Buscar

atividade - saude coletiva

Prévia do material em texto

Thalita Lobo Gomes de Sousa 
 A mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) vem declinando desde a década de 1940, inicialmente com queda aguda, recentemente mais lenta, embora persistente. Entre 2000 e 2010, a mortalidade proporcional por DIP caiu de 4,7 para 4,3%. Porém, tem se observado aumento no número de mortes ocasionadas por doenças crônicas ou ligadas às causas externas (homicídios, acidentes, entre outros). Considerando o texto, cite o sistema de informação que monitora e fornece informações a respeito da mortalidade, como são obtidos os dados, quais coeficientes de mortalidade mais utilizados, a que se referem os valores citados e ainda, explique a relação do aumento das mortes por causas externas:
 O sistema que é responsável pelas informações a respeito da mortalidade no SUS (Sistema Único de Saúde) é o sistema de informação de mortalidade “SIM’’. Foi criado em 1975 para se obter os dados regulares dos dados de mortalidade no país. O documento base para a captação dos dados de mortalidade é a Declaração de Óbito (DO) onde são feitas três vias, uma é encaminhada para a secretaria de saúde, que usa os dados do morto (causa da morte, sexo, idade, endereço, entre outros) para a produção dos índices de mortalidade, uma fica com a família e outra com o estabelecimento hospitalar que emitiu a declaração. A responsabilidade na emissão da DO é do médico, sendo fundamental o seu empenho no preenchimento correto de todas as variáveis da DO.
 Quanto aos coeficientes de mortalidade, podemos citar a mortalidade infantil, mortalidade proporcional, por idade, sexos, têm também a curva de mortalidade proporcional, em que permite avaliar o grau de saúde de determinada região; a mortalidade por doenças infecciosas e parasitarias, causa específica, entre outras. A mortalidade por doenças infecciosas e parasitarias seu índice indica a quantidade de mortes por infecções e parasitas entre o total de mortes em determinado período tempo. Esse coeficiente mede a importância de cada grupo especifico no total de óbitos por causas infecciosas e parasitarias.
 Quanto as mortes por causas externas, podemos verificar que a violência não diminuiu, e vem aumentado cada vez mais. O aumento de mortes por causas externas pode estar relacionado a diversos fatores entre eles a violência nas ruas, mesmo com medidas públicas de combate a violência. Pode-se observar também um aumento em outras doenças, como a depressão e os transtornos mentais, que por sua vez tem elevado a taxa de suicídio. O aumento também da homofobia e preconceitos que acaba gerando violência, e ocasionando mortes.
Fonte: livro da disciplina interativa - Saúde coletiva.

Continue navegando