Buscar

CA3 - Resenha Hessiano 11-06

Prévia do material em texto

No cálculo, a derivada em um ponto de uma função y=f(x) representa a taxa de variação instantânea de Y em relação a X neste ponto. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo, a função aceleração é a derivada da função velocidade. A função que a cada ponto x associa a derivada neste ponto de f(x) é chamada de função derivada de f(x). A derivada parcial se aplica a funções em que há mais de duas variáveis, o procedimento é fazer com que uma delas varie enquanto todas as outras são mantidas invariáveis. Especificamente, derivamos em relação a apenas uma variável por vez, encarando todas as outras como constantes; tal procedimento nos fornece uma derivada para cada uma das variáveis independentes.
Ludwig Otto Hesse nasceu em Konigsber no ano de 1811, filho de Johann Gottlieb e Anna karoline Reiter. Estudou na universidade de Konigsberg, sendo orientado por Carl Gustav Jakob Jacobi e tendo como alguns de seus mestres Friedrich Wilhelm Bessel e Carl Neumann. Doutorou-se em 1840 sob a orientação de Jacobi com a tese "Octo punctis intersectionis trium superficium secundi ordinis”. Dedicou-se especialmente à geometria analítica e à teoria matemática dos determinantes, sendo o criador da matriz hessiana e a forma normal hessiana de superfícies planas.
A equação do hessiano fe uma função "f'" de n variáveis é a matriz quadrada com "n" colunas e linhas, das derivadas parciais de segunda ordem da função, descrevendo a curvatura local de uma função "f".

Continue navegando