Buscar

Quarto de Guerra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quarto de Guerra
	O filme de teor cristão produzido pelo diretor, produtor, ator e escritor de filmes Alex Kendrick que juntamente ao seu irmão e também produtor, escritor de filmes e pastor Stephen Kendrick, escreveram toda a dramatização; foi lançado no dia 3 de Dezembro de 2015 nos revelando um contexto cinemátográfico que não se distância nas nossas vidas na realidade e tempo atual, abordando um cenário onde o casal de personagens Tony e Elizabeth enfrentam uma crise conjugal envolvendo dinheiro, falta de diálogo e afeto no lar, e até uma possível traição; afetando em meio a isso Danielle, a filha única do casal que percebe um clima pesado entre os dois. 
	No decorrer do filme Elizabeth conhece uma senhora idosa chamada Clara, que a ensina como fazer uso da oração para vencer todos esses desafios, lutando com ajuda de Deus fazendo uso do "quarto de guerra" em sua casa.
	Fazendo total questão de explicitamente expor a verdade e não sugerir soluções secundárias, o diretor lança sobre os protagonistas o peso da implícita consequência e sofrimento por resultado de suas ações. O caso familiar por retratado na longa-metragem, leva a milhões a se indentificarem com o casal protagonista que passa um problema realístico e dos dias atuais, direcionando o público ao fato de que a oração feita com fé tem grande poder.
	O tema central da longa é a importância e efetividade da oração. Como ela é fundamental para nos ajudar a vencer os desafios encontrados pela vida, e nos aproxima de Deus, nos ajudando a enxergar a vida de uma outra perspectiva, não nos deixando ser enganados pela nossa maneira de julgar e pensar, e nos levando a submeter à Deus como quem confia e espera que ele irá suprir todas as nossas necessidades.
	Durante o filme, o autor desmonstra a aplicabilidade da oração em diferentes situações e problemas por ele abordado. Em primeira estância o relacionamento conjugal é colocado em pauta, encenado por Tony e Elizabeth, percebe-se uma união já desgastada, distante, sem diálogo e à flor da pele. Já não há mais comunicação e diálogo saudável entre os dois, sempre um se dirige ao outro de maneira ríspida e sem carinho. Conseguinte a isso, Elizabeth que é uma corretora, conhece a senhora Clara, uma cliente idosa que deseja vender sua casa. Ao conversarem, a senhora Clara percebe uma insatisfação e tristeza vinda de Elizabeth e decidi aconselha-la.
	Em uma outra ocasião é retratado um problema entre o casal e a filha única Danielle, que já não se sentia mais amada por eles, já que não a davam muita atenção e também não partificipava das suas atividades escolares, a ponto de ao se abrir com uma amiga chamada Jennifer, dizendo que gostaria de viver na casa dela porque seus pais brigavam muito.
	Tony por sua vez era um vendedor de uma empresa farmaceutica, e viaja muito. Em uma de suas viagens de negócio Ele conhece uma outra mulher pela qual se interessa e é tentado a traíção. Por último seu patrão Rick, descobre que ele estava roubando da empresa e o manda embora após uma reunião.
	Como se pode ver, dentro desse contexto familiar, o distanciamento por parte dos problemas não tratados entre os membros fez com que isso resultasse em várias consequências que levaram essa família a um convívio de conflitos e sofrimento. A ausência de Deus e de uma vida de oração os proporcionaram uma vida aonde só havia infelicidade e dor. O autor da obra nos desafia então a depender e confiar em Deus, deixando que ele lute por nós em prol da vitória que somente ele pode nos dar.
	Ao indentificar de maneira explícita a causa de tantos problemas e uma falta de abundante felicidade como resultado de uma vida de oração detrimente, Alex Kendrick confronta milhares de cristãos ao redor do mundo que após terem aceitado à Cristo como seu único senhor e salvador, ainda vivem uma vida "morna" espiritualmente falando. Como é retratado no longa, podemos ver ao analisarmos essa família que em alguns aspectos possuíam "tudo" para serem felizes de acordo com os parâmetros considerados pela sociedade para uma vida favorável da seguinte maneira: Tony era um vendedor de sucesso em sua empresa, ganhava bônus frequentemente pelas vendas e reconhecimento por parte de seus patrões; tinha benefícios, carro e plano de saúde, todos satisfeitos pela companhia além de um ótimo salário. Sua eposa Elizabeth era corretora e também era bem sucedida. Os dois tinham uma linda casa e uma linda filhinha. 
	Embora tudo isso, não era o suficiente para os garantir uma vida plena e abundante, era necessário estabelecer princípios e valores baseados numa vida de compromisso com Deus e a sua palavra. Ao ser introduzido o lugar secreto de oração que deu nome ao filme "quarto de guerra", que não passa de um simples cômodo pequeno numa casa, a senhora Clara ensina à Elizabeth a como fazer um apropriado uso da oração e tempo de qualidade com Deus nesse lugar. O resultado como é evidente na resolução do filme é primeiramente a transformação completa da espiritualidade de Elizabeth em consequência disso um lar restaurado com toda a família ao final fazendo uso simultaneo do "quarto de guerra" para manter uma base sólida familiar e um relacionamento sadío entre eles, em uma comunhão indivisível onde Deus é o centro de tudo e trás equilíbrio à todas as coisas.
	Em vista do contexto pelo diretor abordado no filme, é possível ver vários aspectos interessantes a respeito da fé cristã, o maior deles que através do enredo foi possível tocar em um grande e corrente problema da igreja de Cristo hoje é ausência de metanóia. As pessoas após conhecerem à Jesus e fazerem o compromisso de segui-lo, são então batizadas e frequentam as igrejas regularmente mas não possuem um compromisso com Cristo, não passaram por uma real mudança de pensamento, de comportamento, de atitude, que revela um fruto na de maneira de ser e de viver.
	Acredito que fé é agir, se posicionar, lutar e perseverar. Para isso é necessário utilizar as "armas" certas para esse combate em prol daquilo que consideramos importante para nós. A valorização da família como nossa maior herança precisa ser algo primordial. Se hoje existimos é porque um dia Deus sonhou com a família, e se é algo precioso para Deus deve também ser para nós, e o filme fez questão de ressaltar esse ponto, por isso vale a pena assistir.
http://www.cinecristao.com/2016/02/resenha-do-filme-quarto-de-guerra.html
https://filmow.com/quarto-de-guerra-t125272/ficha-tecnica/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-236640/
https://cantinhodetudoblog.wordpress.com/2017/09/01/resenha-quarto-de-guerra/
https://www.trabalhosgratuitos.com/Humanas/Religi%C3%A3o/Resenha-do-Filme-Quarto-de-Guerra-1185707.html

Outros materiais