Buscar

atividade 2

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Professor: Rosilene Moreira 
Disciplina: Noções de Ciências Sociais.
Curso: Ciências Contábeis. 
Polo: Nova Andradina - MS
Aluna: Francieli	 Schulz		RGM: 103.7882
Data: 30-05-2019
Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8
	
	
	
ATIVIDADE 02
O fato de a sociedade brasileira possuir a democracia racial como ideal afirmado e desejado, conduziu encobrimento da realidade das relações entre brancos e negros. 
O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013).
Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”.
R: Acredito que por mais que a sociedade alegue que não e preconceituosa e nem discriminatória,vejo preconceito em muitos lugares, principalmente contra pobres e negros. A sociedade como um todo tem um pré-conceito que os negros são pessoas incapazes de ter um bom poder aquisitivo. A cultura que o branco esta acima de qualquer outro grupo é uma cultura que vem de muitas gerações passadas e ainda muito difícil de ser retirada do meio cultural. Enquanto a sociedade não entender que não existe vários tipos de raças e sim apenas uma raça que é a raça humana, vamos nos deparar com muitas pessoas sendo discriminadas, por sua cor, seu poder aquisitivo,sua fé. Devemos olhar para o nosso próximo como um individuo semelhante a nós. E deixamos o velho e ultrapassado preconceito para traz.
Para refletir:
1. “A liberdade do indivíduo só se completa como liberdade do cidadão de um Estado livre e de direito. As leis, a Constituição, as declarações de direitos, a definição dos poderes, a divisão destes poderes para evitar abusos, e a própria prática das eleições periódicas aparecem hoje como questões éticas fundamentais. Ninguém é livre, numa ditadura; a velha lição de Hegel se confirmou até os nossos dias. ( VALLS, 1994)
2. A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. 
Considerando a imagem e as ideias que ela transmite e a citação acima construa um texto sobre a ÉTICA na política. O texto deverá ter no mínimo 08 linhas.
R: 
 A ética esta ligada aos nossos valores, naquilo que acreditamos, à nossa personalidade.
 Ser ético só depende de nos mesmo, é um escolha que fazemos no nosso dia -a- dia , diante das varias situações que enfrentamos. A ética cabe em todos os lugares, porém acredito que temos uma enorme carência de ética na política, onde os interesses da sociedade deveriam ser representados e não os próprios interesses. Ter uma postura ética, nem sempre vai nos trazer benefícios matérias, mas com toda certeza se agirmos com ética nossa consciência vai sempre estar tranqüila, com sentimento que agimos para o bem de todos. 
 É de extrema importância que os políticos tenham uma conduta ética, para que a sociedade seja beneficiada.Um ponto que deve ser ainda muito melhorado pelos nossos políticos é a questão da corrupção, que leva a política do nosso país cair em descrédito pela sociedade.A corrupção tira o dinheiro que deveria ser investido em: saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento básico entre outros e desviando para uma minoria para seus próprios interesses.
Em sentido antropológico, não falamos de cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica passa por transformações culturais amplas. (CHAUI, M. Convite a filosofia. São Paulo. Ática. 1995) A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito a diversidade cultural significa:
R:
Somos todos iguais, independentemente da nossa cor, cultura, religião, costumes, classe social, local onde moramos ou qualquer outra coisa que possa ser motivo de separação. A nossa diversidade cultural não deve ser motivo de preconceito ou de descriminalização, e sim de união e respeito. Cada um vivendo de acordo com seus costumes e respeitando um ao outro.
4- Os problemas ambientais são “efeitos ‘inesperados’ do modelo de desenvolvimento econômico dominante (capitalista – industrialista), que se ‘legitima’ atendendo as demandas de consumo da população, [que] continua aumentando dentro de um planeta com capacidade de sustentação limitada”. Por isso, no entendimento de Viola et al.(1998), a política ambiental, analisada em sentido amplo, não pode ser separada de uma discussão dos valores mais profundos que regem a sociedade humana. 
A partir da leitura do texto acima comente sobre a globalização, os seus impactos ambientais e o papel da sociedade na preservação do meio ambiente.
R: 
 Com a globalização, veio o consumismo e as produções em grande escala. O mundo cada dia mais capitalista e industrializado, com uso de tecnologias avançadas, o que nos leva também a refletir nos impactos ambientais, com as emissão de gases poluidores, desmatamento, poluições de rios, espécies em extinções entre outros. A sociedade muito se fala em consciência ambiental, mas na pratica isso quase não acontece, o meio ambiente ainda continua sendo ameaçado pelo mundo moderno. Muitas pessoas ainda não estão dispostas a largarem velhos hábitos para beneficiar o meio ambiente. 
5- Analise as afirmações abaixo:
 I- Supõe-se que as mídias provoquem uma alienação cultural, uma aniquilação de qualquer capacidade criativa do indivíduo, que, por sua vez, não teria meios de escapar à influência da mensagem transmitida. Quando se reflete sobre as mídias é essencial que se considerem as condições de recepção. Richard Hoggart (1993) mostrou que a receptividade das classes populares à mensagem midiática é muito seletiva.
II- 
A partir da análise do texto I e da tirinha II comente sobre a influência das mídias frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação na sociedade contemporânea.
R:
Vejo que as pessoas tem o mundo virtual, um mundo diferente da realidade, onde nas redes sociais a vida é perfeita, sem defeitos, onde se encontra todas as respostas, onde você pode ser a pessoa que você quiser. |Um mundo em que a próxima as pessoas distantes e distancia as que estão próximas.

Continue navegando