Buscar

o que é ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é ciência
Uma afirmação universal é aquela que se aplica a todos os eventos de um tipo específico.
Uma afirmação singular se aplica a uma ocorrência específica, em um lugar e tempo específicos.
1. LEIS E TEORIAS.
2. CONDIÇÕES INICIAIS.
3. PREVISÕES E EXPLICAÇÕES.
ESTE É O MÉTODO CIENTÍFICO DA CIÊNCIA MODERNA (hipotético-dedutivo).
Em 1929, aparece o “MANIFESTO”, denominado “A concepção científica do mundo”, cujas linhas programáticas eram:
● formular uma ciência unificada, compreendendo todos os conhecimentos provenientes da física, das ciências naturais, etc;
● o meio para se chegar a essa ciência deveria consistir no uso da lógica matemática;
● contribuir para o esclarecimento dos conceitos e das teorias da ciência empírica e para o esclarecimento da matemática.
Crítica ao método científico: Quer dizer que uma teoria pertence à ciência empírica apenas se puder ser desmentida ou falsificada (tornada falsa) pelos fatos. Um só fato contrário derruba a teoria. O “erro” leva a comunidade científica a buscar uma teoria com maior poder explicativo e previsível.
Método cientifico é um conjunto de regras de como se deve proceder para produzir o pensamento científico. O positivismo lógico estuda o método cientifico de forma a unificar a ciência, de forma que ela fosse entendida de forma geral e não com uma visão religiosa e etc.
Thomas Kuhn se voltou contra a concepção de ciência herdada, pois, dizia que se houvesse uma neutralidade da linguagem observacional, independentemente do tipo de experiência feita, os termos e enunciados científicos não iriam mudar.
A ideia da neutralidade significa que a ciência não é influenciada pelo contexto social,
político e econômico. Existe uma muralha separando a comunidade científica que protege a produção de conhecimento científico das interferências dos interesses econômicos e políticos.
Também não pode haver uma influência dos valores da sociedade em que vive o cientista. A imagem clássica do cientista é de um sujeito genial que fica em uma torre de marfim isolado da sociedade. Os dados do objeto da pesquisa precisam ser analisados objetivamente sem serem contaminados pelo olhar do que a sociedade considerar bom ou mau. Uma vez que a ciência não sofreu nenhum tipo de influência externa ao ambiente científico, ela é considerada neutra porque se criou uma barreira virtual entre a ciência e a sociedade. Nessa concepção, a produção de conhecimento científico tem um desenvolvimento livre e espontâneo em busca da verdade.
Pensar a tecnologia apenas como artefato e aplicação da ciência (reducionismo); entendê-la como determinante da vida em sociedade (determinismo).

Outros materiais