Buscar

APOL 5 PROCESSO DECISÓRIO 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/7 - Processo Decisório
O líder desempenha papéis gerenciais importantes e para tanto cada vez mas necessita de habilidades específicas que o auxiliarão a obter sucesso nas suas ações. Maximiano (2009) classificou as habilidades de um líder como: técnicas, humanas e conceituais.
Sobre isto, é correto afirmar que:
	
	B
	As habilidades humanas abarcam a capacidade de se relacionar e de agir de maneira empática com as outras pessoas;
Você acertou!
Está incorreta a alternativa “a”, já que habilidades técnicas é que são relacionadas às atividades que consistem nos métodos comuns do cotidiano. Da mesma forma está incorreta a alternativa “c”, posto que as habilidades conceituais é que remetem à capacidade do líder em saber lidar com a complexidade organizacional.  Sendo as habilidades humanas aquelas que envolvem a capacidade de se relacionar e de agir de maneira empática com as outras pessoas, a resposta certa é a letra “b”. A alta direção necessita aplicar melhor suas habilidades conceituais para definir estratégias de longo prazo, sendo incorreta a letra “d”, assim como a alternativa “e”, pois a liderança tática necessita de uma carga equilibrada das três habilidades, pois precisa estabelecer o elo entre as diretrizes das organizações e o nível operacional. 
Aula 6, Tema 4.
Questão 4/7 - Processo Decisório
Na visão de Albertin (2001), as constantes mudanças e as evoluções na economia e nos mercados provocam atribulações enormes. E a Tecnologia da Informação - TI passa a ser decisiva para as empresas, tornando-as mais ágeis, dinâmicas e flexíveis frente a concorrência e ao mercado. Desta forma, o uso da TI no planejamento estratégico empresarial passa a ser essencial.
Identifique abaixo a afirmação que NÃO corresponde com a realidade em termos das contribuições da TI ao planejamento estratégico empresarial:
	
	E
	A TI contribui para a reengenharia dos Processos Internos em geral, com exceção das estruturas organizacionais;
Você acertou!
A afirmação de que a TI pode evitar a entrada de Novos Entrantes é verdadeira, pois de fato os investimentos necessários neste quesito normalmente são de grande monta. Igualmente é fato de que a TI permita a criação de novas formas de parcerias junto aos Fornecedores. Mais adiante, é inegável que o acesso por parte dos Clientes aos produtos e serviços pode ser muito facilitado pela TI, assim como a criação de novos Produtos Substitutos. Finalizando, a TI permite a realização de reengenharia interna tanto nos processos quanto nas estruturas organizacionais, o que nos faz concluir que a alternativa que NÃO corresponde com a realidade em termos das contribuições da TI ao planejamento estratégico empresarial é a letra “e”, já que todas as demais afirmações estão corretas em sua totalidade.
Aula 6, Tema 1.
Questão 5/7 - Processo Decisório
A inteligência artificial surgiu como uma ferramenta estratégica para dar maior competitividade as empresas. Seu princípio é buscar informes sobre as tendências e os movimentos do mercado. Segundo Starec, Gomes e Bezerra (2005), resume-se em cinco etapas o processo para o desenvolvimento de um plano de Inteligência Artificial.
Em relação as etapas do plano de Inteligência Artificial é correto afirmar que:
	
	E
	A 5ª fase é a de Tomada de Decisão, onde acontece a avaliação do processo de inteligência, após se verificar se o plano criado foi eficiente;
A 1ª etapa do plano de Inteligência Artificial é a de Planejamento e não a de Coleta de Dados. Todo e qualquer processo inicia-se sempre pelo planejamento. Somente depois de serem definidos os objetivos, metas e as informações necessárias é que se vai atrás da Coleta dos Dados, que precisam antes ser “lapidados” para depois serem analisados. Portanto, a 3ª etapa é a de Análise sobre todos os dados coletados, para daí transformá-los em “inteligência”. Já a 4ª etapa é a da Disseminação das informações, com os dados então sendo transformados em conhecimento e entregues aos decisores. Por fim, a 5ª e última etapa do plano que é a de Tomada de Decisão, onde acontece a avaliação de todo o processo de inteligência, para se verificar se o plano criado foi eficiente. Portanto, alternativa correta: letra “e”.
Aula 6, Tema 2.
Questão 6 - Processo Decisório (questão opcional)
A aprendizagem organizacional é o processo contínuo de detectar e corrigir erros. Errar significa aprender a tolerar o fracasso e a corrigir o rumo, até alcançar os objetivos. Conforme SENGE (1999), assim cria-se a “organização que aprende” e que gera conhecimento.
Sobre a aprendizagem organizacional é correto afirmar que:
	
	D
	O que sustenta as “organizações que aprendem” são o pensamento sistêmico, a visão compartilhada, a aprendizagem em grupo e o diálogo;
A alternativa “a” é incorreta, pois não podem ser realizadas mudanças organizacionais significativas sem profundas mudanças nas formas de pensar e interagir das pessoas. Por outro lado, o pensamento de que cada pessoa seja totalmente responsável pelas escolhas relativas ao conteúdo do seu aprendizado não tem nada de ultrapassado; pelo contrário, é pensamento moderno, o que nos faz concluir que a letra “b” também é incorreta. O mesmo raciocínio vale para a alternativa “c”, uma vez que as pequenas e médias empresas não possuem clara noção de como tratar o conhecimento que é gerado internamente. A base de idéias que sustenta as “organizações que aprendem” estabelece o pensamento sistêmico, a visão compartilhada, a aprendizagem em grupo e o diálogo como elementos inevitáveis do seu desenvolvimento, sendo então a letra “d” a alternativa correta da questão, o que elimina a possibilidade de escolha da alternativa “e”. 
Aula 6, Tema 3
Questão 7- Processo Decisório (questão opcional)
A globalização vem trazendo enormes mudanças nas organizações. Essas mudanças exigem perfis e estratégias semelhantes entre as empresas, que de tanto serem adotadas formam um perfil de tendências corporativas.
Para o atendimento as necessidades e expectativas dos clientes, surgem as tendências estratégicas.
Sobre as principais tendências do momento, identifique qual a única alternativa incorreta:
	C
	A conectividade permite a empresa concentrar-se em seu "core business" e também tratar o fornecedor como um real “parceiro”;
a alternativa “a” está correta, pois não há dúvidas de que o uso de aplicativos, do telemarketing e do delivery são hoje fundamentais para se obter rapidez na venda e na entrega dos produtos, assim como a letra “b”, posto que o acesso à internet está cada vez mais fácil e acessível a todos. Já a letra “c” é a afirmativa incorreta, pois na verdade é a terceirização e não a conectividade que permite a empresa concentrar-se em seu "core business" e também tratar o fornecedor como um real “parceiro”. Desta forma, as alternativas “d” e “e” são afirmativas corretas, tanto no tocante as filiais Keiretsu, assim como sobre a Coopetição.  
Aula 6, Tema 5.

Outros materiais