Buscar

apol Vertentes Historiográficas do Século XX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a seguinte citação: 
“François Dosse [...] postula que existem drásticas rupturas entre o projeto historiográfico dos historiadores que dominam a atual Nouvelle Histoire e o projeto de história global que era sustentado pelos fundadores e consolidadores da Escola dos Annales até 1968”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José Costa D'Assunção. A escola dos Annales: considerações sobre a História do movimento. História em Reflexão. vol. 4. n. 8, Dourados, jul.-dez. 2010, p. 1-29. p. 5. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre a Escola dos Annales e a história global, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Em seu primeiro momento ou geração, a Escola dos Annales buscava uma compreensão das diferentes dimensões de uma mesma sociedade, almejando uma história total ou global.
Você acertou!
[os] pressupostos de investigação histórica convergiram em uma das grandes ambições do movimento [...]: a elaboração de uma história total ou global. [...] representava a pretensão de conhecer uma determinada sociedade em suas múltiplas dimensões e, a partir da junção de suas partes, obter um conhecimento histórico total desta. (livro-base, p. 54-55).
	
	B
	O objetivo final da primeira geração dos Annales era a constituição de uma história total, construindo uma verdade única e imutável sobre o passado.
	
	C
	A história total que a primeira geração dos Annales visava estava de acordo com os projetos políticos totalitários e com a exaltação do Estado dos governos autoritários alemão e italiano contemporâneos da revista.
	
	D
	A metodologia da construção de uma história total deveria ser a distribuição das áreas de estudo por diferentes historiadores, contribuindo para a divisão do trabalho acadêmico e especialização maior sobre um objeto cada vez menor de estudo.
	
	E
	Apesar de proposta em seus primeiros números, a concepção de uma história global foi rapidamente abandonada pela revista dos Annales, que se dedicou desde então a análises de eventos históricos e grandes nomes do passado.
 
Questão 2/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Considere a seguinte citação: 
"[...] no decorrer da primeira metade do século XX, novas formas de conceber a história emergiram com impacto transformador. Da estrita esfera da política tradicional, dos discursos oficiais e das ações dos varões insignes passou-se às articulações complexas das diferentes dimensões da vida social, pelo alargamento dos horizontes temáticos dos historiadores". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marco Antônio (orgs.) A Constituição da História como ciência - De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 37. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a importância das diferentes dimensões da vida social, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A principal dimensão social analisada pela escola positivista era a do aspecto econômico, com ênfase nas trocas de bens de economia simbólica.
	
	B
	A narrativa histórica construída pelos positivistas não negava outras esferas da vida social, mas a análise política tradicional era, de forma quase unânime, o fio condutor.
Você acertou!
vertente de uma análise política tradicional emergia quase como uma unanimidade entre os especialistas como área de um interesse comprometido com um conhecimento importante e socialmente relevante. (livro-base, p. 41).
	
	C
	A escola positivista desenvolveu métodos e técnicas específicas para estudar a dimensão das mentalidades sociais ao longo do tempo, e por isso a produção nesta área foi mais numerosa.
	
	D
	O positivismo elencava como foco de análise as questões processuais das formações das diferentes classes sociais.
	
	E
	A economia política sempre figurou entre a principal temática positivista no que se refere aos estudos históricos.
Questão 3/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O método retrospectivo não leva o historiador à busca das ‘origens’. O historiador vai do presente ao passado e retorna do passado ao presente. Passado e presente se determinam reciprocamente. O passado só é apreensível se se vai até ele com uma problemática sustentada pelo presente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís. História e História da Educação - O debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 41. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre passado e presente na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	De acordo com a Escola dos Annales, passado e presente são realidades diferentes e cindidas, sem relação.
	
	B
	A Escola dos Annales acreditava que cabia ao historiador, no presente, deixar o passado falar por si, sem interferência no conteúdo das fontes que deveria ser revelado, jamais questionado.
	
	C
	O passado só seria útil à Escola dos Annales caso os elementos pinçados se encaixassem no projeto acadêmico-político do(a) historiador(a).
	
	D
	O ponto a partir do qual o(a) historiador(a) indaga o passado é o presente, e por isso urge que conheça esse presente para que a interlocução entre quem investiga, de onde investiga e suas hipóteses sejam claras.
Você acertou!
"As questões colocadas pelos pesquisadores [...] são obrigatoriamente pensadas a partir de seu tempo de origem: o presente. Os historiadores, assim como aqueles a quem se dirigem, são homens de seu tempo, contemporâneos, localizados em mesmo estrato temporal de onde surgem suas dúvidas, motivações e o espaço de interlocução. É impossível falar com os mortos tampouco colocar-se plenamente em seu lugar. Por isso, a prática histórica exige do pesquisador a consciência dessa relação dinâmica com o presente". (livro-base, p. 53)
	
	E
	A relação entre passado e presente é de causa e consequência para os Annales, em consonância com a metodologia importada da Física, adotada por essa corrente de pensamento.
Questão 4/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte passagem: 
“Trata-se de estudar [...] a história de um milagre. Refazer grande parte do percurso da Idade Média e da Época Moderna para compreender o rito de cura das escrófulas (adenite tuberculosa), efetuado pelos reis de Inglaterra e França através do toque de suas mãos, regiamente diferenciadas. Ou, para ser mais exato e explícito, 'fazer história com aquilo que, até o presente, era apenas anedota'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GASPAR. Tarcísio de Souza. A Ilusão e a Cura - Reis Taumaturgos, Marc Bloch. Revista Cantareira, n. 8, 2005. Disponível na íntegra em http://www.historia.uff.br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2013/05/e08a06.pdf. Acesso em 04 mar. 2017. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as contribuições da obra Os Reis Taumaturgos, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os Reis Taumaturgos é o melhor exemplo da historiografia pretendida pelos Annales, uma vez que se concentrava em história política "acontecimental" dos grandes reis do passado.
	
	B
	A obra de Bloch se constituiu como um dos pilares da historiografia moderna ao abordar ciclos econômicos da França rural.
	
	C
	Os Reis Taumaturgos inaugurou a assim chamada micro-história,uma vez que seu objeto de estudo era bem específico e consideravelmente diminuto: as moedas concedidas pelos reis quando efetuavam o toque de cura. 
	
	D
	A obra de Braudel sobre o Mediterrâneo pode ser considerada a primeira obra de Geo-história por incluir mapas em sua edição impressa.
	
	E
	O estudo proposto por Bloch expressa os anseios da primeira geração dos Annales, ao estudar as crenças no milagre, recuperando fontes que até então eram descartadas pelas escolas históricas anteriores e com uma problemática inédita.
Você acertou!
O foco de Os Reis Taumaturgos não estava na história dos monarcas, mas nas crenças do milagre, em suas representações coletivas. Além disso empregou uma metodologia inovadora por compor uma história comparada e também por fazê-lo utilizando fontes até então consideradas inadequadas ao estudo histórico (livro-base, p. 61-63).
Questão 5/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Braudel conceitua esta primeira parte [o espaço] como a de uma história ‘quase imóvel’ [...]. Braudel, no entanto, segue descrevendo este tempo como caracterizado pelas ‘lentas transformações’, sem as quais o objeto estudado foge ao domínio do historiador. A quase imobilidade da geo-história está antes ligada a uma suposta ‘prisão de longa duração’ que a uma falta de transformação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRACCO, Rodrigo Bianchini. A longa duração e as estruturas temporais em Fernand Braudel: de sua tese O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na Época de Felipe II até o artigo História e Ciências Sociais: a longa duração (1949-1958). 2009. Dissertação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre espaço e história no pensamento de Braudel, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O pensamento de Braudel foi influente na medida em que defendia que o único fator que interfere na sociedade é o espaço.
	
	B
	As reflexões braudelianas sobre espaço consideravam que este atuava sobre a história, interagindo com outras esferas sociais.
Você acertou!
Uma das principais contribuições de Braudel é a demonstração de que as características geográficas têm sua própria história e estão inseridas e relacionadas com outras dimensões sociais. (livro-base, p. 73).
	
	C
	Para Braudel, é a partir de Felipe II que podemos pensar no controle da ação humana sobre a geologia.
	
	D
	A narrativa histórica deve incluir a reflexão sobre espaço, de acordo com Braudel, incluindo-a nas reflexões históricas de curta duração.
	
	E
	O espaço deve ser considerado associado às grandes figuras históricas de seu tempo, para entender como este foi experimentado e vencido pelos grandes homens.

Outros materiais