Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Copia - Copia

Prévia do material em texto

UNINASSAU
GESTÃO DE RECURSOS HUMANO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE CASO
 
1. Leia o texto:
 
A Tecno Plus é uma organização de grande porte, que fornece equipamentos e soluções de informática para diversos tipos de empresas brasileiras. Seus produtos e serviços têm qualidade reconhecida no mercado. No entanto, os preços praticados pela Tecno Plus são bastante elevados, quando comparados aos preços praticados pelos concorrentes. Além disso, a empresa tem tido dificuldade em cumprir seus prazos de entrega. Esses estão cada vez mais dilatados. Em função disso, os diretores da Tecno Plus foram alertados pelo departamento de marketing, que a empresa tem perdido clientes para os concorrentes, de forma gradativa, nos últimos 12 meses.
 
Realizou-se um estudo mais detalhado dos processos internos e identificou-se que o grande gargalo estava na área de projeto e montagem de equipamentos. Então, a diretoria decidiu contratar uma empresa de consultoria para resolver a situação. Um contrato de 12 meses foi fechado. Ficou acertado que, os primeiros seis meses de consultoria estariam dedicados aos estudos de todos os processos. Nos seis meses posteriores, ocorreria o processo de implementação de mudanças necessárias a melhoria dos processos.
 
E, para auxiliar a consultoria contratada, na condução desses trabalhos, a direção da empresa deveria indicar um grupo de empregados para compor uma equipe interna de consultores. Esses seriam os responsáveis por acompanhar o processo inicial de análise dos processos e implantar a mudança na Tecno Plus. A direção compôs a equipe com empregados que tinham cerca de um ano na empresa. A maioria dos empregados da equipe eram trainees e gerentes júnior.
Após alguns meses de trabalho, a equipe apresentou à direção suas propostas de mudança para a Tecno Plus e essas foram aprovadas. Mas, diferentemente do que aconteceu nas reuniões com a direção da empresa, a reação dos empregados às propostas foi negativa.
 
Marcos, um dos engenheiros mais antigos da empresa afirmava:
- A implantação dessas mudanças afetará a qualidade dos produtos e serviços.
O técnico Antônio completou:
- Do ponto de vista técnico, essas mudanças encurtarão etapas imprescindíveis ao processo. Vocês estão propondo uma solução sem ter conhecimento de sua prática.
Marinho, outro engenheiro experiente, ressaltou:
- Suas recomendações não trarão melhorias ao processo. Vocês estão negligenciando fatores operacionais importantes.
 
Com isso, gerou-se um impasse na Tecno Plus. As soluções apresentadas pela consultoria em conjunto com a equipe interna não haviam sido implantadas. Um ano se passou e os problemas internos aumentaram. A diretoria culpava a consultoria. Essa culpava a equipe interna por não ter conseguido implementar as soluções necessárias para a melhoria dos processos.
 
E, na última reunião da diretoria, Ramiro, o presidente da Tecno Plus perguntou:
- Por que não deu certo?
E, Rodrigo, o diretor de operações da empresa, disse o seguinte:
- Será que os engenheiros e técnicos resolveram sabotar o trabalho da equipe interna?
 
(Texto adaptado de MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006).
 
2. Elabore sua resposta conforme as instruções abaixo (QUESTÕES PARA REFLEXÃO):
 
a) Faça uma análise dos erros cometidos pela direção da Tecno Plus, levando em consideração as atividades de planejamento, organização, liderança e controle.
 
b) Que habilidades você teria levado em consideração para formar a equipe de consultores internos?
 
c) Como você resolveria o impasse instalado na Tecno Plus?
A Tecno Plus, empresa de renome no mercado e de grande porte por fornecer equipamentos de informática com qualidade reconhecida no mercado, sofre hoje com grande decadência em cumprir prazos na entrega ao cliente e ter preço bastante elevados, estes fatos tem levado a perda de clientela no mercado há pelo menos 12 meses.
O que se nota diante de uma organização de grande porte é que o setor de montagem dos equipamentos precisava de melhoria, ou seja precisam se enquadra nos princípios básicos da administração (planejamento, organização, liderança e controle).
Por este motivo a empresa contratou uma consultoria, para ver o que realmente estava acontecendo e o que poderia ser feito.
Dentre estes passos dado pela empresa, que por sua vez jamais foi errado, até porque a mesma precisava se organizar e produzir. Vejo que a empresa neste setor não tinha nenhum planejamento de metas específicos.
A equipe que ficou para averiguação do contexto não fez errado e sim apresentou as propostas para a melhoria da empresa, claro que tudo que lhe tira da zona de conforto gera conflito, que foi o que aconteceu com os empregados mais antigos da empresa, também vejo que além da proposta apresentada ela deveria ter sido cumprida, tudo que foi elaborado para mudança não foi acompanhado de perto pela equipe, mesmo que seja trainees e gerente júnior é um funcionário como qualquer outro e tende a zelar pelo seu emprego trazendo o que há de melhor para melhoria da empresa e com certeza foi escolhidos por ter habilidades para desenvolver o trabalho proposto pela consultoria e empresa.
O erro maior foi a empresa não ter imposto aos funcionários o que realmente ela queria, pois teve despesas com a consultoria e ainda com mais déficit durante outro ano e não tomou a atitude de mudança.
No entanto resolveria da seguinte forma: analisava a proposta da consultoria, também fazia uma analise dos custos e planejamento estratégico, montaria uma equipe para aprender o trabalho de produção e montagem juntamente com os funcionários mais antigos para houvesse demanda. Mas claro isto tudo de acordo com as habilidades e competências de cada um.
Foi justamente o que faltou na equipe proposta, a competência para prosseguir com o planejamento.

Continue navegando