Buscar

Hidrotratamento de Hidrocarbonetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIDROTRATAMENTO
O hidrotratamento consiste no tratamento de hidrocarbonetos na presença de um catalisador. Tal processo promove a remoção de impurezas como compostos de enxofre, oxigênio e nitrogênio presentes em combustíveis, além disso, a utilização deste possibilita a realização da hidrogenação catalítica de moléculas insaturadas, garantindo assim a estabilidade do produto tratado. Os processos industriais de hidrotratamento são diferenciados de acordo com as condições de operação, no tipo de catalisador utilizado, na configuração do reator. Logo o hidrotratamento é um processo amplamente utilizado para melhorar a qualidade de diversos produtos, tais como, gás natural, gasolina, diesel, querosene de aviação, querosene e óleos combustíveis(HOFF, 2015).
O processo industrial do hidrotratamento consiste em, inicialmente bombear a carga inicial até que se atinja a pressão necessária. Em seguida a ela, é adicionado um fluxo de gás hidrogênio, composto de hidrogênio puro e de reciclo do processo. Tal mistura, formada por gás-líquido, é aquecida onde passará por por permutadores, utilizando troca de calor com correntes mais quentes do próprio processo. Após isto, a mistura pré-aquecida flui através de um forno para recebe o restante do calor necessário para que se atinja a temperatura reacional. Por fim a mistura então é encaminhada para o reator e de leito fixo, onde as reações de hidrotratamento ocorrem. 
Ao sair do reator, a mistura, ainda quentes, é parcialmente refrigerada e encaminhada para um vaso separador, onde são separados o gás rico em hidrogênio, a água ácida formada no processo e o combustível hidrotratado. O gás é enviado para um tratamento a base de amina com objetivo de remover o H2S e posteriormente é reencaminhado para o processo compondo o gás de reciclo. Como o óleo hidrotratado ainda carrega hidrocarbonetos leves e H2S produzido nos reatores, por este motivo ele é encaminhado para uma retificação com vapor, onde estes compostos são eliminados. Em seguida o produto é seco e levado para armazenamento final(HOFF, 2015).
 	Os gases residuais resultantes do processo são usados como gás combustível em refinarias. Já o sulfeto de hidrogênio, removido é enviado para unidade de tratamento onde será transformado em enxofre elementar ou a ácido sulfúrico(HOFF, 2015).
O processo descrito até aqui pode ser observado no seguinte fluxograma:
Figura XX: Processo de hidrotratamento catalítico 
Fonte: HOFF, 2015.
O processo de hidrotratamento se torna mais elaborados de acordo que ocorre aumento nas condições de temperatura e pressão do tratamento, dependendo das características da carga utilizada. A remoção de maiores concentrações de enxofre e nitrogênio, e as reações de hidrogenação de olefinas e aromáticos, por serem exotérmicas, podem exigir um controle reacional maior(HOFF, 2015).
REFERENCIAS
HOFF, Silvana. Desenvolvimento de modificações em reatores de leito catalítico de planta industrial de hidrotratamento de diesel . 2015. 41 p. Dissertação (Trabalho de Conclusão de Curso em Química Industrial)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/139077/000987667.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 mar. 2018.

Outros materiais