Buscar

ENSINO MÉDIO docência (net)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DIEGO RUAN BALISTA, RU: 1017212, 2016/03
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO DE AULAS E DOCÊNCIA
POUSO ALEGRE
2019
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO
DIEGO RUAN BALISTA, 1017212, 2016/03
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado do ensino médio: Planejamento de aulas e docência, apresentado ao curso de Licenciatura em Letras e Respectivas Literaturas do Centro Universitário Internacional Uninter.
POUSO ALEGRE
2019
INTRODUÇÃO
Este relatório relata, documenta e critica as atividades de estágio de docência no Ensino Médio realizadas pelo acadêmico de graduação do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa do Centro Universitário Internacional Uninter de Pouso Alegre, Minas Gerais. O estágio corresponde à disciplina Literatura do currículo do curso e foi supervisionado pela Professora, professora regente da turma em que se desenvolveram as atividades de estágio. O estágio foi realizado na Escola Estadual Monsenhor José paulino, no período noturno.
O Estágio Supervisionado proporciona ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades e trazendo uma experiência para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano em que se vive.
 Neste relatório serão tratados os seguintes temas: identificação da escola estagiada; concepção pedagógica da escola; descrição e análise reflexiva das atividades de estágio; caracterização estrutural; caracterização dos profissionais que atuam na escola; perfil do professor durante o estágio; descrição da aula ministrada; descrição das atividades de avaliação observadas; plano de aula.
2. OBJETIVOS
O presente relatório de Estágio, Planejamento de aulas e Docência apresentado ao curso de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e respectivas literaturas do Centro Universitário Internacional Uninter, têm como objetivo: reconhecer os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional; tratar e descrever a realidade educacional das escolas visitadas; compreender a construção do ensino e consequentemente o da aprendizagem nos ambientes escolares observados; descrever através da observação as metodologias aplicadas pelo professor em sala de aula. 
DESENVOLVIMENTO
 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio supervisionado do ensino médio- planejamento de aulas e docência foi realizado na Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa situado na Rua XV de novembro nº 40, no bairro Limeira, CEP 98150000 localizada na cidade de Pinhal Grande no estado do Rio Grande do sul. O contato com a escola pode ser realizado por meio do telefone (55)32781164.
Esta escola tem seu horário de funcionamento das 07h30min às 11h30min, onde são atendidos alunos do ensino médio, séries finais do ensino fundamental, 13h30min as 17h00min, são atendidos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e das 19h15min às 22h30min, os alunos da EJA. (Educação de Jovens e Adultos – Supletivo) Ensino Fundamental-Ensino Médio. Estudam nesta escola 376 alunos, onde 03 destes estão em fase de inclusão. O estágio foi realizado entre os dias 20/09/2018 até 30/10/2018.
3.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA
Acreditamos que a problematização das vivências realizadas no estágio, à luz da teoria estudada nos diferentes componentes curriculares do curso, contribui, por um lado, para que os professores-formadores desenvolvam um processo permanente de reflexão em torno do Projeto Pedagógico, do Currículo Oficial do curso e de sua própria prática em sala de aula, e, por outro lado, contribui para a formação prática do futuro professor que promove uma educação comprometida com a construção do conhecimento, conduzindo o aluno a tomar suas próprias decisões, para que ele seja capaz de lutar contra as injustiças sociais, desenvolvendo o educando para o mundo do trabalho de forma integral, crítica e também prepará-lo para o domínio de recursos científicos e tecnológicos, onde passam se necessário intervir na realidade e transformá-la.
O calendário escolar atende as disposições legais em vigor e as diretrizes da entidade. A avaliação, o resultado do aprendizado e expressado trimestralmente, através de uma escala de pontos de 0 a 100, em cada um dos componentes curriculares do ano. Para o aluno que após os três trimestres ainda não conseguir atingir a nota esperada para aprovação, e oferecido uma nova oportunidade, onde ele fara uma nova avaliação para alcançar a soma de pontos para aprová-lo.
 A escola entende que uma educação de qualidade é, antes de tudo “relevante”, pois visa promover atividades significativas pertinentes em virtude de considerar o atendimento as necessidades e as características dos estudantes de diversos contextos sociais, culturais e com diferentes capacidades e interesses, visando assim assegurar a todos a igualdade de direito à educação, pois tem como lema “educar é crescer e crescer é viver” propondo-se assim a uma educação desafiadora, através da ação-reflexão-ação, como processo permanente de formação de sujeitos autônomos, com posição critica frente às desigualdades e injustiças sociais. A escola vem ao longo dos anos reformulando e ampliando a sua filosofia educacional, interagindo coma comunidade, buscando cada vez mais ser um agente de transformação dentro do meio educacional, buscando sempre uma educação que promova integralmente o homem, através de ação humanizada, comprometida com o conhecimento e voltada à realidade dos educandos, a qual o diálogo seja preponderante, em que o aluno e professor aprendam constantemente. 
3.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Os alunos prestam atenção nas aulas, estão sempre pronto e interagindo com os colegas e professor, executando com prontidão as tarefas impostas em sala de aula, o professor expõe a matéria calmamente e com rigor, mas de forma metódica utilizando o vocabulário de uso adequado, a cada nova aula procura rever o conteúdo anterior. Utiliza recursos didáticos diversificados para o apoio a que se quer ensinar. Revela-se autoconfiante na gestão da aula, preocupando-se em verificar se a turma está a entender a explicação da matéria, e quando as aulas não são compreendidas modifica a explicação para que todos tenham um ótimo rendimento. Permite que todos expressem as suas opiniões, dentro das regras da sã convivência tratando todos os alunos igualmente, sem discriminações nem preconceitos. 
3.4 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
A Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa está localizada no município de Pinhal Grande, o qual faz parte da 4ª Colônia de Imigração Italiana. Oferece Ensino Fundamental, Médio e EJA. Trabalha nos turnos: manhã, tarde e noite. 
A sala de aula na qual o estágio foi realizado, o espaço é amplo, ventilado, e com o número de 21 alunos, quantidade adequada para o espaço. As classes estão dispostas em fileiras, permitindo assim o deslocamento dos alunos e dos professores de um lugar para outro. O prédio encontra-se bem conservado, sendo que sempre que necessário é feito manutenção. São várias luminárias distribuídas por todos os cômodos e todos eles possuem uma boa ventilação, sendo tudo muito limpo, limpeza esta que os alunos também contribuem, não jogando lixo no chão, ajudando na conservação dos móveis que estão todos em bom estado. 
Possui uma biblioteca com todos os materiais necessários para complementar as aulas, e também uma sala de informática onde osalunos podem aprofundar seus conhecimentos, possui quatro banheiros masculino e quatro femininos, mais dois para os professores. Na quadra de esportes são realizadas as aulas de educação física, também possui um refeitório onde o espaço é amplo, com mesas e cadeiras para que todos façam sua refeição na hora do intervalo, sendo que a merenda escolar é feita na cozinha do colégio, sendo de grande variedade e boa qualidade.
3.5 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA
Os professores atuantes nesta instituição possui formação superior, muitos educadores apresentam um regime de trabalho de 40 horas semanais, e alguns destes trabalham em mais de uma instituição de ensino, sendo que muitos trabalham nos três turnos, manhã tarde e noite, para suprir as necessidades da escola.
	Compõe a equipe gestora da escola, a diretora, coordenadora, bibliotecária, orientador, faxineira, cozinheira. A tomada de decisões é a partir do levantamento de dados que vão ser estudados e analisados pela equipe de professores; as responsabilidades são divididas cabendo a cada um determinada tarefa a ser cumprida. Os professores possui uma visão de educação bastante ampla para perceber que os alunos precisam ser trabalhados em sua afetividade, em sua cognição e na transformação de e suas habilidades e potenciais, para que sejam realizadas profissionalmente com possiblidade de se transformarem em profissionais competentes no trabalho.
3.6 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA
Na sala de aula em que foi feito estágio, continha vinte e um alunos, sendo que dez destes eram do sexo feminino, e onze do sexo masculino, todos sendo interessados nas aulas sempre tirando dúvidas em relação ao conteúdo e fazendo o que lhes era solicitado com esforço e determinação. Os alunos reuniam-se em grupos para fazer os trabalhos propostos pelo professor, e a cada novo conteúdo eles correspondiam às expectativas do professor dedicando-se ao máximo para manter a atenção e o aprendizado.
Muitos dos alunos são do interior do município, onde dependem de transporte escolar para chegar ate o colégio, sendo que as famílias trabalham na lavoura sendo esta muitas vezes sua única fonte de renda, mas todos vivem com dignidade e sabendo respeitar o seu próximo, pois desde pequenos aprendem que para se tenha uma boa educação, esta precisa vir de casa, sabendo respeitar seus familiares, seus colegas e professores, e as demais pessoas.
Todos se mantêm envolvidos com as aulas, prestando atenção e esclarecendo dúvidas quando as tem, o respeito é mútuo e a professora elogia-os por isso incentivando cada vez mais a dedicarem-se incansavelmente aos estudos, mostrando a eles que é estudando que se consegue ingressar em uma faculdade. A maioria dos alunos é do interior do município, vindo de famílias de agricultores, muitos deles precisam de transporte escolar para chegar até ao colégio, mas a prefeitura dispõe de transporte em todas as comunidades do município.
3.7 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO
A professora regente da turma possui formação superior, onde apresenta um regime de trabalho de 40 horas semanais, trabalhando em dois turnos, manhã e noite, para suprir as necessidades da escola ela possui uma visão de educação bastante ampla para perceber que os alunos precisam ser trabalhados em sua afetividade, em sua cognição e na transformação de e suas habilidades e potenciais, para que sejam realizadas profissionalmente com possiblidade de se transformarem em profissionais competentes no trabalho, levando sempre em consideração as necessidades de cada um, e sempre tentando supri-las na medida do possível para que em seu futuro sejam merecedores de um trabalho digno e honesto.
3.8 DESCRIÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS/OBSERVADAS
Aos alunos do primeiro ano do ensino médio, foi dado um texto poético e um discursivo para eles fazerem uma leitura prévia do mesmo, pois para que se tenha uma boa interpretação deve-se ler com muita atenção, uma vez que muitos deles irão fazer a prova do Enem, isso já é uma base de com se ler antes de resolver as questões propostas na prova. Solicitei a eles que se reunissem em dois grupos e entreguei a um grupo um texto poético e ao outro um texto discursivo, então solicitei a eles que cada grupo lesse um trecho do texto e comentassem cada parte lida com os colegas para que assim houvesse maior compreensão do que o autor queria dizer com o que escreveu, e com isso eles puderam participar mais ativamente da aula interagindo e ajudando os colegas, fazendo perguntas e comentários, e a aula tornou-se descontraída, interessante e quase que informal, onde os alunos participaram mais ativamente juntamente com os colegas com necessidades especiais que participaram mais da aula interativa do que as outras aulas formais, e isto mostra como é interessante mudar a maneira de dar aula para que esta não se torne entediante e para que os alunos aprendam e participem mais.
3.9DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO MINISTRADAS/OBSERVADAS 
Foram realizadas três atividades, na qual a primeira tratava de temas sobre o romantismo e as outras duas foram continuação da primeira. No primeiro tema abordamos o tema romantismo leitura poética,, onde foi aplicado o método “brincar de ler” que visa o incentivo pela leitura acompanhada de prazer, de descoberta, de envolvimento e jamais de dever ou de obrigação de ler, onde todos os alunos fizeram a leitura silenciosa do texto escolhido. A segunda foi uma ampliação da primeira, que chamamos de “estímulo lúdico”, pois é onde o aluno ingressa no universo fictício que o livro literário oferece como jogos interpretativos e criativos promovendo a desconcentração e interação de todos na leitura.
Na terceira atividade, foi feito grupos para fazer uma leitura do texto literário escolhido pelo professor e para ser lido juntamente com ele, numa relação de igualdade, pois o momento da leitura da obra faz com que o aluno entre no universo poético, propiciando assim maior capacidade de interpretação, de interação em que todos participam com dedicação. Após esta leitura foi solicitado a eles que fizessem comentários sobre a obra e que se tivessem alguma pergunta que as fizessem para que não restasse nenhuma dúvida sobre o tema.
 4 PLANO DE AULA
 IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Roseli dos Santos Pileco
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa
Turma: primeiro ano (eja)
Sala: 311
 Professor (a) Regente: Zenita Maria Uliana Posser
 Horário da aula: 20h10min às 21h 50min 3h/aula
CONTEÚDO
Leitura e interpretação de textos literários.
OBJETIVOS
- Articular leitura crítica, análise e interpretação do texto literário, visando atingir um discurso crítico desenvolvido pelo aluno, a partir do reconhecimento das singularidades estéticas do fazer literário;
- apresentar distinções entre os gêneros literários, perceber características de diversos gêneros numa mesma obra literária;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA
A conexão entre leitura e literatura existe, e tem como suporte os discursos teóricos, os quais investigam as concepções de leitura, texto e literatura presentes em sala de aula. Contudo, essa discussão teórica geralmente perde-se na prática de sala de aula, havendo mais “desencontros” que “encontros” a respeito das conexões entre leitura, literatura e escola. Leitura, literatura e teoria literária devem estar estreitamente relacionadas no meio escolar, devido a teoria literária que só existe em função da leitura e da literatura e esse aspecto deve ser considerado quando se trabalha o texto literário na sala de aula pois o papel da escola é o de formar leitores críticos e autônomos capazes de desenvolver uma leitura crítica do mundo.
 
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Nas três aulas trabalhamos interpretação de textos, e dos gêneros textuais. Foram dados a eles dois textos, um com gênero narrativo e outro de gênero dramático, para fazer a leitura, e após os alunos escrever em forma de resumoqual a ideia central que os dois textos transmitem, e fazer dizer em quais gêneros os textos se encontram.
No gênero narrativo, foi trabalhado um fragmento da crônica de El-Rei D. Pedro, em que Fernão Lopes esboça a caracterização psicológica do rei D. Pedro I, o justo, que reinou em Portugal entre 1357 e 1367. No gênero dramático, foi trabalhada uma peça teatral, O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, dirigida por José Celso Martinez Corrêa em 1967. Mais de 30 anos depois de escrito, esse texto dramático ainda causaria grande impacto por sua análise de como se articula a burguesia para permanecer no poder.
Foi solicitado aos alunos que ao ler os dois textos que retirassem palavras às quais seu significado era desconhecido e pesquisassem no dicionário o seu significado, pois só se entende a mensagem que um texto traz quando se sabe o significado das palavras, após foi dado um questionário para que respondessem as perguntas referentes aos textos. 
Questões do primeiro texto:
1. D. Pedro apoiou a nobreza de duas maneiras. Quais? Justifique com trechos do texto.
2. O narrador relata o apego do rei à justiça. Como isso se relaciona as suas viagens pelo Reino?
3. Como o rei aplicava as decisões da justiça?
Questões do segundo texto:
1. Muitas vezes é possível passar um texto ou fragmento de um gênero para outro. Tente passar o fragmento do texto dramático de O Rei da Vela para uma forma narrativa, fazendo um resumo da cena.
2. Faça o procedimento inverso: transforme o fragmento da crônica de El-Rei D. Pedro em um texto dramático.
Foram trabalhados esses dois textos aos quais os alunos puderam entender aos gêneros textuais, e que trouxeram a eles grande aprendizado.
RECURSOS
Livro Didático e dicionário. 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
No que tange a execução das aulas percebi a motivação dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivas. Consegui proporcionar para a turma um aprendizado envolvendo reflexão, pensamento lógico, linguagem oral e escrita de maneira prazerosa. Durante as atividades desenvolvidas em sala de aula todos os alunos participaram ativamente, desenvolveram as atividades em duplas, em grupos e individualmente percebi que eles interagiram uns com outros.
O estágio me proporcionou aprendizagens significativas da profissão, de aproximação investigativa da realidade e do seu contexto social. Reafirmo o conceito de estágio, como campo de conhecimento, que envolve estudos, análise, problematização, reflexão e proposição de soluções sobre o ensinar e o aprender.
 REFERÊNCIAS 
AMARAL, E. Texto literário e contexto didático: os caminhos na formação do leitor
GONÇALVES FILHO, A. Educação e Literatura. 
LITERATURA: Toda literatura portuguesa e brasileira: volume único/Helena Bonito Pereira.

Continue navegando