Buscar

AD1 - TRANSPORTES TURISTICOS I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 
Período – 2019/1 
Disciplina: Transportes Turísticos I 
Coordenador: Prof. Dr. Rafael Castro
Aluna: Bianca de Souza Barreto
Matricula: 18117130080
Pólo: Duque de Caxias
Mobilidade e Turismo: Hospitalidade no Transporte Coletivo em Caxias do Sul/RS
Refência do material resenhado: Simon, S Gastal, S.; Santos M. M. C. Mobilidade e Turismo: hospitalidade no transporte coletivo em Caxias do Sul/RJ. Revista Brasuleira de Pesquisa em Turismo. 8(3), 2014, pp. 552-567
	Mobilidade e Turismo: Hospitalidade no Transporte Coletivo em Caxias do Sul/RJ, fala sobre a hospitalidade e o acolhimento na cidade de Caxias do Sul, a educação, a cordialidade no setor de transporte público, acolhendo não só as pessoas que moram na cidade, mas também os turistas ou visitante, fornecendo a todos mobilidade e acessibilidade para que cada individuo possa ter a liberdade de dirigir-se para onde desejar.
	Simone Simon é mestranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul - RS, graduada, em Turismo em 2013 na referida instituição. Realizou intercâmbio em Portugal, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, 2012-2013.
	Susana de Araújo Gastal Professor Doutor Titular na Universidade de Caxias do Sul. Pesquisador e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (Mestrado e Doutorado) na mesma Universidade. Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica Portuguesa (2012-2013). Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974). Atua na área de Turismo e na área cultural como editor, curador e produtor. Tem diversos livros publicados além de artigos em revistas acadêmicas. Coordenou o NP Comunicação, Turismo e Hospitalidade da Intercom, entre 2005-2008; coordena o GT Produção Simbólica do Semintur. É diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2017-2019, já tendo exercido o cargo entre 2009-2011. Eleito em 2013 como Destaque em Pesquisa - ANPTUR. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2.
Márcia Maria Cappellano dos Santos é bacharel e licenciada em Letras, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1973), mestre em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Professora concursada da Universidade de Caxias do Sul, é docente permanente, pesquisadora e orientadora do Programa de Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade - Mestrado e Doutorado, do qual é coordenadora. No Programa, também leciona as disciplinas Epistemologia e Métodos de Pesquisa, Epistemologia do Turismo e da Hospitalidade, Educação na Contemporaneidade e Prática Pedagógica e Educação e Práticas Pedagógicas em Turismo e Hospitalidade . Coordena o Grupo de Pesquisa do Diretório do CNPq e o Núcleo Institucional de Pesquisa denominados Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais. Coordena o projeto de pesquisa Disposição, características e condições para a hospitalidade no acolhimento do desejo: uma tipologia de turismo na prática turística (TIPOTUR) . De 2014 até 2017, foi Diretora Científica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Representa a Academia no Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul.
O artigo é muito interessante mostrando a importância do transporte em Caxias do Sul, ressaltando os benefícios e a importância para o turismo e para os moradores de Caxias do Sul.
 Além do excelente transporte, também fala sobre a preocupação com as pessoas que apresentam necessidades especiais, sendo de extrema importância para o conforto não só para dos turistas, mas principalmente de quem reside na cidade. Da para perceber uma grande preocupação com o bem-estar das pessoas com necessidades especiais, o transportes contam com elevadores de embarque e espaço reservado para cadeirantes, e também dentro dos ônibus uma comodidade para os deficientes visuais, idosos, gestantes, e obesos, e ainda conta com uma linha especial de transporte porta a porta (PCD), que é um serviço oferecido para pessoas com deficiências, mediante a agendamento prévio, que disponibiliza quatro veículos com recurso para atender melhor as necessidade do deficiente, e fora toda essa estrutura, ainda contam com um serviço diário de manutenção de acessórios e assentos danificados.
Por outro lado, mesmo sendo um excelente exemplo este transporte coletivo em todo país, não é 100% eficaz, infelizmente ainda tem diversos pontos a serem melhorados, como a falta um transporte com estrutura apropriada para bagagens, que ligue tanto o aeroporto, quanto a rodoviária para o centro da cidade, que é feita exclusivamente através de táxis. Outros pontos que merecem atenção são as paradas de ônibus e os espaços em seu entorno, embora as placas indicativas de ônibus sejam fáceis de serem localizadas, os usuários não tem muitas informações sobre as linhas que param em determinada parada de ônibus, a falta de placas em braile nos pontos de ônibus também é outro ponto negativo, dificultando o acesso de passageiros com deficiência visual, falta a sinalização sonora na abertura de portas do coletivo e de avisos por voz, no interior do ônibus indicando as principais paradas, as calçadas também deixam a desejar pois há desníveis, calçadas desreguladas e falta de rampas e corrimões, que deveriam ser feitos pela administração municipal, essas condições estruturais dificultam a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. 
O artigo é excelente, para os moradores de Caxias do Sul, turistas, pessoas que trabalham na área do turismo e também para estudantes de turismo, pois mostra que mesmo necessitando de algumas melhorias, ainda sim o transporte coletivo de Caxias do Sul é uma boa opção para as pessoas que desejam conhecer a cidade que é um belo exemplo de hospitalidade e cordialidade.

Continue navegando