Buscar

ÁCIDO NÍTRICO - QUÍMICA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O ácido nítrico é um composto químico representado pela fórmula HNO3. É o segundo ácido mais fabricado e mais consumido na indústria, perdendo apenas para o ácido sulfúrico.
CARACTERÍSTICAS
O ácido nítrico é um líquido incolor e tóxico. Também é corrosivo, podendo causar queimaduras e manchas amareladas na pele. Em caso de acidentes com ácido nítrico é fundamental buscar orientação médica. Ele entra em ebulição a 83°C, sendo muito solúvel em água. 
A solução aquosa de ácido nítrico, com o tempo e a influência da luz, fica amarelada devido à decomposição do HNO3 em NO2. 
4HNO3 → 2H2O + 4 NO2 + O2
OBTENÇÃO
O ácido nítrico é obtido, industrialmente, por um processo realizado em 3 etapas.	
A primeira etapa consiste na obtenção de NO, ou seja, monóxido de nitrogênio. A amônia reage com o O2 na presença de um catalisador apropriado.
A platina atua como catalisador na primeira etapa, tornando a reação suficientemente rápida para ter utilidade industrial.
A segunda etapa do processo consiste na oxidação do monóxido de nitrogênio, originando o dióxido de nitrogênio. Ou seja, o NO é convertido em NO2.
A terceira etapa do processo consiste na reação do NO com H2O, produzindo HNO3 (ácido nítrico).
UTILIZAÇÃO
O ácido nítrico é usado para produzir componentes de fertilizantes agrícolas, como o NH4NO3. Também é empregado na produção de explosivos como nitroglicerina (componente explosivo da dinamite), TNT (trinitrotolueno) e o salitre (um dos componentes da pólvora). Ademais, o ácido nítrico pode ser utilizado na fabricação de compostos orgânicos como corantes, plásticos, medicamentos e fibras sintéticas (náilon).
IMPACTOS AMBIENTAIS
A produção de ácido nítrico é extremamente poluidora, pois libera gases (como o NO e NO2) que contribuem para o desencadeamento da chuva ácida e agravamento do aquecimento global.
O gás NO (monóxido de nitrogênio), resultante do processo de obtenção do ácido nítrico, e o NO2 (dióxido de nitrogênio) também aumentam a destruição da camada de ozônio. Ademais, o monóxido de nitrogênio também contribui para a formação de uma massa acidentada de ar poluído nas regiões metropolitanas.
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e acidificação das águas de rios. A chuva ácida também pode causar a corrosão de monumentos históricos, prédios e estátuas.
O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação, já que houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos. O aquecimento global provoca, principalmente, o derretimento de geleiras e mudança na composição da fauna e da flora em todo o planeta.

Continue navegando

Outros materiais