Buscar

FICHAMENTO GAME STUDIES

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso
Paula Caroline Lins Santos
Trabalho da disciplina Game Studies
 Tutor: Prof. Ivan Mussa
Maceió-AL
2019
Estudo de Caso :
GAME STUDIES
ESTRATEGIA DE NEGOCIAÇÃO: JOGO DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES
REFERÊNCIA: GREGORY, Barron; WHEELER, Michael. Harvard Business School, 2007.
 	Os autores descrevem diferentes tipos de perfis de pessoas, e como isso afeta algumas negociações. Se um negociador fosse dotado com o dom da clarividência ele poderia não só ler as estratégias das pessoas como também visualizaria todas as trapaças e assassinos, evitando assim qualquer tipo de contato. Como também poderia se beneficiar ao identificar pessoas criativas e confiáveis que traduzem uma parceria gerando valores
Contudo, essas características treinadas pelos negociadores os fazem ganhar grande vantagem diante do mercado onde estão inseridos. Conseguindo prever quais experiências as pessoas estão receptivas a participarem e o que esperam dessa negociação, alguns estrategistas são meticulosos em suas negociações, avaliando as chances e apostando apenas em movimentos conservadores, outros tendem a fazer jogadas mais arriscadas. Todo jogador deve analisar bem o ambiente para conhecer melhor o perfil de seu adversário, com algum tempo, é notável notar as diferenças de comportamento.
Porém, por muitas das vezes por saberem mascaram suas estratégias, numa negociação os sinais podem ficar desfocados, causando assim uma errônea tradução de seus significados. Para cada ação existe uma reação, moldando assim as oportunidades de negociação. Ao oferecer um valor x por um determinado produto, você oferece ao comprador a possibilidade de aceitar sua oferta ou penchicar seu custo.
A interação entre as partes permite a revelação de padrões, como num jogo de xadrez, saber reconhecer padrões ajuda na memorização do contexto como um todo. E é esta memorização que faz de um negociador mestre nessa arte instiga tória da negociação, pois visualiza a posição das peças à intenção de jogo dos jogadores e quais os movimentos executados para chegarem naquele ponto. E está ai a importância de reconhecer não somente os seus passos nesse jogo, mas também os do seu oponente, facilitando assim, uma maior compreensão destes padrões revelatórios.
Um negociador experiente percebe três níveis diferentes de padrões:
O primeiro padrão é o reconhecimento e a ciência de qual o jogo e como ele está sendo jogado, projetando as expectativas e pressupostos sobre o comportamento do outro jogador, correndo o risco de interpretar erroneamente os sinais.
O segundo padrão são as oportunidades de mudar o jogo, sabendo identificar as características e oportunidades que favorecem a detecção destas formas de transformação.
Como terceiro padrão, a introspecção implica em tomar consciência do seus próprios hábitos de vida e pressupostos. A rotina ajuda-nos a aprimorar certos costumes, como dirigir. Mas também pode ser perigosa ao induzir nosso comportamento ao piloto automático, quando é natural repetir aquela ação sem pensar, não analisando conseqüências ou não usando nossa intuição. 
Aprender a confiar em nossa intuição, ajuda a identificar o sentido das ações antes mesmo de tomarmos consciência das mesmas. Entretanto, o zelo para não acabar interpretando padrões inexistentes. Em interações complexas, vários são os fatores que guiam o comportamento das pessoas. Nossas ações podem influenciá-las, mas estamos também lidando com as expectativas que elas projetam sobre e interpretam com os sinais que emanamos.
Concluímos que ainda que haja uma boa clarividência de um padrão, corremos o risco de não compreender o seu surgimento. As atribuições de ações ao caráter é um erro fundamental, segundo os psicólogos. Saber manter um bom ambiente de negociação é uma excelente estratégia, ao invés de tentar ensinar lições para as pessoas envolvidas.
Reconhecer padrões vai além da interpretação de uma serie de sinais. Mesmo que desenvolvendo uma alta habilidade de analise, compreender a exatidão do comportamento do outro é tarefa que só a experiência aprimora o entendimento, mas sempre estamos à mercê de novas descobertas improváveis.
�

Continue navegando