Buscar

apol metodologia do ensino da educação fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Educação Física deveria ter mais prestígio no currículo escolar, em especial, por se tratar de uma disciplina que tem a possibilidade de ser desenvolvida fora e dentro de sala; também por tratar de temas que estimulam o pensar, refletir, questionar sobre os problemas educacionais, sociais e culturais enfrentados pela sociedade, bem como, interferir com propostas inovadoras para solução de tais problemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: GÓES, F.T.; MENDES, C.L. Currículo e hierarquia: onde está a Educação Física? 32ª Reunião Anual da ANPED, GT 12: Caxambu: ANPED, 2009. p. 10. 
Sabe-se que, no início da inserção da Educação Física na escola, não houve consenso entre os profissionais sobre os tipos de atividades físicas que deveriam ser ministradas nas escolas. Assim sendo, de acordo com os conteúdos do livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, qual era a temática central dessa discussão?  Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A discussão discorre sobre a ginástica e a recreação, posteriormente, o esporte passou a fazer parte dessa polêmica.
	
	B
	A discussão girava em torno do esporte, considerado como a única atividade que deveria ser abordada nas aulas de Educação Física.
	
	C
	A discussão girava em torno da ginástica, no sentido de considerá-la como unanimidade para os professores de Educação Física.
	
	D
	A discussão girava em torno da recreação, uma vez que a Educação Física aborda essa temática somente dentro da escola.
	
	E
	A discussão, primeiramente, discorria sobre o esporte e, posteriormente, passou a considerar a ginástica e a recreação.
 
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As propostas pedagógicas progressistas em Educação Física deparam com desafios de várias ordens: desde questões relativas à sua implementação, ou seja, de como fazer com que sejam incorporadas pela prática pedagógica nas escolas, até questões mais teóricas que dizem respeito, por exemplo, às suas bases epistemológicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRACHT, V. A. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n 48, 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf. Acesso em: 30/06/2016.
Para uma nova perspectiva da Educação Física, foram apresentadas propostas que contribuíram significativamente. São propostas que se fundamentam numa teoria crítica de educação, quais são elas?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Concepção crítica, concepção acrítica e concepção emancipatória.
	
	B
	Concepção de ensino aberto a experiência, grupo de trabalho pedagógico, concepção sistêmica, concepção critico-superadora e concepção critico-emancipatória.
	
	C
	Concepção fechada, concepção restrita e concepção pedagógica.
	
	D
	Concepção mista, concepção sistêmica e concepção fechada.
	
	E
	Concepção sistêmica, concepção restrita e concepção superada.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A atividade física é hoje considerada como um meio educativo privilegiado, porque abrange o ser na sua totalidade. O caráter de unidade da educação, por meio das atividades físicas, é reconhecido universalmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Educação Física escolar. Revista EF, Rio de Janeiro, n. 5, dez.2002.
Conforme pode ser observado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, o Plano Nacional de Educação Física e Desporto (Lei nº 6.251, de 8 de outubro de 1975) evidencia a predominância do esporte como conteúdo escolar, cuja prática esportiva tinha certos objetivos. Com relação a esses objetivos, analise as assertivas que seguem e, na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Um dos objetivos é o da elevação do nível técnico-esportivo das representações nacionais
	
	B
	Um dos objetivos é o de reforçar a ideia que os esportes servem exclusivamente aos momentos de lazer.
	
	C
	Um dos objetivos é implementar a uma metodologia de ensino de Educação Física a partir de uma concepção tradicional e tecnicista.
	
	D
	Um dos os objetivos é fazer com que o professor de Educação Física veja seus alunos como atletas em potencial e cobre deles a execução correta dos movimentos esportivos.
	
	E
	Um dos objetivos é investir em professores de Educação Física que sejam atletas profissionais, de modo que sirva de modelo a ser alcançado por seus alunos.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere a seguinte passagem:
“Ao longo da história da educação física brasileira até os dias de hoje, a pedagogia do esporte, em grande parte, pouco se preocupou em educar considerando, e até mesmo respeitando, a complexidade das pessoas e dos fenômenos sociais".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: SANTANA, W.C. Pedagogia de esporte na infância e complexidade. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005. p. 1.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação sobre o esporte como manifestação e possibilidade  educacional e pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I.   O esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, permite construir pela prática e pela reflexão uma ética de saúde global.
II.  O esporte é atividade de cultura e, ao mesmo tempo, possibilidade de desenvolvimento pessoal e de participação em uma prática social significativa.
III. O esporte é o fenômeno sociocultural.
IV.  O esporte nas escolas deve ser tratado como instrumento de lazer, e não pedagogicamente.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para a seguinte citação: 
“A Educação Física na escola deve ser uma disciplina inserida no contexto pedagógico e formativo da cidadania, com a finalidade de explicar a corporeidade, o sentido da qualidade de vida através de um estilo de vida ativo, que ofereça algumas vivencias temáticas para que os alunos possam experimentar exercícios e práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Educação Física escolar. Revista EF, Rio de Janeiro, n. 5, dez.2002.
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base da disciplina, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. 
De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, um dos métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil foi o esportivo. Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir:
I. O método esportivo propiciou aos alunos a iniciação nos diferentes esportes, com ênfase no desenvolvimento do gosto pelo belo.
II. Com método esportivo, ocorreu a formalidade do conteúdo a ser ministrado nas aulas de Educação Física.
III. Não se pode dizer que esse método esportivo era um método padronizado; mas, o fato de ter no esporte formal o seu principal objetivo, acabou por conferir uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.
IV. Devido ao seu modelo formal de esporte de alto rendimento, o método esportivo passa a ser utilizado em suatotalidade. Com isso, não houve qualquer diferenciação ou reflexão pedagógica mais profunda, passando a ser considerado como sinônimo de Educação Física. 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.

Outros materiais