Buscar

Folha de Respostas

Prévia do material em texto

�
AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA
FOLHA DE RESPOSTA
	Resolução / Resposta: Resenha do conto “Negrinha”, Monteiro Lobato
	O conto narra à história de uma garota negra, e com olhos assustada e magra devido à fome. A mãe de Negrinha era escrava e a criança nasceu na senzala. A garota, em seus primeiros anos de vida, só ficava pelos cantos da cozinha, pois a patroa não gostava de crianças. Após a morte da mãe, Negrinha ficou sob os cuidados da patroa, Dona Inácia. Seu divertimento era ver o Cuco do relógio.
Dona Inácia era uma mulher viúva, sem filhos e muito rica e tinha certos privilégios por passar uma imagem, mesmo que falsa, de uma pessoa boa e caridosa para os padres, tendo até lugar luxuoso na Igreja e espaço guardado no Céu. Mas dentro da casa a mesma não era tão bondosa, pois ela não estava acostumada com choros de crianças. Por isso, logo que escutava um berro ou choro, se enchia de raiva, ainda mais de uma criança escrava.
Um pequeno movimento que desagradasse sua patroa era logo repreendido com muita tortura. Negrinha vivia acostumada com agressões e maus tratos e seu corpo já era todo marcado das agressões, sendo injustiçada sempre que havia a chance. Dona Inácia sempre a colocava imobilizada em um canto por horas. O único sinal de felicidade que havia em Negrinha era quando batia o horário num relógio e saía um “cuco” de dentro, cantando e abrindo a boca. Aquilo fazia a garota esquecer por um instante da dura vida que levava.
Certo dia, as sobrinhas de Dona Inácia estavam de férias na casa. Eram loiras, ricas, lindas meninas, nascidas e criadas no melhor meio possível. As crianças corriam pela casa. Negrinha, observando a grande festa infantil, não viu nenhum mal em se juntar, e lá foi. Rapidamente, ela sofreu agressões e injúrias da patroa, como beliscões e xingamentos, sendo posta no seu “devido” lugar.
As sobrinhas de Dona Inácia logo se interessaram em saber quem era aquela menina, Negrinha. Negrinha ficou encantada com a boneca das meninas, algo que nunca havia visto. Como eram bondosas, as meninas deixaram Negrinha desfrutar de sua alegria com a boneca.
Terminadas as férias, as meninas foram embora levando consigo a boneca, e a felicidade de Negrinha. Assim, Negrinha passou a não se alimentar com tamanha tristeza, até não lhe restarem mais forças, levando à morte e rendendo lembranças cômicas à Dona Inácia e suas sobrinhas.
O conto de Monteiro Lobato reflete bem o preconceito racial no Brasil. De um lado Negrinha, que sofria toda a opressão e tortura física e psicológica, do outro a senhora dos escravos, diferente da menina que nem nome tinha. Essa senhora é Dona Inácia, branca, gorda, que é o espelho da hipocrisia social e religiosa. Não aceitava o fim da escravidão
 Dona Inácia é a representação de todo o preconceito social daquela época de uma sociedade pós-abolição que se viu incapaz de retirar das raízes sociais o que já está impregnado na nossa cultura. Até mesmo pelo fato de o Brasil ter sido um dos últimos países a abolir a escravidão. 
2019/1 - Recreação Lúdico-Pedagógica - EAD
�

Continue navegando