Buscar

ESTUDO DE CASO B1 LICENCIATURA_CICLO 2_grade 2019 02 Mayara Valério (1)

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
MAYARA VALÉRIO– 2905513 – LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
ESTUDO DE CASO
UTA – FUNDAMENTOS GERAIS – MÓDULO B - FASE I
Rio Negrinho
2019
Centro Universitário Internacional - UNINTER
MAYARA VALÉRIO - 2905513 – LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
ESTUDO DE CASO
UTA – FUNDAMENTOS GERAIS – MÓDULO B - FASE I
Relatório de Estudo de Caso da UTA Fundamentos Gerais – Módulo B Fase I. Apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: Vanessa de Abreu Silva
Centro Associado: Uninter Rio Negrinho
Rio Negrinho
2019
ESTUDO DE CASO
TEMA GERAL: A criação de rotina profissional docente
SUBTEMA ESPECÍFICO: A prática docente
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 	
NOME COMPLETO: Mayara Valério
RU: 2905513
POLO: Rio Negrinho
EXERCÍCIO PRELIMINAR 
https://www.youtube.com/watch?v=oFrFtyk7Efo
EXERCÍCIO 01 - DEFINIÇÃO DO TEMA
Arte Contemporânea: videoarte
EXERCÍCIO 02 - DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS
Objetivo geral:
Conhecer a arte contemporânea e definir suas principais características.
Objetivos específicos:
História do desenvolvimento da arte contemporânea;
Compreender o que é videoarte;
Estudar os movimentos contemporâneos;
Explorar e pesquisar diversas culturas em torno da instituição escolar;
Aprender a utilizar a liberdade artística e a subjetividade;
Compreender as diferentes linguagens artísticas, como dança, música, teatro, pintura, escultura e literatura;
Analisar como a tecnologia e a mídia dialogam com a arte;
Aprender técnicas de edição de vídeo;
Produzir uma videoarte em grupo.
EXERCÍCIO 03 - DEFINIÇÃO DOS CONTEÚDOS
Está incluso no conteúdo os assuntos sobre pós-modernismo, videoarte, os diferentes estilos artísticos na contemporaneidade, manifestações artísticas, a cultura popular e de massa, arte conceitual, arte digital, edição de audiovisual, além dos artistas Lygia Clark, Bill Viola e Nam June Paik.
EXERCÍCIO 04 - DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA
Aplicação da abordagem triangular: contextualização, apreciação estética e fazer artístico.
Primeira aula: contextualização sobre tema da arte contemporânea.
Segunda aula: feedback da aula anterior e continuação da contextualização acerca da arte contemporânea, como maior foco sobre a videoarte.
Terceira aula: apresentar as principais obras contemporâneas, além de introduzir os conceitos a respeito de artes plásticas, música, dança, teatro, dentre outras linguagens artísticas.
Quarta aula: continuação da aula anterior, ressaltando mais os movimentos culturais e artísticos. E na mesma aula, acrescentar definições sobre a arte conceitual e digital.
Quinta aula: compreensão das técnicas de edição de vídeo. Em seguida, realizar um relatório individual sobre os procedimentos de edição de vídeo.
Sexta aula: debate com alunos em relação os temas aprendidos, principalmente sobre a videoarte.
Sétima aula: desenvolvimento de uma atividade prática em grupo com uma produção de videoarte.
Oitava aula: avaliação com a forma da prova sendo objetiva.
Nona aula: apresentações de videoarte, com os alunos explicando de maneira oral. No final da apresentação, adiantar aos estudantes sobre a recuperação da prova e os próximos assuntos nas aulas de arte.
EXERCÍCIO 05 - DEFINIÇÃO DOS RECURSOS
Os recursos a serem utilizados em sala de aula são o data show, acesso à internet, computadores, quadro negro, giz branco ou colorido, sala ampla, caderno, caneta, borracha, lápis, carteira, folhas sulfites, impressora, câmera fotográfica ou celular e editor de vídeos.
EXERCÍCIO 06 - DEFINIÇÃO DA AVALIAÇÃO
Relatório individual sobre as técnicas de edição de vídeo, debate sobre a arte contemporânea, trabalho em grupo com uma criação de videoarte, prova objetiva e apresentação das videoartes elaboradas pelos alunos.
RESPOSTA DISCURSIVA AO PROBLEMA DO ESTUDO DE CASO
Certamente o professor aplicou no seu plano de aula a metodologia da abordagem triangular, porque é possível notar que o todo da aula está ligado a essa estrutura, que seria a contextualização, apreciação estética e fazer artístico, desdá parte em que o educador pede para os alunos fazerem uma pesquisa sobre a videoarte até o processo de criação de uma videoarte.
 Constata-se também que o docente em artes visuais procurou traçar muito bem o tema da aula e seus objetivos gerais e específicos, pois propôs que seus alunos trabalhassem a arte contemporânea integralmente e a videoarte como uma dessas partes. Ele igualmente planejou os assuntos para se executar na classe, visto que o conteúdo busca a organização do conhecimento, ou seja, é uma ferramenta essencial para poder alcançar os objetivos em si. E um desses exemplos é o assunto a respeito sobre a videoarte, que faz parte dos conteúdos da arte contemporânea. 
Além disso, o lecionador em artes visuais utilizou-se de vários recursos para estimular o processo de aprendizagem dos estudantes, como o uso dos celulares para produzir uma videoarte colaborativa, assim como o uso das carteiras, do quadro negro e do giz. E por fim, a avaliação, que determina o nível do resultado atingido em relação aos objetivos propostos. O professor selecionou situações diversas para analisar os seus alunos, que nesse caso está incluído o resumo da pesquisa, o debate sobre o conteúdo, o trabalho de elaboração da videoarte e por último um formulário de duas questões a respeito do tema. Portanto, o planejamento do referido educador foi efetuado para garantir que o propósito das aulas fosse realizado, promovendo a eficiência no ensino.

Continue navegando