Buscar

relatorio de inorganica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Goiás
Disciplina: Inorgânica Experimental
Prof: Hernanes Barcelos
Alunos: Bruno de Ávila Teixeira, Mateus Silva Barreto
Prática 1- Propriedades dos metais
Introdução
O alumínio é um dos metais mais utilizados na indústria atual, com propriedades de resistência, durabilidade, condutividade, leveza e resistência à corrosão. A alumina, processada a partir do minério de bauxita extraído, é alimentada em uma célula onde é misturada com crisólita, através da qual uma corrente elétrica contínua é passada. A bauxita é extraída através de extração a céu aberto e convertida em alumina, geralmente perto da mina. O pó de alumina é enviado para fundições de alumínio em todo o mundo, onde é fundido e moldado em tarugos, blocos e lingotes de alumínio antes de serem cortados em tamanhos gerenciáveis ​​usando serras circulares grandes. Os blocos de alumínio são então palatizados para distribuição em vários especialistas em extrusão de alumínio e fabricação de componentes. A extração de pó de alumínio da bauxita é realizada utilizando o processo Bayer. Isso implica a lavagem e esmagamento do minério antes de adicioná-lo a um recipiente contendo soda cáustica e cal onde o vapor é injetado na solução resultante. Esta solução é filtrada antes de ser seca e calcificada em um forno rotativo do qual ela sai como pó de alumina. Estudando a reatividade de alguns metais é efetuando a extração do alumínio a partir de seu minério, a bauxita.
Parte Experimental
Materiais utilizados
1.1.Foram utilizado um cadinho de porcelana, água destilada, fenolftaleína e sódio 
Metálico , béquer de 600 ml é uma pinça.
1.2.Um Erlenmeyer, gelo seco, um pedaço de vela acessa, uma fita de magnésio.
2.Na extração do alumínio pela bauxita foi 5.040g de bauxita triturada,, os instrumentos de medida de volume foram: um béquer de 100 ml, um béquer de 250 ml , utilizando as soluções de 30 ml de NaOH, é 45 ml de H2SO4, com processos de filtração a vácuo usando o funil de Buncher é após a mistura e aquecida com a chapa aquecedora e usando bastão de vidro na agitação, sendo acrescentada água destilada para repor o volume é em seguida sendo filtrado a vácuo ,levando o sólido em uma estufa de 1.000-1.100 º C, seguida pela calcinação a 1.100 ºC em recipiente de porcelana.
Metodologia
1.1.Em um cadinho de porcelana, foi adicionado água destilada e acrescentado gotas de fenoffaleina é utilizando uma pinça retirou-se o pedaço sólido metálico do frasco e colocou no cadinho com água com o procedimento sendo feito atrás de anteparo de acrílico.
1.2. Utilizando um Erlenmeyer adicionando uma pedra de gelo seco, é em seguida introduziu uma vela acessa pressa, em um arame , e depois no mesmo erlenmeyer também introduziu uma fita de magnésio.
2.A bauxita foi triturada e transferida para um béquer de 100 ml, pesada em uma balança semi-analitica , com 5.040g e acrescentada 30 ml de NaOH 3,5 mol/l.. Mantendo a solução sobre chapa elétrica a temperatura elevada por 45 min. e agitando com bastão de vidro, com adição de água destilada quente conforme a evaporação da mistura, para manutenção constante do volume por evaporação em seguida filtrando a mistura a vácuo em funil de Buchner e lavando o sólido com água destilada. Descartando o resíduo solido em local apropriado. Transferindo o filtrado para um béquer de 250 ml precipitando o sólido de alumínio por meio de adição de 30 ml de H2SO4 quando atingiu o PH 7, foi aquecido na chapa elétrica por mais 15 min. e em seguida filtrado a vácuo novamente e lavando o sólido com água quente destilada. O solido que ficou no papel de filtro foi colocado em vidro de relógio é levado para a estufa para secagem com 1.000-1.100ºC por 24hrs, e em seguida para a calcinação em um recipiente de porcelana a 1.100ºC. Na pesagem antes da calcinação 24.1588g, depois da calcinação 25.7080g.
Discussão
1.1.Ao adicionar sódio metálico em água ocorre a reação com liberação de gás hidrogênio.
2Na(s+2H2O(l)---2NaOH(aq)+H2(g)
Todo esse procedimento é feito atrás de um anteparo de acrílico. Ao colocar o sódio metálico cuidadosamente sobre a água do cadinho, observou-se uma reação extremante exotérmica . O pedaço de sólido metálico permaneceu na superfície da água, devido a energia liberada e sendo difundida na água. Devido o metal e mistura de água com a fenoftaleina da água passando a ser rósea apresentando meio básico e liberando o gás hidrogênio. O sódio e chamado de metal alcalino (assim como os seus grupos) justamente por causa que a reação desse metal com água gera meio básico.
1.2. A vela ligeiramente apagou por falta de oxigênio no meio para manter a reação de combustão . Um fita de magnésio foi introduzida e reação também foi interrompida este comportamento se deve ao fato da falta de O2 no meio. 
2Mg(s)+O2(g)—2MgO(s).
2.A extração do alumínio através do minério de bauxita acontece com o processo de Bayer é possível devido ao caráter anfótero do hidróxido ( oxido- hidróxido) do alumínio. O material insolúvel denominado resíduo vermelho e removida por filtração e contêm principalmente óxidos de ferro.
Equação química pelo processo de Bayer.
Al2O3(s)+2NaOH(aq)+3H2O(l)----2Na[Al(OH)4)]
Observamos em nosso experimento que o aumento da concentração da solução de NaOH intensifica a cor do filtrado separado da lama vermelha acarretando um maior grau de impurezas orgânicas na solução de aluminado de sódio. A partir da solução de Na [ Al(OH)4] o hidróxido de alumínio é precipitado pela adição de solução ácida H2SO4 até o valor do ph aproximadamente igual a 7( razão [ OH-]/[ Al3+]No processo de calcinação a amostra que estava no cadinho, ficou durante 24hrs na estuda com temperatura acima de 1.000º C para eliminar a água obtendo o óxido de alumínio.
Conclusão:
A extração do alumínio pela bauxita mostra a sua importância através do processo químico na indústria refletindo da seguinte forma Mais de 90% do hidróxido de alumínio produzido no mundo usando o processo Bayer é convertido em alumina e usado na indústria do alumínio metálico, mas o Al(OH)3 também tem aplicação direta nas indústrias de papel, tintas, vidros, cerâmicas, produtos farmacêuticos, cremes dentais e retardantes de chamas2. Grande parte é destinada à manufatura de produtos químicos, particularmente de zeólitas e de sulfato de alumínio "livre de ferro". Outros usos importantes são as produções de fluoreto de alumínio, nitrato de alumínio, poli(cloreto de alumínio), poli(sulfatossilicato de alumínio), aluminato de sódio, catalisadores e pigmentos a base de titânio.
Bibliografia:
Scielo
Quimica Nova vol 25.
Vera R. Leopoldo Constantino*, Koiti Araki, Denise de Oliveira Silva e Wanda de Oliveira
Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, Universidade de São Paulo

Outros materiais