Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Atente para a seguinte citação:
“A Geografia já foi considerada como uma ciência em crise, o que talvez ela ainda seja no contexto contemporâneo. As contradições e debates no âmbito da Geografia se perpetuam desde a questão da caracterização e finalidade da própria ciência, até aprofundamentos e questionamentos sobre os conceitos que embasam as discussões geográficas”.
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem na íntegra: POLON, L. ESPAÇO GEOGRÁFICO: BREVE DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DO CONCEITO. Revista Geográfica Acadêmica, v. 10, n. 2, p. 82–92, dez. .2016, p.82. <https://revista.ufrr.br/rga/article/view/3834/pdf>. Acesso em 30 de  jul. 2018.
Houve uma grande renovação do modo de pensar o espaço geográfico fora do Brasil a partir da década de 1960. Levando em consideração a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, essa renovação provocou no Brasil, até a metade da década de 1980,...
Nota: 0.0
	
	A
	grandes impactos na dicotomia entre geografia física e humana.
	
	B
	impactos significativos na estrutura curricular de geografia.
	
	C
	um impacto modesto, manteve-se descritivo, fragmentado e focado em abordagens regionais circunscritas.
Comentário: “Contudo, na escola brasileira, essa renovação do modo de pensar o espaço geográfico provocou um impacto modesto, pelo menos, em um primeiro momento. Em descompasso com as novas motivações da pesquisa, o ensino de geografia manteve-se descritivo, fragmentado e focado em abordagens regionais circunscritas, sem instigar reflexões sobre a ordem mundial bipolar, tampouco sobre a Guerra Fria ou a exploração econômica entre países que devastava a natureza e sujava a terra, o ar e as águas do planeta. Essas discussões só foram colocadas em pauta na escola brasileira da segunda metade da década de 1980 em diante”. (livro-base , p. 205).
	
	D
	impactos mínimos nas análises dos impactos ambientais.
	
	E
	um impacto generalizado nas concepções das categorias de analise da geografia.
Questão 2/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Leia a citação:
“Só no século XIX, com o ensino da Geografia Implantado e prestigiado em universidades europeias, é que o pensamento geográfico passou a ter um desenvolvimento autônomo, a formular princípios gerais que dariam a este ramo do conhecimento uma certa independência frente à História e às Ciências Naturais, fornecendo os alicerces para o pensamento geográfico atual, para a verdadeira Nona Geografia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLANGELO, A. C. GEOGRAFIA FÍSICA, PESQUISA E CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Boletim Paulista de Geografia - BPG, São Paulo, n. 68,1989. p.125-148. p.126. <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/940/833>. Acesso em 24  jul. 2018.
Levando em consideração a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, as transformações ocorridas no pensamento geográfico entre as décadas de 1960 e 1980 marcaram a entrada:
Nota: 20.0
	
	A
	da geografia tradicional de viés capitalista.
	
	B
	da geografia de cunho marxista.
Você acertou!
Comentário: “De acordo com Mendonça (2001a), as transformações ocorridas no pensamento geográfico entre as décadas de 1960 e 1980 marcaram a entrada da corrente da geografia radical de cunho marxista, a qual orientou os trabalhos desenvolvidos nesse período; porém, o método dialético-marxista não apresentava eficiência no trato das questões ambientais”. (livro-base, p. 35).
	
	C
	do socioconstrutivismo em prol do meio ambiente.
	
	D
	da corrente qualitativa, ligada à geografia física.
	
	E
	da corrente moderna, com destaque para as linhas de produção.
Questão 3/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Por dois momentos deu-se o encontro entre o marxismo e a geografia na história do pensamento geográfico. O primeiro foi a década dos anos cinquenta, no imediato pós-guerra, com o grupo dos geógrafos franceses da geografia ativa [...] O segundo, o recente dos anos setenta, que junta desde os ativistas do periódico Antipode da ‘geografia radical’ até os geógrafos brasileiros da chamada ‘geografia crítica’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Ruy. MARXISMO E GEOGRAFIA (A Geograficidade e o diálogo das Ontologias). GEOgraphia - Ano. 6 - NQ I I. p. 21-37. 2004.  <http://www.geographia.uff.br/index.php/geographia/article/viewFile/140/135>. p.21. Acesso em 24 jul. 2018.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre a geografia marxista, analise as seguintes proposições:
I. Para os geógrafos marxistas, o conceito de natureza não é natural.
PORQUE
II. O conceito de natureza é delimitado por uma concepção social e política do desenvolvimento da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: “A geografia crítica ou marxista compreende a natureza e a sociedade como indissociáveis. Para essa corrente, não existe nenhuma forma de se definir a natureza sem que o homem esteja presente, afirmando que é o trabalho que ‘mediatiza a relação entre o homem e a natureza’ (Souza, 2002, p. 188). Para os geógrafos marxistas, o conceito de natureza não é natural, pois está delimitado por uma concepção social e política do desenvolvimento da sociedade, sendo necessário receber maior atenção das ciências, a fim de romper as dicotomias que a história deixou: geografia física e geografia humana, sociedade e natureza etc. [...]”.(livro-base base, p. 19).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Atente para a seguinte citação:
“O Licenciado em Geografia é o profissional especialmente preparado para desempenhar as funções docentes no ensino fundamental e no ensino médio, além de também se preparar solidamente em conteúdos de Geografia universitária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNICAMP - Instituto de Geociências. Perfil do geógrafo. <http://portal.ige.unicamp.br/pt-br/gradua%C3%A7%C3%A3o/perfis-profissionais/perfil-do-ge%C3%B3grafo>. Acesso em 24 jul. 2018.
Levando em consideração a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, entre os temas abordados pelos geógrafos na atualidade estão:
Nota: 20.0
	
	A
	o desemprego, e as migrações internacionais.
Você acertou!
Comentário: “Os geógrafos da atualidade têm se debruçado sobre importantes questões relacionadas ao processo de urbanização, ao crescimento da população urbana, ao direito à cidade e à decifração dos processos referentes ao desenvolvimento das relações capitalistas nesses espaços. Outros temas que ganham destaque nos debates da área dizem respeito a políticas públicas, desemprego, crise econômica, migrações internacionais e metropolização, os quais se tornaram terreno fértil para as produções em geografia urbana”. (livro-base, p. 22-23).
	
	B
	os adventos da Segunda Guerra Mundial.
	
	C
	a reforma do Ensino Médio e a Guerra Fria.
	
	D
	a Revolução Russa e o socialismo pleno.
	
	E
	o uso do petróleo e a criação de fontes não renováveis de energia.
Questão 5/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Considere a seguinte citação:
“A Geografia Física é uma parte integradadas ciências da terra pela razão de ser um assunto intrínseco a ela. Os homens não dominam a natureza simplesmente por que eles não podem mudar suas leis. O ‘sistema natural da superfície terrestre’ trabalha estritamente sob estas leis e os processos podem não incluir o homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLANGELO, A. C. GEOGRAFIA FÍSICA, PESQUISA E CIÊNCIA GEOGRÁFICA. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 16, pp. 09 - 16, 2004. <http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp16/Artigo1f.pdf>. Acesso em 24 jul. 2018.
Levando em consideração a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, até a década de 1970 a geografia física brasileira possuía um viés:
Nota: 20.0
	
	A
	descritivo.
Você acertou!
Comentário: “Em razão da necessidade de compreensão do espaço geográfico como interação entre sociedade e ambiente, a geografia física brasileira se desenvolveu por um viés mais descritivo até a década de 1970”. (livro-base, p. 35).
	
	B
	qualitativo.
	
	C
	opinativo.
	
	D
	crítico-científico.
	
	E
	humano.

Mais conteúdos dessa disciplina