Buscar

APOL 2 DIREITO CONSTITUCIONAL E TECNICA COMUNICAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Constitucional Tecnicas de Comunicação Data de início: 13/03/2018 17:04 
Questão 1/5 - Direito Constitucional = “A Constituição consagra genericamente o direito à liberdade. Por esse princípio, preza-se esse valor, dandose importância à autodeterminação do indivíduo, à liberdade de escolha e ao livre arbítrio.” Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta: 
I – No Brasil não se admite a planificação típica de regimes totalitários, em que o Estado decide o que é melhor para os cidadãos, escolhendo suas profissões e outros aspectos de sua vida. 
II – O indivíduo é livre para buscar seus caminhos, podendo agir da maneira como achar melhor na busca da sua felicidade. 
III – O pensamento contrário ao dominante pode induzir a uma rebelião contra os poderes constituídos, e consequentemente à anarquia. Por isso a Constituição permite a limitação das manifestações políticas da oposição, para preservar o cidadão comum da violência e da guerra.
 IV – A liberdade de expressão é um direito típico dos Estados democráticos, pois permite a qualquer pessoa manifestar seu pensamento, mesmo que seja contrário ao dominante. 
A – ( ) Apenas as assertivas I e III estão corretas
B – ( X ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 
C – ( ) Apenas as assertivas I e II estão corretas 
D –( )Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
 E –( ) Apenas as assertivas III e IV estão corretas 
Questão 2/5 - Tecnicas de Comunicação = “É preciso ter sempre em mente que a argumentação é o corpo do texto. É por meio dela que apresentamos nosso ponto de vista, cujo propósito é convencer alguém a mudar de opinião ou alterar um comportamento”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
 I – Para dar credibilidade ao argumento proposto podemos citar pessoas de prestígio, conhecedoras do assunto. Esse é um modelo de argumentação conhecido como argumentação por citação de autoridade 
II – O modelo de argumentação por comprovação é usado quando o autor do texto sustenta a sua argumentação por meio da apresentação de dados, estatísticas e percentuais.
 III – Exemplos não podem ser usados como recurso para argumentação. Pois o leitor não sabe se eles são verdadeiros ou não 
IV – Quando usamos relações de causa (os motivos, porquês) e de consequência (os efeitos), estamos utilizando um modelo de argumentação conhecido como argumentação por causa e consequência 
A – ( ) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
B – ( ) Apenas as assertivas I e III estão corretas
 C – ( X ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
 D – ( ) Apenas as assertivas III e IV estão corretas 
E – ( ) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas 
Questão 3/5 - Tecnicas de Comunicação = “Além da atenção que você precisa dar à construção dos parágrafos, é importante que a redação das frases não comprometa a clareza do texto.” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 4, p. 182 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta: 
I – Na frase: O salário de um professor é mais baixo do que um médico, da forma como foi escrita a comparação ocorre entre o tamanho do salário e o tamanho do médico. Isso é chamado de erros de comparação
 II – O uso excessivo da palavra “que” dever ser evitado na construção de frases. 
III – A ausência de paralelismos é quando utilizamos chavões nas frases, que são aquelas expressões que perderam o sentido
 IV – Quando usamos o sujeito como complemento na redação das frases, estamos repetindo ideias de forma desnecessária.
 A – ( X ) Apenas as assertivas I e II estão corretas 
B – ( ) Apenas as assertivas I e III estão corretas 
C – ( ) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
 D – ( ) Apenas as assertivas III e IV estão corretas
 E – ( ) Apenas as assertivas II e III estão corretas 
Questão 4/5 - Direito Constitucional = "(...) quando a Constituição estabelece os direitos e as garantias fundamentais, em grande parte, ela dá a cada indivíduo uma série de direitos necessários à sua existência, ao mesmo tempo em que impõe ao Estado o dever de atender e respeitar esses direitos". Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: Intersaberes, CAPÍTULO 3. 
A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, assinale a alternativa correta. 
A – ( x ) A cada direito corresponde a constraprestação de um dever de outra pessoa. 
B – ( ) Em qualquer ordenamento jurídico há direitos e deveres apenas para parcela dos habitantes do país. 
C – ( ) Todos os direitos fundamentais são absolutos; ou seja, não há necessidade de limitação desses direitos por parte do Estado ou decorrência do exercício de mesmo direito de igual natureza por outrém. 
D – ( ) A lei do mais forte é a base de onde se assenta a justificativa para os direitos e as garantias fundamentais. Desta forma, são garantidos direitos fundamentais apenas para indivíduos especiais em determinada sociedade. 
E – ( ) Direitos individuais e direitos fundamentais são sinônimos, não havendo necessidade de diferenciá- los. 
Questão 5/5 - Direito Constitucional “Como visto anteriormente, o Brasil é uma Estado democrático de direito e, por isso submete-se à Constituição e às leis. O art. 5º, II, nesse sentido, impõe o chamado princípio da legalidade, que é também um direito fundamental do particular.” Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
 I – Os funcionários públicos, investidos do poder do Estado, podem tomar decisões ilegais para salvaguardar os interesses nacionais. 
II – Não se aplica o princípio constitucional da legalidade ao Presidente da República. Ele pode tomar atitudes ilegais, pois seu objetivo maior é defender a soberania do Estado. Por isso ele deve ter o mínimo de amarras.
 III – Todas as obrigações do indivíduo devem estar necessariamente contidas em lei democraticamente aprovadas pelo Poder Legislativo de acordo com o processo determinado pela Constituição. 
IV – Qualquer limitação a direito ou liberdade, qualquer obrigação imposta a indivíduo só serão válidas se previstas em lei. Portanto, ninguém será obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude da lei. 
A – ( ) Apenas as assertivas I e III estão corretas 
B – ( ) Todas as assertivas estão corretas
 C – ( ) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
D – ( ) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
 E – ( x ) Apenas as assertivas III e IV estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais