Buscar

Exemplo de referência bibliográfica

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES E EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE LIVROS
Normas essenciais e fundamentais
Sempre se inicia a referência de um livro pelo último sobrenome. A seguir vem o título. Títulos de livro sempre devem aparecer em itálico. Se houver subtítulo, porém, não fica em itálico. Coloca-se edição após o título. Se for a segunda edição, p. ex. então será 2. ed. A seguir vem a localidade, isto é, a cidade, seguida de dois pontos. Depois vem o nome da editora seguido de vírgula. E por fim, a data, isto é, o ano. 
Lembretes essenciais e gerais:
Nunca se coloca a palavra editora ou as palavras S.A. ou LTDA. Coloca-se apenas o nome da editora e nada mais. Quando no nome do autor houver a palavra Filho, Júnior, Neto ou Sobrinho, lembre-se que não se trata de sobrenomes. Nesse caso se for, por exemplo, José de Sousa Filho, a entrada da referência então será SOUSA FILHO, José de. Nos títulos e subtítulos tudo praticamente fica em minúsculo exceto a primeira letra da primeira palavra. Ex.: Fibras para o corpo e para a alma: uma introdução psicossomática. Se o livro for a primeira edição, não se deverá colocar 1. ed. Simplesmente não se coloca nada quando for a primeira edição. 
A SEGUIR ALGUNS EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE LIVROS
Referência mais simples de todas: livro de primeira edição e sem subtítulo. 
SOUSA, Manuel de. Os engenheiros no século XXI. Carazinho: Cultural, 2013.
Livro com mais de uma edição
SOUSA, Manuel de. Os engenheiros no século XXI. 2. ed. Carazinho: Cultural, 2013.
Livro com até três autores. Colocam-se os três autores separados um do outro por ponto e vírgula. 
PEREIRA, Maria Rita; SOBREIRA, Leonardo Figueira; SILVA, Mauro José da. Filosofia para todos. Passo Fundo: Leitura, 2011.
Livro com mais de três autores. Quando um livro tem mais de três autores coloca-se apenas aquele que aparece primeiro seguido da expressão et al.
SALVERO, Marília et al. Como ter nove filhos e sobreviver. Porto Alegre: Global, 2000.
Livro com título e subtítulo
Quando o livro tiver título e subtítulo lembrem-se que o subtítulo não fica em itálico.
MAESTRI, Mário. Os senhores do litoral: conquista portuguesa e agonia tupinambá no litoral brasileiro. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1995. 
Livro com edição revista e ampliada
MAESTRI, Mário. Os senhores do litoral: conquista portuguesa e agonia tupinambá no litoral brasileiro. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: UFRGS, 1999. 
Livro com organizador
CUNHA, Silvério Pereira da (Org.). Cultura da videira. Rio de Janeiro: Moresco, 2001.
OUTRAS EXPLICAÇÕES SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE LIVROS
Um livro com organizador é quando uma pessoa ou mais de uma, organizam um livro e convidam várias outras para participar escrevendo partes desse livro. Às vezes dentro de um livro há, p. ex. uns quinze textos de quinze autores diferentes. Mas o livro é organizado por uma (ou mais) pessoas. Nesse caso, não se trata necessariamente de um caso em que se usa a expressão et al, pois não se trata de mais de três autores. Um livro com organizador é bem diferente de um livro com mais de três autores, mas que não se trata de um livro que tenha alguém que o organizou.

Continue navegando