Buscar

AD2 GEOGRAFIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 – 2019 - 1
Disciplina: GEOGRAFIA I
Coordenador (a): 	EDUARDO PIMENTEL MENEZES
Aluno (a): _ _____________ Matr.:__ _______________
Polo: _ _ 
1 – Faça uma análise dos principais elementos presentes nos PCNs sobre a relevância do ensino de Geografia nos Anos Iniciais. (5,0)
 
A Geografia, na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais , tem um tratamento específico como área, uma vez que oferece instrumentos essenciais para compreensão e intervenção n a realidade social. Por meio dela podemos compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirirmos uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele. Também podemos conhecer as múltiplas 
relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as marcas do passado no presente. 
O documento de Geografia propõe um trabalho pedagógico que visa à ampliação das capacidades dos alunos, do ensino fundamental, de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as 
características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. 
A primeira parte descreve a trajetória da Geografia, como ciência e como disciplina escolar, 
mostrando suas tendências atuais e sua importância na formação do cidadão. Apontam-se os 
conceitos, os procedimentos e as atitudes a serem ensinados, para que os alunos se aproximem e compreendam a dinâmica desta área de conhecimento, em termos de suas teorias e explicações. 
Na segunda parte, encontra-se uma descrição de como pode ser o trabalho com essa disciplina para as primeiras quatro séries, apresentando objetivos, conteúdos e critérios de avaliação. 
No final, o documento traz uma série de indicações sobre a organização do trabalho escolar do ponto de vista didático. Nas orientações didáticas, os princípios e os procedimentos de Geografia são apresentados como recursos a se rem uti lizados pelo professor no planejamento de suas aulas e na definição das atividades a serem propostas para os alunos.
2 – Escolha um livro didático de Geografia dos Anos Iniciais (indique autor, editora, série, volume e data) e desenvolva uma análise crítica sobre a obra a partir dos elementos desenvolvidos na primeira questão. (5,0)
 Livro: Aprender J untos - Geografia - 3º Ano - Ensino Fundamental I Autor: Leda Leonardo da Silva Origem: Nacional Editora: SM - Didáticos Coleção: Aprender Juntos Edição: 5 Ano: 2016 Assunto: Didáticos - Geografia - Ensino Fundamental I Idioma: PORTUGUÊS País de Produção: BRASIL Grau: Ensino Fundamental I Série: 3º ano Nº de Páginas: 128
 O livro projeto Aprender Juntos possui uma proposta coerente e eficaz para a formação integral do ser humano. O livro traz os elementos necessários para que o ensino aprendizagem ocorra com segurança e qualidade. em três eixos: os conteúdos programáticos fundamentais e específicos da disciplina , Competências e Habilidades e a Educação em Valores. Para os Parâmetros, é fundamental que o professor valorize a vivência do aluno para que ele possa perceber que a Geografia faz parte do seu cotidiano, trazendo para o interior da sala de aula a sua experiência. Dessa forma, por meio da interação, professores e alunos poderão procurar entender que tanto a sociedade como a natureza constituem os fundamentos com os quais paisagem, território, lugar e região são construídos. E esse livro tem uma diversidade de atividades propostas, com questões que contextualizam os temas, buscando articulação com o saber do aluno. Além dos textos, os conteúdos são desenvolvidos com apoio em mapas, imagens, questões e atividades voltadas para a formação integral do aluno como ser humano, que pensa com autonomia e capacidade crítica o mundo em que vive, agindo com responsabilidade e respeito em relação às diferenças. O livro atende a proposta dos PCNs, pois trabalha o lugar e a região, não somente como dimensões objetivas resultantes das interações entre o homem e a natureza, mas d estacando a categoria de lugar, assim como a de paisagem, em uma nova dimensão. A vida, o trabalho e as relações com a sociedade e a natureza são valorizados pelo reconhecimento das diferentes paisagens e lugares que formam a totalidade do espaço geográfico contemporâneo, como um espaço pleno de contradições e conflitos em contínua transformação. O conceito de paisagem é ponto de partida para o desenvolvimento dos conteúdos , sendo continuamente trabalhado, em todos os volumes da coleção. Os demais conceitos fundamentais da Geografia, como lugar, território e região, também são abordados e articulados, permitindo a compreensão do espaço geográfico como produto do trabalho socialmente acumulado através da História. Dessa forma, o aluno pode compreender o mundo em que vive e se relaciona como parte integrante desse processo, assimilando esse conhecimento ao seu cotidiano, na medida em que avança nos estudos, pois traz uma linguagem adequada ao estágio de desenvolvimento cognitivo do aluno. A articulação dos conhecimentos é, em grande medida, possibilitada pelos personagens presentes em todos os volumes da coleção, que contextualizam em suas vivências os assuntos abordados. De forma similar, os alunos podem retomar e dar significado às suas próprias experiências de vida.
�� �

Outros materiais