Buscar

Regulação alostérica da enzima PFK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 2 (BIOQUÍMICA)
O ATP (modulador alostérico da enzima PFK) em alta concentração atua na inibição (reduz atividade)da enzima PFK. Com isso ele é um modulador negativo da PFK. 
Modulador alostérico - Quando o ATP se liga ao sítio alostérico ele muda a conformação da enzima em outra região de ligação,essa modulação da enzima faz com que ela reduza a sua atividade.
Quando o ATP está em baixa concentração o ADP está em alta. E o ADP também é um modulador alostérico mas ele age de forma contrária ao ATP,ou seja,ela aumenta a atividade da enzima
Conforme o ADP vai aumentando a sua concentração na célula,o AMP também se eleva pois ele é um produto do ADP.
2ADP ⇌ ATP + AMP
A enzima corresponde a quantidade de ATP e ADP no meio,sendo assim,regulada alostericamente.
Frutose-2,6-bisfosfato - É uma ativador alostérico muito potente que age na ativação da PFK. 
Frutose-6-fosfato + ATP → Frutose-2,6-fosfato + ADP (ação da PFK2) Reação irreversível
PFK1 participa da via glicólica
PFK2 não participa da via mas é um regulador alostérico.
A frutose-2,6-bisfosfato é degradada pela e convertida em Futrose-6-fosfato por meio da enzima fosfatase que remove o fosfato.
Enzima bifuncional – As enzimas PFK1 e PFK2 estão presentes na mesma cadeia mas se enovelam em regiões diferentes,o que lhes permitem exercer diferentes atividades enzimáticas (atividade que sintetiza e atividade que degrada). Com isso são chamadas de enzima bifuncional.
Quando o glucagon (hormônio da fome) passa pelo fígado ele se ligar ao seu receptor presente na membrana do hepatócito com isso ele ativa outra enzima chamada adenelilciclase,quando esta é ativada, ela sintetiza cAMP (segundo mensageiro, molécula sinalizadora). Com isso ocorre a elevação da concentração do cAMP que ativa a proteína quinase A da célula chamada PKA.
Proteína quinase A – Fosforila outras enzimas, ou seja, ela pode ativar ou inibir enzimas, e o que vai caracterizar isso será o tipo da enzima presente na reação. Para fosforilar ela gasta ATP,pois todas as quinases gastam ATP quando fosforilam.
Quinase – pendura fosfato
Fosfatase - remove fosfato
A PKA fosforila a enzima bifuncional fazendo com que a PFK2 tenha a sua atividade modulada,fazendo com que ela seja inibida,assim a fosfatase é ativada e com isso não sintetiza frutose-2,6-bisfosfato a qual também não ativa a PFK1,fazendo com que o fígado não consuma glicose. 
Nos músculos (quando realiza exercícios) o PKA também pode ser ativado por meio da adrenalina que se liga ao receptor ativa a adenelilciclase e ativa o cAMP. Com isso a enzima funcional é fosforilada,ativando o PFK2,fazendo com que a fosfatase tenha sua atividade reduzida para ativar para sintetizar frutose-2,6-bisfosfato para que essa ative PFK1 afim de ativar a via glicolítica. 
Quando a concentração da glicose está alta,a enzima bifuncional é fosforilada...
Piruvato quinase- É regulada por ATP,com isso em alta concentração de ATP ele atua alostericamente a piruvato quinase através da sua inibição.
A frutose-1,6-bisfosfato é um modulador alostérico da piruvato quinase,com isso,quando esta encontra-se em alta concentração ela atua na ativação da piruvato.

Continue navegando