Buscar

RESOLUÇÃO CASOS CONCRETOS DE EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO CASOS CONCRETOS DE EMPRESARIAL
Dois artistas plásticos decidem abrir uma galeria de arte para expor e comercializar suas obras..
R: R: A atividade desenvolvida pelos dois artistas plásticos não pode ser considerada como empresária, considerando-se a exceção constante do art. 966, Parágrafo único, do Código Civil, que dispõe que não se considera empresário quem exerce profissão, intelectual de natureza artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores.
Um dos sócios de certa sociedade em comum ajuizou ação de execução contra Filarmônica Instrumentos Musicais Ltda...
R: Sim, uma vez que a desconsideração da personalidade jurídica foi criada para não permitir que houvesse abusos ou fraudes na utilização da pessoa jurídica. A confusão patrimonial caracteriza o abuso da personalidade jurídica, que dá ensejo à desconsideração da personalidade jurídica. 
Bernardo pretende exercer a atividade de comércio de produtos alimentícios orgânicos. Para o exercício da referida atividade...
R: Bernardo não poderá exercer atividade como MEI, visto que a constituição do microempreendedor individual se da por 1 só pessoa física, cujo percepção salarial anual alcance até no máximo, R$ 81MIL e a pretensão de Bernado ultrapassa esse valor. E nem uma (EIRELI), uma vez que, esta também se constitui por 1 único sócio e ele precisa ter um capital inicial, totalmente integralizado, de no mínimo 100 vezes o valor do maior salário mínimo do país.
Quatro amigos de infância, após ganharem uma bolada na Mega Sena, decidiram abrir um negócio. Para tanto, procuraram a Dra. Lúcia...
R: Sim, não precisa ser sócio para ser administrador. Pode ser eleita qualquer pessoa para o cargo de administrador, que dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de 2/3 (dois terços), no mínimo, após a integralização.
Ailton e Bruna querem constituir uma sociedade limitada para explorar o ramo de importação de carne de canguru..
 A sociedade entre Bruna e Ailton já existe, pois foi constituída independentemente de ter sido ou não levada para ser registrada.
São constituídas pelo Contrato Social, uma vez celebrado o contrato, a sociedade já estará devidamente constituída.
Prevê o artigo 44, II do CC que são pessoas jurídicas de direito privado as sociedade, todavia, apenas aquelas que efetuam sua inscrição no registro próprio (RPEM ou RCPJ) adquirem personalidade jurídica (art. 965 do CC)
 Ainda não, pois não adquiriu Personalidade Jurídica, sendo certo que a Sociedade Limitada apenas admite Sociedades Personificadas. O tipo correto será Sociedade em Comum, visto que se trata de Sociedade Não-Personificada.
Por se tratar de Sociedade em Comum, as normas que as regem são as dos artigos 986 a 990 do CC, havendo expressa previsão do artigo 990, no sentido que se aplica SIM o beneficio de ordem, sendo excluído desse beneficio o sócio que contratou pela sociedade, ou seja, aquele que praticou o ato de gestão.
Paula, sócia administradora de Nova Trento Serviços Automotivos Ltda., cujo capital encontra-se parcialmente integralizado...
R: Legal, desde que seja aprovada pela unanimidade dos sócios diante da não integralização do capital social. É possível a nomeação de administrador não sócio na sociedade limitada, desde que aprovada pela unanimidade dos sócios.
João Carlos, Guilherme e Marco Aurélio são sócios da JGM Ltda., sociedade empresária regularmente constituída na vigência do novo...
R: A responsabilização de Marco Aurélio depende de prévia de liberação da assembléia-geral dos sócios, como condição para a propositura da ação, conforme art. 159 da lei das S/A.
Uma empresa formada por cinco amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Maranhão, São Luis, uma S.A., sob a denominação social “BANCO CRÉDITO FÁCIL S.A”...
R: Além das formalidades exigidas pela Lei S/A quando da sua constituição (art. 80 e incisos), subscrição de pelo menos 2 pessoas de todas as ações em que se divide o capital social, entrada de 10%, no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro, depósito no banco do Brasil S.A ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela CVM, como se trata de uma instituição financeira bancaria deverá ter autorização do Banco Central.
José Mário, Roberto Carlos e Romário são sócios de uma sociedade anônima no ramo educacional. O capital social foi constituído por meio de subscrição de 250.000 ações – todas com valor nominal de R$1,00 cada. José Mário – preferencialista de classe “A” – é o acionista titular de 120.000 do total de ações. Roberto Carlos é o acionista controlador é:
R: O percentual por lei permitido para ações preferenciais é de 50%, sendo a mesma omissa quanto às ações ordinárias. Na sociedade em questão, a soma das ações preferenciais totaliza 50%, estando, portanto, nos conformes da lei. 
Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, uma S/A, sob a denominação social “BANCO LUCRO CERTO S.A.”, teve seu capital formado com 40% das ações...
R: Além das formalidades exigidas pela Lei S/A quando da sua constituição (art. 80 e incisos), subscrição de pelo menos 2 pessoas de todas as ações em que se divide o capital social, entrada de 10%, no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro, depósito no banco do Brasil S.A ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela CVM, como se trata de uma instituição financeira bancaria deverá ter autorização do Banco Central.
João, Carlos e Antônio, titulares de 60% das ações ordinárias de uma sociedade anônima, resolveram firmar um acordo de acionistas para disciplinar o exercício do direito de voto entre eles. Numa determinada assembleia, João não compareceu..
R: o presidente da assembléia não deverá computar o voto de Carlos, tal alegação é fundada no artigo 118 
parágrafo 8° da Lei 6404/76 (LSA) 
A Petrobras deu nesta sexta-feira o primeiro passo corporativo para realizar a capitalização da companhia, marcando para o dia 22 de junho assembleia geral extraordinária para aumentar o capital da companhia e autorizar o Conselho de...
R: Capital Autorizado nada mais é que um limite de Capital dentro do qual a Assembleia Geral ou o Conselho de Administração pode deliberar aumento de Capital Social independentemente de reforma estatutária, ou seja, a realização do capital se processa na medida das necessidades da companhia, sem o inconveniente de sucessivas alterações no Estatuto Social da mesma. 
Sociedade empresária impetra mandado de segurança em face de ato do Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, que nega o arquivamento de alteração...
R: a) Não, a competência é da Justiça Federal conforme prevê o artigo 109, VIII da CF, já que critérios de similitude são definidos em ato federal.
b) Consoante o art. 32, I, da Lei 8.934/94, o registro do comércio compreende a quota;a matrícula e seu cancelamento: dos leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais.

Outros materiais