Buscar

Trabalhador avulso

Prévia do material em texto

Trabalhador avulso
Conceito: “é todo aquele que, sindicalizado ou não, presta serviço de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, a diversas empresas, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria (quando não portuário) ou do órgão gestor de mão de obra (quando se tratar de atividade portuária).” (Cláudia Salles Vilela Vianna – Manual Prático das Relações Trabalhistas, Editora LTr, 11ª Ed., pág. 195.)
 Lei 12.815/13 - avulso portuário - Qualquer tipo de trabalho realizado na atividade portuária organizada, será realizado por essas figuras. São pessoas que não possuem vínculo de emprego com ninguém, aguardando o serviço acontecer, que acontece quando um navio chega no porto. Na hipótese de que a mão de obra de tais pessoas jurídicas não seja suficiente, elas deverão requisitá-la ao Òrgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), entidade responsável pelo fornecimento, administração, treinamento, seleção e pagamento dos avulsos. Desta forma, o OGMO possui um cadastro de toda a mão de obra avulsa. 
OGMO - Órgão gestor de mão de obra. Responsável por gerenciar a mão de obra dos avulsos.
O avulso não é empregado do OGMO. O avulso é considerado mão de obra desgarrada, pois a OGMO não dá ordens, só gerencia o pagamento. Quem gerencia o navio é quem dará as ordens, que não pode ser o empregador, pois como tomador de serviço, é alterado todas as vezes (cada navio)
Não há uma permanência do empregado, nem do tomador do serviço. A única figura permanente é o OGMO, que é apenas um intermediador da mão de obra.
a. Eles têm todos os direitos que o empregado tem - CF/88, Art 7°, XXXVI. Existe uma sistemática de pagamento especial.
Lei 12.023/09 - avulso não portuário - tira-se o navio, e coloca-se o caminhão. Não será o OGMO, mas sim o sindicato, gestor da mão de obra. O chapa é quase um avulso. Para ser um avulso, necessariamente tem que ter a intervenção do sindicato. O chapa é um trabalhador eventual, sem direito algum. O avulso é um trabalhador com todos os direitos trabalhistas.
Para o avulso não existe a informalidade, que será na figura do Sindicato e para o portuário será a OGMO.

Continue navegando