Buscar

Avaliação de Aprendizado - 1 HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Avaliando Aprend.: CCJ0256_SM_201808177241 V.1 
	Aluno(a): FABIO LACERDA DE MAGALHAES
	Matrícula: 201808177241
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	17/09/2018 21:18:52 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201810622882)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	 
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810623178)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As guerras napoleônicas e a invasão francesa da Península Ibérica (1807-1808) resultaram na transferência da Corte portuguesa e de setores dirigentes do Estado português para o Brasil, criando uma situação inédita para a principal colônia portuguesa. Entre as mudanças trazidas, assinale a opção que expressa a opção verdadeira:
		
	 
	A abertura dos portos, em 1808, e os tratados comerciais assinados em 1810 resultaram, na prática, no fim do exclusivo colonial português, em benefício dos interesses econômicos ingleses.
	
	A transferência da sede do Império português para o Brasil era um projeto existente desde o século XVII, prevendo a modernização econômica da colônia e a gradativa abolição da escravidão.
	
	A transformação do Rio de Janeiro em sede da monarquia portuguesa trouxe uma série de benefícios para esta cidade, como a criação de indústrias, centros culturais e universidades.
	
	NRA
	
	A vinda da família real democratizou de certa forma as relações políticas existentes no Brasil, abrindo caminho para uma maior participação de camadas populares livres na vida política.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810623643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as penas previstas nas Ordenações Filipinas, identifique aquela aplicada a Tiradentes.
		
	
	Apenas morte natural para sempre
	 
	Morte natural para sempre cumulada com morte atroz
	
	Morte natural por enforcamento.
	
	Morte natural com crueldade.
	
	Morte por enforcamento, perdimento de bens e banimento
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810622626)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	 
	Carta de Doação
	
	Bula papal
	
	Sesmarias
	 
	Carta Foral
	
	Alvarás
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810622993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após a descoberta, o litoral do Brasil começou a ser frequentado (e explorado) por outros estrangeiros como por exemplo os franceses. A Coroa portuguesa precisava, portanto, encontrar uma maneira de não perder suas terras conquistadas. A grande dificuldade dava-se pela grande extensão da costa brasileira. Quanto aos mecanismos encontrados pelos portugueses para defender suas terras na América não é correto afirmar:
		
	
	Os donatários recebiam da Coroa portuguesa as cartas forais que disciplinavam direitos sobre a exploração, como cobrar impostos e exercer a jurisdição;
	
	O sistema de capitanias hereditárias funcionou como uma ¿privatização da colonização¿ transferindo aos donatários direitos de exploração das terras;
	 
	A colonização por meio das capitanias hereditárias obteve um grande sucesso e a coroa portuguesa procurou expandi-las numericamente para o interior;
	
	As sesmarias são documentos jurídicos usados pelos donatários para doar terras a colonizadores.
	
	As Capitanias Hereditárias foram criadas com intuito de colonizar e demarcar a soberania portuguesa na América Portuguesa;

Continue navegando