Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - SAUDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA - SAUDE COLETIVA
A mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) vem declinando desde a década de 1940, inicialmente com queda aguda, recentemente mais lenta, embora persistente. Entre 2000 e 2010, a mortalidade proporcional por DIP caiu de 4,7 para 4,3%. Porém, tem se observado aumento no número de mortes ocasionadas por doenças crônicas ou ligadas às causas externas (homicídios, acidentes, entre outros).
Considerando o texto, cite o sistema de informação que monitora e fornece informações a respeito da mortalidade, como são obtidos os dados, quais coeficientes de mortalidade mais utilizados, a que se referem os valores citados e ainda, explique a relação do aumento das mortes por causas externas.
SIM - Sistema de Informação de Mortalidade é o nome dado ao sistema de onde são obtidas as informações desse âmbito. Esses dados são coletados através das declarações de óbitos, que são feitas em três vias, uma é encaminhada à secretaria de saúde, que usa os dados do morto (causa da morte, sexo, idade, endereço, etc) para a produção dos índices de mortalidade, uma fica com a família e outra com o estabelecimento hospitalar que emitiu a declaração.
Os principais coeficientes utilizados são os de: 
· Mortalidade proporcional por causa: número de óbitos por determinada causa diluídos no total de óbitos em determinado período;
· Mortalidade proporcional por idade: número de óbitos por idade em determinadas regiões;
· Curvas de Mortalidade proporcional: aponta o grau de saúde de determinada região; 
· Taxa de mortalidade especifica por sexo, idade ou causa: aponta a proporção de óbitos por sexo, idade e causa;
· Mortalidade infantil e mortalidade materna: demonstram também a proporcionalidade de morte de mães ou gestantes e crianças.
A mortalidade por doenças infecciosas e parasitarias indica a quantidade de mortes por infecções e parasitas entre o total de mortes em determinado período.
A mortalidade proporcional por doenças infecciosas e parasitarias divide o número de óbitos em causas infecciosas e parasitarias especificas em um determinado período e espaço e mede a importância de cada grupo especifico no total de óbitos desse tipo. 
Dos anos 50 aos dias atuais, houve grande evolução na medicina, o que proporcionou acesso a medicações eficientes, porém a ineficiência da segurança pública fez com que houvesse o aumento dos casos de violência e mortes decorrentes dela, também surgiram doenças como a depressão, que elevou o número de suicídios, também houve elevação da quantidade dos acidentes de transito, com isso, crescem os números de mortes que são conhecidas como mortes por causas externas.

Continue navegando