Logo Passei Direto
Buscar

Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)

User badge image
Luciana Vieira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil sugere uma prática que transite do estado das necessidades para a liberdade, ou seja, a competência do indivíduo em mencionar valores, propor alternativas e ser reconhecidos como cidadão. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Assumir o pressuposto da ação investigativa como novas possibilidades de intervenção, determinando condições imprescindíveis para o enfrentamento e superação das questões sociais apresentadas cotidianamente.
II- Não faz parte das ações de intervenção profissional relacionar teoria e prática.
III- Compete um constante investimento no método de apreensão da realidade concreta e das transformações sociais em movimento, para identificar novas perspectivas de intervenção profissional.
IV- Na atuação profissional do assistente social não é frequente o discurso da dicotomia entre teoria e prática.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A partir da Constituição de 1988, o Serviço Social passa a ser instituído como profissão, ou seja, introduzindo um novo conceito na seguridade social, baseados no tripé, saúde, assistência e previdência, seguindo três vertentes desta teoria para o Serviço Social.
Analise as sentenças a seguir: I- A primeira vertente diz respeito aos profissionais que consideram a prática como determinantes para as ações e, neste sentido, a teoria fica para o segundo plano. II- A teoria não está relacionada à prática, pois uma não contemplará a outra frente às diversas demandas apresentadas pela população usuária. III- A segunda vertente está relacionada aos profissionais que consideram a teoria como determinante da prática, este profissional fica sem apoio teórico quando surgem novas demandas. IV- Existe separação entre a teoria e a prática, pois uma não apresenta suporte para a outra. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O Serviço Social tem sua história pautada da caridade e na benevolência. Na década de 40, tivemos avanços, enquanto profissional, que ficaram marcados na história, principalmente quanto ao foco religioso que prevalecia na profissão. Sobre as influências da década de 40 e do período da reconceituação do Serviço Social brasileiro, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O modelo fordista de produção marcou a década de 40, a atuação do Serviço Social seguiu as ideologias do Estado.
II- A necessidade de construção de um projeto novo profissional surgiu na década de 60, sendo marcado pelo movimento de reconceituação.
III- A partir dos anos 50, o Serviço Social inicia uma nova etapa, seguindo os modelos e ideologias aplicadas em países como os Estados Unidos.
IV- O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC) surgiram no Brasil em meados da década de 40, como estratégia para controle do Estado.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Em meados dos anos 90, houve a ruptura do sistema conservador que o assistente social utilizava em sua prática profissional. Baseados na tradição Marxista, percebeu-se a necessidade de um novo Projeto Ético-Político para readequar a profissão, sendo esse um grande desafio ao Serviço Social na atualidade. Sendo assim, sobre as competências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
I- Dimensão Teórico-Metodológico.
II- Dimensão Técnico-Operativo.
III- Dimensão Ético-Político.
( ) É o ?como fazer?, dentro da realidade trazida pelo cidadão enquanto questão social.
( ) São habilidades, conhecimentos e competências, que tornarão o trabalho do assistente social qualificado e necessário para a população.
( ) Trabalhar baseado nos valores e princípios do Código de Ética Profissional do Serviço Social, ou seja, seguir os valores ético-morais que fazem parte da sua prática.
( ) A teoria que orienta a práxis profissional, que vem se ajustando às novas realidades cotidianas da população.

Com as transformações ocorrendo no Brasil, surgiram os primeiros núcleos e escolas de Serviço Social. A partir da década de 80, o Serviço Social começou a se organizar e construir teoricamente a profissão: a teoria com a prática e a sua ação profissional. Qual a teoria que passa a fazer parte da referência analítica da profissão de Serviço Social?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Teoria Social, de Iamamoto.
b) Teoria Social, de Marx.
c) Teoria Construtiva, de Weber.
d) Teoria Política, de Gramsci.

Na trajetória prática do Serviço Social, segue-se basicamente como suporte profissional três vertentes, mesmo que empiricamente, diante de sua caminhada pelo desenvolvimento de um conteúdo que impulsione e estimule a ação em qualquer condição dos ambientes profissionais. Diante do exposto, referente às vertentes, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- As vertentes discutem sobre as probabilidades e limites das teorias, em prover suporte às práticas profissionais, admitindo que a teoria construída fique mais próxima da realidade em que será realizada a intervenção.
II- A primeira vertente considera a prática como determinante para as ações, sendo que a teoria fica em segundo plano.
III- A terceira vertente considera a teoria como determinante da prática, ficando sem apoio teórico quando surgem novas demandas.
IV- A primeira vertente considera a teoria como determinante da prática, ficando sem apoio teórico no surgimento de novas demandas.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

O profissional de serviço social insere-se em processos de trabalho pautados na defesa de direitos, ampliação e consolidação da cidadania, perante o método histórico e das contradições que se configuram no interior das relações sociais, denominadas demandas sociais. Estas promovem uma intervenção crítica, criativa, propositiva, sensível diante dos adventos da Questão Social apresentadas pela população usuária. Entretanto, neste processo de intervenção profissional, a instrumentalidade é entendida como uma característica e/ou competência que o assistente social adquire à medida que consolida objetivos pautados pelas dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas do trabalho profissional. Sobre a instrumentalidade da profissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A instrumentalidade é considerada tanto condição necessária de todo o trabalho do assistente social quanto conjunto essencial, objetivando as suas ações.
( ) A instrumentalidade apresenta-se como uma característica sócio-histórica da profissão, por permitir o atendimento das demandas e o alcance de objetivos profissionais.
( ) A instrumentalidade não é considerada condição necessária do trabalho do assistente social, pois não permite o alcance de suas ações profissionais.
( ) Durante o processo de construção sócio-histórica do Serviço Social, a instrumentalidade não se torna útil para a intervenção da ação profissional.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.

No Brasil, na década de 30, começou a nascer a industrialização e a urbanização. Em consequência deste crescimento surgem as contradições e a luta de classes entre trabalhador e empresário. Nessa turbulência que se encontrava o Brasil, o Estado e a Igreja passam a institucionalizar o Serviço Social e a se posicionarem com relação à situação apresentada. Portanto, a Igreja tornou-se importante para os profissionais de Serviço Social, surgindo as duas primeiras escolas de Serviço Social. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
a) Escola de Serviço Social de Santa Catarina/1936 e Escola de Serviço Social de São Paulo/1937.
b) Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio Grande do Sul/1937.
c) Escola de Serviço Social de Criciúma-SC/1934 e Escola de Serviço Social de Maranhão/1936.
d) Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro/1937.

Desde a última década do século XX, a intervenção profissional dos assistentes sociais vem tornando-se uma ação respeitável, tanto no debate acadêmico como na formação profissional na América Latina. Ao analisar suas múltiplas dimensões, observa-se um debate desafiador, especialmente quando se reflete no campo do processo de consolidação do projeto profissional. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nas dimensões técnico-operativas permanece certa complexidade de interpretação dos instrumentos e técnicas.
II- O projeto profissional é compreendido como uma estrutura dinâmica que se transforma a partir de alterações referentes ao conjunto de necessidades sociais com as quais a profissão atua.
III- As ações profissionais do assistente social não são fundamentadas em suas habilidades, conhecimentos e competência.
IV- O domínio de uma perspectiva teórico-metodológica e uma base técnico-operativa não são suficientes para a primeira intervenção.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Com relação à competência técnico-operativa do Serviço Social, podemos dizer que o profissional deverá conhecer e se apropriar, ou seja, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitirá ao mesmo tempo desenvolver as ações profissionais com a população usuária, bem como as instituições contratantes, garantindo uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As ações profissionais do Serviço Social são baseadas em suas habilidades, conhecimentos e competências técnicas, que propiciam um trabalho qualificado e necessário para a população, utilizando sua competência técnico-operativa para intervir na realidade apresentada.
II- O profissional de Serviço Social não precisa necessariamente do conhecimento técnico para atuação frente às demandas sociais, pois o Estado apresenta suportes para o enfrentamento das questões sociais.
III- Nas competências técnico-operativas do Serviço Social, verifica-se a trajetória histórica da práxis profissional, pois existe uma dimensão expressiva dos campos de atuação de acordo com o mundo do trabalho e as expressões das questões sociais.
IV- O profissional de Serviço Social é um profissional neutro, pois sua prática é baseada das relações de poder e de forças sociais geradas pelo sistema capitalista.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil sugere uma prática que transite do estado das necessidades para a liberdade, ou seja, a competência do indivíduo em mencionar valores, propor alternativas e ser reconhecidos como cidadão. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Assumir o pressuposto da ação investigativa como novas possibilidades de intervenção, determinando condições imprescindíveis para o enfrentamento e superação das questões sociais apresentadas cotidianamente.
II- Não faz parte das ações de intervenção profissional relacionar teoria e prática.
III- Compete um constante investimento no método de apreensão da realidade concreta e das transformações sociais em movimento, para identificar novas perspectivas de intervenção profissional.
IV- Na atuação profissional do assistente social não é frequente o discurso da dicotomia entre teoria e prática.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A partir da Constituição de 1988, o Serviço Social passa a ser instituído como profissão, ou seja, introduzindo um novo conceito na seguridade social, baseados no tripé, saúde, assistência e previdência, seguindo três vertentes desta teoria para o Serviço Social.
Analise as sentenças a seguir: I- A primeira vertente diz respeito aos profissionais que consideram a prática como determinantes para as ações e, neste sentido, a teoria fica para o segundo plano. II- A teoria não está relacionada à prática, pois uma não contemplará a outra frente às diversas demandas apresentadas pela população usuária. III- A segunda vertente está relacionada aos profissionais que consideram a teoria como determinante da prática, este profissional fica sem apoio teórico quando surgem novas demandas. IV- Existe separação entre a teoria e a prática, pois uma não apresenta suporte para a outra. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O Serviço Social tem sua história pautada da caridade e na benevolência. Na década de 40, tivemos avanços, enquanto profissional, que ficaram marcados na história, principalmente quanto ao foco religioso que prevalecia na profissão. Sobre as influências da década de 40 e do período da reconceituação do Serviço Social brasileiro, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O modelo fordista de produção marcou a década de 40, a atuação do Serviço Social seguiu as ideologias do Estado.
II- A necessidade de construção de um projeto novo profissional surgiu na década de 60, sendo marcado pelo movimento de reconceituação.
III- A partir dos anos 50, o Serviço Social inicia uma nova etapa, seguindo os modelos e ideologias aplicadas em países como os Estados Unidos.
IV- O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC) surgiram no Brasil em meados da década de 40, como estratégia para controle do Estado.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Em meados dos anos 90, houve a ruptura do sistema conservador que o assistente social utilizava em sua prática profissional. Baseados na tradição Marxista, percebeu-se a necessidade de um novo Projeto Ético-Político para readequar a profissão, sendo esse um grande desafio ao Serviço Social na atualidade. Sendo assim, sobre as competências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
I- Dimensão Teórico-Metodológico.
II- Dimensão Técnico-Operativo.
III- Dimensão Ético-Político.
( ) É o ?como fazer?, dentro da realidade trazida pelo cidadão enquanto questão social.
( ) São habilidades, conhecimentos e competências, que tornarão o trabalho do assistente social qualificado e necessário para a população.
( ) Trabalhar baseado nos valores e princípios do Código de Ética Profissional do Serviço Social, ou seja, seguir os valores ético-morais que fazem parte da sua prática.
( ) A teoria que orienta a práxis profissional, que vem se ajustando às novas realidades cotidianas da população.

Com as transformações ocorrendo no Brasil, surgiram os primeiros núcleos e escolas de Serviço Social. A partir da década de 80, o Serviço Social começou a se organizar e construir teoricamente a profissão: a teoria com a prática e a sua ação profissional. Qual a teoria que passa a fazer parte da referência analítica da profissão de Serviço Social?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Teoria Social, de Iamamoto.
b) Teoria Social, de Marx.
c) Teoria Construtiva, de Weber.
d) Teoria Política, de Gramsci.

Na trajetória prática do Serviço Social, segue-se basicamente como suporte profissional três vertentes, mesmo que empiricamente, diante de sua caminhada pelo desenvolvimento de um conteúdo que impulsione e estimule a ação em qualquer condição dos ambientes profissionais. Diante do exposto, referente às vertentes, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- As vertentes discutem sobre as probabilidades e limites das teorias, em prover suporte às práticas profissionais, admitindo que a teoria construída fique mais próxima da realidade em que será realizada a intervenção.
II- A primeira vertente considera a prática como determinante para as ações, sendo que a teoria fica em segundo plano.
III- A terceira vertente considera a teoria como determinante da prática, ficando sem apoio teórico quando surgem novas demandas.
IV- A primeira vertente considera a teoria como determinante da prática, ficando sem apoio teórico no surgimento de novas demandas.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

O profissional de serviço social insere-se em processos de trabalho pautados na defesa de direitos, ampliação e consolidação da cidadania, perante o método histórico e das contradições que se configuram no interior das relações sociais, denominadas demandas sociais. Estas promovem uma intervenção crítica, criativa, propositiva, sensível diante dos adventos da Questão Social apresentadas pela população usuária. Entretanto, neste processo de intervenção profissional, a instrumentalidade é entendida como uma característica e/ou competência que o assistente social adquire à medida que consolida objetivos pautados pelas dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas do trabalho profissional. Sobre a instrumentalidade da profissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A instrumentalidade é considerada tanto condição necessária de todo o trabalho do assistente social quanto conjunto essencial, objetivando as suas ações.
( ) A instrumentalidade apresenta-se como uma característica sócio-histórica da profissão, por permitir o atendimento das demandas e o alcance de objetivos profissionais.
( ) A instrumentalidade não é considerada condição necessária do trabalho do assistente social, pois não permite o alcance de suas ações profissionais.
( ) Durante o processo de construção sócio-histórica do Serviço Social, a instrumentalidade não se torna útil para a intervenção da ação profissional.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.

No Brasil, na década de 30, começou a nascer a industrialização e a urbanização. Em consequência deste crescimento surgem as contradições e a luta de classes entre trabalhador e empresário. Nessa turbulência que se encontrava o Brasil, o Estado e a Igreja passam a institucionalizar o Serviço Social e a se posicionarem com relação à situação apresentada. Portanto, a Igreja tornou-se importante para os profissionais de Serviço Social, surgindo as duas primeiras escolas de Serviço Social. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
a) Escola de Serviço Social de Santa Catarina/1936 e Escola de Serviço Social de São Paulo/1937.
b) Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio Grande do Sul/1937.
c) Escola de Serviço Social de Criciúma-SC/1934 e Escola de Serviço Social de Maranhão/1936.
d) Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro/1937.

Desde a última década do século XX, a intervenção profissional dos assistentes sociais vem tornando-se uma ação respeitável, tanto no debate acadêmico como na formação profissional na América Latina. Ao analisar suas múltiplas dimensões, observa-se um debate desafiador, especialmente quando se reflete no campo do processo de consolidação do projeto profissional. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nas dimensões técnico-operativas permanece certa complexidade de interpretação dos instrumentos e técnicas.
II- O projeto profissional é compreendido como uma estrutura dinâmica que se transforma a partir de alterações referentes ao conjunto de necessidades sociais com as quais a profissão atua.
III- As ações profissionais do assistente social não são fundamentadas em suas habilidades, conhecimentos e competência.
IV- O domínio de uma perspectiva teórico-metodológica e uma base técnico-operativa não são suficientes para a primeira intervenção.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Com relação à competência técnico-operativa do Serviço Social, podemos dizer que o profissional deverá conhecer e se apropriar, ou seja, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitirá ao mesmo tempo desenvolver as ações profissionais com a população usuária, bem como as instituições contratantes, garantindo uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As ações profissionais do Serviço Social são baseadas em suas habilidades, conhecimentos e competências técnicas, que propiciam um trabalho qualificado e necessário para a população, utilizando sua competência técnico-operativa para intervir na realidade apresentada.
II- O profissional de Serviço Social não precisa necessariamente do conhecimento técnico para atuação frente às demandas sociais, pois o Estado apresenta suportes para o enfrentamento das questões sociais.
III- Nas competências técnico-operativas do Serviço Social, verifica-se a trajetória histórica da práxis profissional, pois existe uma dimensão expressiva dos campos de atuação de acordo com o mundo do trabalho e as expressões das questões sociais.
IV- O profissional de Serviço Social é um profissional neutro, pois sua prática é baseada das relações de poder e de forças sociais geradas pelo sistema capitalista.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657692) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23470861
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil sugere uma prática que transite do estado das necessidades para a liberdade, ou seja, a competência do indivíduo em mencionar valores, propor alternativas e ser reconhecidos como cidadão. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Assumir o pressuposto da ação investigativa como novas possibilidades de intervenção, determinando condições imprescindíveis para o enfrentamento e superação das questões sociais apresentadas cotidianamente.
II- Não faz parte das ações de intervenção profissional relacionar teoria e prática.
III- Compete um constante investimento no método de apreensão da realidade concreta e das transformações sociais em movimento, para identificar novas perspectivas de intervenção profissional.   
IV- Na atuação profissional do assistente social não é frequente o discurso da dicotomia entre teoria e prática.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	A partir da Constituição de 1988, o Serviço Social passa a ser instituído como profissão, ou seja, introduzindo um novo conceito na seguridade social, baseados no tripé, saúde, assistência e previdência, seguindo três vertentes desta teoria para o Serviço Social. Analise as sentenças a seguir:
I- A primeira vertente diz respeito aos profissionais que consideram a prática como determinantes para as ações e, neste sentido, a teoria fica para o segundo plano.
II- A teoria não está relacionada à prática, pois uma não contemplará a outra frente às diversas demandas apresentadas pela população usuária.
III- A segunda vertente está relacionada aos profissionais que consideram a teoria como determinante da prática, este profissional fica sem apoio teórico quando surgem novas demandas. 
IV- Existe separação entre a teoria e a prática, pois uma não apresenta suporte para a outra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	O Serviço Social tem sua história pautada da caridade e na benevolência. Na década de 40, tivemos avanços, enquanto profissional, que ficaram marcados na história, principalmente quanto ao foco religioso que prevalecia na profissão. Sobre as influências da década de 40 e do período da reconceituação do Serviço Social brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo fordista de produção marcou a década de 40, a atuação do Serviço Social seguiu as ideologias do Estado.
II- A necessidade de construção de um projeto novo profissional surgiu na década de 60, sendo marcado pelo movimento de reconceituação. 
III- A partir dos anos 50, o Serviço Social inicia uma nova etapa, seguindo os modelos e ideologias aplicadas em países como os Estados Unidos.
IV- O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC) surgiram no Brasil em meados da década de 40, como estratégia para controle do Estado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Em meados dos anos 90, houve a ruptura do sistema conservador que o assistente social utilizava em sua prática profissional. Baseados na tradição Marxista, percebeu-se a necessidade de um novo Projeto Ético-Político para readequar a profissão, sendo esse um grande desafio ao Serviço Social na atualidade. Sendo assim, sobre as competências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dimensão Teórico-Metodológico.
II- Dimensão Técnico-Operativo.
III- Dimensão Ético-Político.
(    ) É o ?como fazer?, dentro da realidade trazida pelo cidadão enquanto questão social.
(    ) São habilidades, conhecimentos e competências, que tornarão o trabalho do assistente social qualificado e necessário para a população.
(    ) Trabalhar baseado nos valores e princípios do Código de Ética Profissional do Serviço Social, ou seja, seguir os valores ético-morais que fazem parte da sua prática.
(    ) A teoria que orienta a práxis profissional, que vem se ajustando às novas realidades cotidianas da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - III - I.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	III - II - III - I.
	 d)
	I - I - II - III.
	5.
	Com as transformações ocorrendo no Brasil, surgiram os primeiros núcleos e escolas de Serviço Social. A partir da década de 80, o Serviço Social começou a se organizar e construir teoricamente a profissão: a teoria com a prática e a sua ação profissional. Qual a teoria que passa a fazer parte da referência analítica da profissão de Serviço Social?
	 a)
	Teoria Social, de Iamamoto.
	 b)
	Teoria Social, de Marx.
	 c)
	Teoria Construtiva, de Weber.
	 d)
	Teoria Política, de Gramsci.
	6.
	Na trajetória prática do Serviço Social, segue-se basicamente como suporte profissional três vertentes, mesmo que empiricamente, diante de sua caminhada pelo desenvolvimento de um conteúdo que impulsione e estimule a ação em qualquer condição dos ambientes profissionais. Diante do exposto, referente às vertentes, analise as seguintes sentenças:
I- As vertentes discutem sobre as probabilidades e limites das teorias, em prover suporte às práticas profissionais, admitindo que a teoria construída fique mais próxima da realidade em que será realizada a intervenção. 
II- A primeira vertente considera a prática como determinante para as ações, sendo que a teoria fica em segundo plano.
III- A terceira vertente considera a teoria como determinante da prática, ficando sem apoio teórico quando surgem novas demandas. 
IV- A primeira vertente considera a teoria como determinante da prática, ficando sem apoio teórico no surgimento de novas demandas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	O profissional de serviço social insere-se em processos de trabalho pautados na defesa de direitos, ampliação e consolidação da cidadania, perante o método histórico e das contradições que se configuram no interior das relações sociais, denominadas demandas sociais. Estas promovem uma intervenção crítica, criativa, propositiva, sensível diante dos adventos da Questão Social apresentadas pela população usuária. Entretanto, neste processo de intervenção profissional, a instrumentalidade é entendida como uma característica e/ou competência que o assistente social adquire à medida que consolida objetivos pautados pelas dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas do trabalho profissional. Sobre a instrumentalidade da profissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A instrumentalidade é considerada tanto condição necessária de todo o trabalho do assistente social quanto conjunto essencial, objetivando as suas ações.
(    ) A instrumentalidade apresenta-se como uma característica sócio-histórica da profissão, por permitir o atendimento das demandas e o alcance de objetivos profissionais. 
(    ) A instrumentalidade não é considerada condição necessária do trabalho do assistente social, pois não permite o alcance de suas ações profissionais.
(    ) Durante o processo de construção sócio-histórica do Serviço Social, a instrumentalidade não se torna útil para a intervenção da ação profissional.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	No Brasil, na década de 30, começou a nascer a industrialização e a urbanização. Em consequência deste crescimento surgem as contradições e a luta de classes entre trabalhador e empresário. Nessa turbulência que se encontrava o Brasil, o Estado e a Igreja passam a institucionalizar o Serviço Social e a se posicionarem com relação à situação apresentada. Portanto, a Igreja tornou-se importante para os profissionais de Serviço Social, surgindo as duas primeiras escolas de Serviço Social. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro/1937.
	 b)
	Escola de Serviço Social de Santa Catarina/1936 e Escola de Serviço Social de São Paulo/1937.
	 c)
	Escola de Serviço Social de Criciúma-SC/1934 e Escola de Serviço Social de Maranhão/1936.
	 d)
	Escola de Serviço Social de São Paulo/1936 e Escola de Serviço Social do Rio Grande do Sul/1937.
	9.
	Desde a última década do século XX, a intervenção profissional dos assistentes sociais vem tornando-se uma ação respeitável, tanto no debate acadêmico como na formação profissional na América Latina. Ao analisar suas múltiplas dimensões, observa-se um debate desafiador, especialmente quando se reflete no campo do processo de consolidação do projeto profissional. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Nas dimensões técnico-operativas permanece certa complexidade de interpretação dos instrumentos e técnicas.
II- O projeto profissional é compreendido como uma estrutura dinâmica que se transforma a partir de alterações referentes ao conjunto de necessidades sociais com as quais a profissão atua.
III- As ações profissionais do assistente social não são fundamentadas em suas habilidades, conhecimentos e competência.
IV- O domínio de uma perspectiva teórico-metodológica e uma base técnico-operativa não são suficientes para a primeira intervenção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Com relação à competência técnico-operativa do Serviço Social, podemos dizer que o profissional deverá conhecer e se apropriar, ou seja, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitirá ao mesmo tempo desenvolver as ações profissionais com a população usuária, bem como as instituições contratantes, garantindo uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Analise as sentenças a seguir:
I- As ações profissionais do Serviço Social são baseadas em suas habilidades, conhecimentos e competências técnicas, que propiciam um trabalho qualificado e necessário para a população, utilizando sua competência técnico-operativa para intervir na realidade apresentada.
II- O profissional de Serviço Social não precisa necessariamente do conhecimento técnico para atuação frente às demandas sociais, pois o Estado apresenta suportes para o enfrentamento das questões sociais.
III- Nas competências técnico-operativas do Serviço Social, verifica-se a trajetória histórica da práxis profissional, pois existe uma dimensão expressiva dos campos de atuação de acordo com o mundo do trabalho e as expressões das questões sociais. 
IV- O profissional de Serviço Social é um profissional neutro, pois sua prática é baseada das relações de poder e de forças sociais geradas pelo sistema capitalista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina