínio proposto pela reengenharia) a fim de identificar todos os gargalos existentes e possíveis. A partir dessa análise, planejamento e ações devem ser feitas para que se busque a sustentabilidade da organização, assim gerando bons lucros. 
E pra ela fazer isso, precisa traçar planos para se manter no controle, tendo boa pessoas atuando na administração usando tudo ao seu favor. Os métodos podcc entre muitos outro e ter um bom controle do dinheiro que entra o q sai empréstimos entre outros.

Continue navegando