Buscar

ÍNDICE DE SOBREPESO E OBESIDADE, CONSUMO ALIMENTAR E A PRATICA DE ATIVIDADES DIÁRIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE CAPANEMA - PR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIPAR – UNIVERSIDADE PARANAENSE
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ALEX BRUNO KUNRATH
ÍNDICE DE SOBREPESO E OBESIDADE, CONSUMO ALIMENTAR E A PRATICA DE ATIVIDADES DIÁRIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE CAPANEMA - PR
FRANCISCO BELTRÃO
2017
ALEX BRUNO KUNRATH
ÍNDICE DE SOBREPESO E OBESIDADE, CONSUMO ALIMENTAR E A PRATICA DE ATIVIDADES DIÁRIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE CAPANEMA - PR
Trabalho Projeto de Pesquisa, realizado na disciplina de Metodologia da Pesquisa, 3º bimestre educação Física Licenciatura, sob orientação da Prof. Durcelina Schiavoni Bortoloti 
FRANCISCO BELTRÃO
2017
1 INTRODUÇÃO
A educação física através dos anos está com o foco principal no desenvolvimento motor, entretanto, porem hoje em deve-se trabalhar também saúde em uma visão mais ampla tendo como ponto de partida os hábitos de vida das crianças e sua alimentação.
Como a obesidade infantil vem aumentando nos últimos anos, já sendo caracterizado com uma epidemia, levando em fato que as crianças e adolescentes estão cada vez mais sedentários, portando a pratica de atividades ao ar livre está sendo substituída pela TV e vídeos games, e os alimentos industrializados estão cada vez mais presente no dia a dia desses indivíduos. Esses fatos podem levar as crianças e adolescente a estarem obesos e desenvolverem complicações em sua saúde.
Com a análise dos alunos do Índice de massa corporal (IMC), analise dos hábitos da alimentação e atividades diárias, podemos detectar se há alguma relação entre eles e assim poder tomar providencias.
2 TEMA
Índice de sobrepeso e obesidade, consumo alimentar e a pratica de atividades diárias dos alunos do Ensino Fundamental I na cidade de Capanema - PR 
3 PROBLEMA 
Os maus hábitos alimentares e o pouco gasto de energia em atividades diárias estão contribuindo para o aumento de crianças e adolescentes obesos?
4 HIPÓTESE 
Com a inadequação alimentar como comida industrializada, “fast-food” e o baixo gasto calórica em atividades físicas pois as crianças e adolescentes então gastando muito tempo em frente à TV e computadores e pouco tempo brincando ou praticando atividades físicas, explica o auto número de alunos classificados com sobrepeso e obesidade.
5 JUSTIFICATIVA 
Com o aumento do índice de obesidade, sendo considerada uma verdadeira epidemia mundial, atingindo todas as faixas etárias, especialmente as crianças e adolescentes. Tendo em vista os perigos da obesidade para a saúde do indivíduo, esse estudo procura analisar os alunos do ensino fundamental I quanto a sua massa corporal.
Assim podendo alertar os pais e escolas sobre como estão os alunos e se preciso procurar orientar os alunos para uma alimentação saudável e a importância da realização de uma atividade física para uma vida saudável.
6 OBJETIVOS 
6.1 Objetivo geral 
Verificação do índice de massa corporal dos alunos do ensino fundamental I de Capanema -PR
6.2 Objetivos específicos 
Verificar hábitos alimentares e as atividades diárias dos alunos e classificá-los de acordo com o IMC.
7 REFERENCIAL TEÓRICO
7.1 Obesidade 
A obesidade é caracteriza pelo excesso de gordura no corpo em relação ao seu peso total, esse excesso de gordura sendo prejudicial a saúde, nas últimas décadas vem aumento muito o número de pessoas obesas, em todo o mundo, principalmente em países desenvolvidos
Segundo o Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF) dados de 1974 1975, demonstram que a prevalência de obesidade em homens foi de 2,8% e em mulheres de 7,8%, ao passo que a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008 a 2009 registrou que eram obesos 12,4% do sexo masculino e 16,9% do sexo feminino16. Registros atuais dos índices de sobrepeso e obesidade na população brasileira são de 48,5% para homens e 15,8% para mulheres. DE LACERDA, 2014.
Nas últimas décadas, houve uma grande diminuição de crianças desnutridas, porem houve um grande aumento nas crianças obesas, em escolas do ensino fundamental 
A obesidade pode ter vario fatores relacionados como genético, fisiológico metabólico, ambiental entre outros, mas o principal fator para a aumento do número de indevidos com obesidade está relacionado ao estilo de vida e aos hábitos alimentares.
 7.2 Alimentação na infância 
Com a industrialização ou grande aumento de alimentos ricos em gordura, açúcar em geral são alimentos muito acessíveis e amis saboroso que alimentos naturais, e a diminuição das atividades físicas e de lazer principalmente por conta da tecnologia são os principais fatores relacionado a obesidade.
“Em 2008, aproximadamente 33% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos de idade apresentavam excesso de peso e 14% já estavam obesas.” (DOS PASSOS,2015 p. 42-49) 
Uns dos principais fatores para as esta das crianças estarem obesas, vem dos estímulos esternos, onde a crianças come para se satisfazer suas necessidades, ano apenas fomes, mas também felicidades, tristeza, nervosismo, elas bem na comida uma maneira da aliviar esses sentimentos.
Acredita-se que crianças com excesso de peso sejam mais responsivas a estímulos externos presentes no ambiente (por exemplo, sabor e cor dos alimentos), demonstrem maior prazer ao comer e apresentem menor capacidade de resposta à saciedade se comparadas com as crianças com peso saudável, o que faz com que elas comam em maior quantidade e na ausência de fome e demonstrem, assim, um maior interesse pela comida. (DOS PASSOS,2015 p. 42-49).
Já as crianças abaixo do peso não se sentem tão atraídas pelos alimentos, fazem refeições pequenas e selecionam melhor seus alimentos.
Os hábitos alimentares começam desde a infância, portanto se o indivíduo se alimentava de maneira incorreta na infância quando adulto será mais difícil de deixar de ter esses hábitos, tendo assim a tendência de desenvolver a obesidade. (DOS PASSOS, 2015.)
7.3 Atividades diárias na infância
Com o avanço da tecnologia as atividades do dia a dia passaram a ter menos gastos calóricos, pois com aparelhos estão cada vez mais modere e substitui as ações humanas, atualmente os indivíduos passam mais tempos sentados, em casa na frente da TV, computador vídeos game, no trabalho, na ida até o trabalho de carro, com isso a diminuição do gasto calórico
“Em estudos direcionados a crianças e adolescentes, o comportamento sedentário tem sido usualmente representado pela exposição aos comportamentos de tela, que compreendem as medidas (unificadas ou distintas) do tempo de televisão, videogame, tablets, aparelhos celulares e computador” (GUERRA, 2016.)
A pratica de atividades físicas vem sendo substituída e pouca estimulada, pois um indivíduo em 3 horas por dia em frente à TV e computadores, sem conta as horas em frente aos smatphones, e passa em média 2 hora em atividades físicas ou de lazer.(DE LACERDA, , 2014.)
8 METODOLOGIA
O estudo qualitativo-quantitativo, cujo a principal finalidade é encontra o Índice de Massa Corporal (IMC) e os hábitos alimentares e práticas de atividade diárias dos alunos.
O estudo será realizado em duas escolas da cidade de Capanema- PR, com autorização da direção das escolas. Serão coletados dados dos alunos do ensino fundamental I, no período matutino e ambos os sexos de forma aleatória.
Para avaliar o Índice de massa corporal (IMC), será calculada altura (calculada em metros) e o peso (calculado em quilogramas). Para calcular o IMC, dividiremos o peso do aluno pela sua altura ao quadrado. O resultado será comparado a tabela do IMC (Índice de Massa Corporal) que é um padrão internacional de cálculo da obesidade de um indivíduo adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 
A pesagem será realizada com os alunos descalços, vestindo shorts, camisa ou roupas leves em uma balança digital. Para coleta da atura os alunos deverão estar descalços em uma superfície plana, em posição ereta, encostados em uma superfície plano vertical,
com os calcanhares unidos e cabeça ajustada, para a medida utilizará de uma fita métrica.
No estudo qualitativo contara com a aplicação de um questionário com perguntas fechadas que será entregue aos alunos e respondidos por eles, sobre conhecimentos dos seus hábitos alimentares, e a prática de atividades diárias.
Os dados coletados serão catalogados e colocados em planilha o Excel para análise dos dados.
9 REFERENCIA
DOS PASSOS, Darlise Rodrigues et al. Comportamento alimentar infantil: comparação entre crianças sem e com excesso de peso em uma escola do município de Pelotas, RS. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 1, p. 42-49, 2015. ( ALIMENTAÇÃO)
GUERRA, Paulo Henrique; CAZUZA DE FARIAS JÚNIOR, José; FLORINDO, Alex Antonio. Comportamento sedentário em crianças e adolescentes brasileiros: revisão sistemática. Revista de Saúde Pública, v. 50, 2016. (ULTIMO)
DE LACERDA, Luiz Ricardo Ferreira et al. PREVALÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL E SOBREPESO EM ESCOLARES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 2, n. 5, 2014.(ATIV FISICA)
OLIVEIRA, Cecília L. de; FISBERG, Mauro. Obesidade na infância e adolescência: uma verdadeira epidemia. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 47, n. 2, p. 107-108, 2003. PRIMA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando