Buscar

APOL Ed Fisica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Atente para o seguinte extrato de texto:
“A Educação Física ao longo do tempo se inseriu no currículo escolar, passando de uma disciplina puramente prática, para uma disciplina com a responsabilidade de participar também do processo de formação integral do aluno. Os professores deveriam trabalhar não somente com os aspectos biológicos e com o movimento humano, mas também com os valores morais e com os de ordem emocional e psicológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez., 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 90.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática, assinale a alternativa que exponha como deve ser a construção da proposta de Educação Física no projeto político e pedagógico de uma escola:
Nota: 20.0
	
	A
	disciplinar ou alternativo.
	
	B
	interdisciplinar ou transdisciplinar.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra b), pois, “a construção da proposta de Educação Física na escola, na condição de um projeto político-pedagógico, precisa encaminhar-se para um trabalho interdisciplinar ou, até mesmo transdisciplinar” (livro-base, p. 35). As demais alternativas estão erradas, pois não apresentam as palavras interdisciplinar ou transdisciplinar, que revelam como a proposta de Educação Física na escola deve ser realizada no projeto político pedagógico.
	
	C
	interdisciplinar ou tradicional.
	
	D
	transdisciplinar ou contraditório.
	
	E
	teórico ou disciplinar.
Questão 2/5 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Atente para a seguinte citação:
“Essa abordagem [construtivista] [...] está baseada na concepção de que o conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez. 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 94.
Conforme essa citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência construtivista para o ensino de Educação Física, analise as afirmativas a seguir:
I. Os conteúdos trabalhados nas aulas devem ser o jogo, o esporte, a luta, a dança e a ginástica.
II. A experiência que a criança traz da rua deve ser constantemente relacionada às aulas de Educação Física.
III. Os elementos centrais para a aprendizagem são o jogo e o brinquedo.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é incorreta, pois apresenta característica da tendência crítico-superadora e não da construtivista. E, segundo a tendência construtivista, os conteúdos a serem trabalhados são jogos e brinquedos, o que torna a afirmativa III correta (livro-base, p. 33-34). A afirmativa II também está correta, já que, de acordo com a tendência construtivista, “as aulas devem estabelecer uma relação constante com o conteúdo que a criança traz da rua” (livro-base, p. 33).
Questão 3/5 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para Bracht [...], a proposta crítico-superadora tem como base fundamental a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Dermeval Saviani e colaboradores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez., 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 94.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência crítico-superadora, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O jogo e o brinquedo são elementos centrais no processo educativo.
	
	B
	O conhecimento deve ser inserido numa dimensão social, contextualizada historicamente.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra b), pois a tendência crítico-superadora “preconiza que o conhecimento esteja inserido em uma dimensão social, contextualizada historicamente” (livro-base, p.33). As demais alternativas estão erradas, pois apresentam características de outras tendências e não da crítico-superadora. A alternativa a) apresenta uma característica da tendência construtivista (livro-base, p. 33). A alternativa c) apresenta característica da tendência desenvolvimentista (livro-base, p. 33). A alternativa d) apresenta característica da tendência cultural (livro-base, p. 34). A letra e) apresenta característica da tendência desenvolvimentista (livro-base, p. 33).
	
	C
	A ação do professor é guiada para a educação pelo movimento.
	
	D
	Os aspectos motor, psicológico e social do comportamento devem estar interligados.
	
	E
	O aluno deve vivenciar diferentes experiências corporais, que atendam às suas necessidades motoras.
Questão 4/5 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Considere o seguinte trecho de texto:
“[A Educação Física] deve contribuir de maneira significativa com a formação e desenvolvimento dos alunos, oportunizando momentos pedagógicos de modo que possam interagir por meio da vivência de diversas situações de ensino-aprendizagem. [...] A vivência dessas situações oportuniza o desenvolvimento não só de habilidades, mas de competências importantes para uma melhor convivência em grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 26.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o objeto de estudo da Educação Física, analise as afirmativas a seguir:
I. A especificidade da Educação Física Escolar está associada ao saber fazer o movimento e ao saber sobre o movimento.
II. É suficiente que o aluno saiba executar os movimentos, como correr, pular e driblar.
III. O objeto de estudo da Educação Física Escolar está voltado à educação para e pelo movimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	I e III
Comentário: A alternativa correta é a letra e). A afirmativa I está correta, porque “a especificidade da Educação Física escolar está associada a esses dois pontos [saber fazer e saber sobre o movimento]” (livro-base, p. 37). A II está errada, visto que, “o aluno aprende a movimentar-se (correr, pular, driblar) nos mais diversos graus de complexidade e variações, mas também compreende o movimento que realiza, como seu corpo se comporta na ação, quais são seus efeitos fisiológicos etc.” (livro-base, p. 37). A afirmativa III está correta, tendo em vista que “é possível atribuir à Educação Física escolar, em seu caráter pedagógico, a educação para e pelo movimento” (livro-base, p. 38).
Questão 5/5 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Leia a seguinte passagem de texto:
“[As] abordagens [pedagógicas], ao longo do tempo, vêm subsidiando o trabalho diário dos professores. Elas tratarame ainda tratam de eixos centrais da conduta profissional dos professores. Norteiam seus ideários como educadores e refletem momentos históricos e políticos da sociedade em que estamos inseridos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez., 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 92.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência desenvolvimentista para o ensino de Educação Física, analise as alternativas a seguir:
I. A ação docente volta-se à educação pelo movimento.
II. O aluno é levado a vivenciar diferentes experiências corporais, a fim de atender suas necessidades motoras.
III. O jogo e o brinquedo são elementos centrais no processo de ensino e aprendizagem.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I está correta, pois a tendência desenvolvimentista “acredita que a ação do professor orienta-se, principalmente, para a educação pelo movimento” (livro-base, p.33). A afirmativa II está correta, porque, na tendência desenvolvimentista, a ação do professor leva ao aluno a “possibilidade de experimentar diversificadas formas de experiências corporais, que atendam suas necessidades motoras” (texto-base, p.33). A afirmativa III está errada, tendo em vista que, a afirmativa apresenta uma característica da tendência construtivista e não desenvolvimentista (livro-base, p.33).
	
	E
	II e III

Outros materiais