A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 2

egenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A partir da década de 1930, em um momento de grandes transformações, a sociedade brasileira, passa a tornar um país em um processo de industrialização nacional. Uma das mudanças ocorridas foi no senado do sistema educacional, incentivado pela política educacional do Estado Novo, que consequentemente apresentou reflexões para o Serviço Social. Analise as sentenças a seguir:
I- Entre as reflexões estão a estruturação das primeiras universidades e a criação de escolas técnicas, criando-se mão de obra barata em favor da nação, sendo necessária a reflexão por parte dos assistentes sociais sobre a forma de inserção no mercado de trabalho.
II- A mão de obra barata teve grande crescimento no mundo do trabalho, pois acreditava que esta seria a melhor forma para se trabalhar, tendo como garantia os direitos trabalhistas, a geração de empregos e altos salários.
III - Outra mudança ocorrida neste período foi a promulgação das leis trabalhistas, o avanço na criação da Previdência Social. 
IV- No Brasil, o Serviço Social começou a ser vinculado à família imperial e se estendeu até meados de 1940.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Ao analisar historicamente o Serviço Social enquanto profissão, verifica-se que este nasce e institucionaliza-se, através de suas atuações, oferecendo retornos a uma demanda social concreta, sendo que no sistema capitalista apresenta-se definido no método de contradição entre o capital X trabalho. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
I- O Serviço Social como profissão apresenta na Questão Social seu objeto de estudo e intervenção, sendo este estabelecido na complexa dinâmica das relações sociais, a partir das impossibilidades provocadas pelo sistema capitalista. 
II- A atuação da Igreja Católica ficou demarcada com a Constituição de 1988, já não sendo o ensino confessional um comprometimento da escola.
III- A partir da década de 40, o modelo fordista de produção não foi reconhecido como um formato de influência por parte do Estado. 
IV- O Serviço Social é uma profissão com origens num período de crescimento do Estado paternalista e ação estabelecida em atuações imediatas, ganhou uma imagem de força na categoria e crescimento na profissão, que a partir dos movimentos começou a se transformar, com resultados positivos frente a algumas situações.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	A competência ético-política vem para consolidar os valores e princípios regularizados no código de ética do Serviço Social, bem como possibilitar entender a prática profissional em sua dimensão teleológica. Referente ao Projeto Ético-Político, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O assistente social não é um profissional neutro, pois sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista, que apresentam relações contraditórias.
(    ) Na dimensão teleológica, o fazer profissional do assistente social não é definido como atividade ou próprio trabalho, fazendo parte do processo histórico.
(    ) A competência técnico-operativa não poderá derivar em mero tecnicismo, ao se deslocar dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos.  
(    ) O trabalho do profissional de Serviço Social incide sobre a consciência dos outros indivíduos sociais e de si próprio, objetivando mudanças de atos e comportamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	A partir da Constituição de 1988, o Serviço Social passa a ser instituído como profissão, ou seja, introduzindo um novo conceito na seguridade social, baseados no tripé, saúde, assistência e previdência, seguindo três vertentes desta teoria para o Serviço Social. Analise as sentenças a seguir:
I- A primeira vertente diz respeito aos profissionais que consideram a prática como determinantes para as ações e, neste sentido, a teoria fica para o segundo plano.
II- A teoria não está relacionada à prática, pois uma não contemplará a outra frente às diversas demandas apresentadas pela população usuária.
III- A segunda vertente está relacionada aos profissionais que consideram a teoria como determinante da prática, este profissional fica sem apoio teórico quando surgem novas demandas. 
IV- Existe separação entre a teoria e a prática, pois uma não apresenta suporte para a outra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	No Brasil, na década de 30, começou a nascer a industrialização e a urbanização. Em consequência deste crescimento surgem as contradições e a luta de classes entre trabalhador e empresário. Nessa turbulência que se encontrava o Brasil, o Estado e a Igreja passam a institucionalizar o Serviço Social e a se posicionarem com relação à situação apresentada. Portanto, a Igreja tornou-se importante para os profissionais de Serviço Social, surgindo as duas primeiras escolas de Serviço Social. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Escola de Serviço Social de Santa Catarina/1936 e Escola de Serviço Social de São Paulo/1937.
	 b)
	Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio Grande do Sul/1937.
	 c)
	Escola de Serviço Social de Criciúma-SC/1934 e Escola de Serviço Social de Maranhão/1936.
	 d)
	Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro/1937.
	6.
	O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil sugere uma prática que transite do estado das necessidades para a liberdade, ou seja, a competência do indivíduo em mencionar valores, propor alternativas e ser reconhecidos como cidadão. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Assumir o pressuposto da ação investigativa como novas possibilidades de intervenção, determinando condições imprescindíveis para o enfrentamento e superação das questões sociais apresentadas cotidianamente.
II- Não faz parte das ações de intervenção profissional relacionar teoria e prática.
III- Compete um constante investimento no método de apreensão da realidade concreta e das transformações sociais em movimento, para identificar novas perspectivas de intervenção profissional.   
IV- Na atuação profissional do assistente social não é frequente o discurso da dicotomia entre teoria e prática.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A Constituição Federal de 1988 foi um marco na história social no Brasil. O Serviço Social foi reconhecido como profissão e surgiu uma nova concepção para a assistência social. Portanto, foi composto um novo sistema de seguridade social no Brasil. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Informática, assistência e segurança.
	 b)
	Segurança, assistência e previdência.
	 c)
	Saúde, assistência social e previdência social.
	 d)
	Previdência, comunicação e segurança.
	8.
	Desde a última década do século XX, a intervenção profissional dos assistentes sociais vem tornando-se uma ação respeitável, tanto no debate acadêmico como na formação profissional na América Latina. Ao analisar suas múltiplas dimensões,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.