Buscar

Apol 4 Instrumentalidade do Serviço Social

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instrumentalidade do Serviço Social
Partindo das análises da Professora Yolanda Guerra (2000), o que podemos compreender a respeito da instrumentalidade. Marque as alternativas que descrevem corretamente a compreensão da autora sobre instrumentalidade.
I – É o conjunto de instrumentos técnico-operativos
II - Envolve a capacidade que uma profissão adquire em sua trajetória sócio histórica,
III – Expressa o desenvolvimento da capacidade teleológica.
IV - É uma condição necessária à reprodução da espécie humana.
	A	Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
	B	Somente as alternativas I e III estão corretas
	C	Somente as alternativas II e III estão corretas
	D	Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
Questão 2/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
É notório, no conteúdo disponibilizado sobre o Instrumental Entrevista, a sua relevância e a necessidade de aplicação no fazer profissional do Assistente Social. Sendo assim, compreender a relevância deste processo, não apenas como elemento norteador da prática profissional, mas também (e não menos importante) enquanto referência de escuta e diálogo para o usuário dos serviços, refletir sobre este processo é fundamental. Sobre a importância do diálogo na entrevista, assinale a única assertiva correta:
	A	A entrevista revela as possibilidades e vivências do usuário dos serviços, porém, não propicia uma análise crítica da situação vivenciada por este, pois que a situação é um fato já dado, o qual não pode ser alterado.
	B	A análise crítica da situação vivenciada pelo usuário pode ser desvelada pelo profissional assistente social, o qual terá como base o processo de mediação entre a fala do usuário e o referencial teórico que embasa o fazer profissional.
	C	Apesar da entrevista corresponder a um processo dialógico entre entrevistador e entrevistado, ela é conduzida – única e exclusivamente- pelo profissional assistente social, pois que ele é o detentor do saber profissional e pode desconsiderar os relatos trazidos pelos usuários.
	D	O diálogo propiciado pelo movimento de ação-reflexão-ação propicia aos envolvidos o desenvolvimento de um processo de análise conservadora da situação, dado pelas técnicas de acolhimento, questionamentos, estímulos, apoio, reforço de ideias.
Questão 3/5 - Instrumentalidade do Serviço Social
De acordo com os estudos feitos sobre o trabalho em grupos como proposta político – pedagógica percebemos que o Assistente Social precisa estar compromissado com a tarefa permanente de dialogar. Isso significa que o profissional precisa estar disposto a que?
	A	Disposto a falar, ouvir, dar vez e voz, com o objetivo de possibilitar a elaboração e o fortalecimento de culturas centradas em valores mais solidários e coletivos.
	B	Disposto a estabelecer uma dinâmica dialógica onde o profissional fala e o grupo somente escuta as orientações dadas
	C	Disposto a estabelecer um ambiente de auto ajuda, onde os participantes possam refletir sobre suas subjetividades
	D	Disposto a somente escutar as demandas trazidas pelas pessoas do grupo sem interferir nas interações estabelecidas pelo grupo
Questão 4/5 - Instrumentais Técnico Operativos do Serviço Social
Segundo Lavoratti (2016), o tipo de entrevista mais utilizado pelo assistente social é:
	A	Entrevista semiestruturada
	B	Entrevista estruturada
	C	Entrevista não estruturada
	D	Entrevista fechada
Questão 5/5 - Instrumentalidade do Serviço Social
Compreendemos a partir da aula 4 que é fundamental que o profissional de Serviço Social tenha clareza na diferenciação dos eventos, assim como do seu público-alvo. Cada evento, além de ter particularidades, também irá demandar estruturas e metodologia de trabalho diferenciados. Sendo assim, marque a alternativa que caracteriza corretamente o que é um Simpósio.
	A	Evento onde há vários expositores com a presença de um coordenador. O tema geralmente é cientifico. Após as apresentações, a plateia participa com perguntas à mesa; o objetivo não é debater, mas sim realizar um intercâmbio de informações.
	B	Evento que reúne pessoas com o mesmo nível de qualificação. É muito utilizado como recurso de ensino, seja em escolas ou universidade.
	C	Evento onde ocorre a exposição de um assunto para uma plateia relativamente pequena. O assunto é geralmente de natureza educativa e os ouvintes já possuem algum conhecimento sobre o que será exposto.
	D	Evento realizado com número reduzido de pessoas, pode possuir caráter técnico, científico ou profissional. A discussão se dá com base em assuntos pré-estabelecidos.

Continue navegando