Buscar

APRESENTAÇÃO TCC SUPERVISÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO EDUCACIONAL
PÓS-GRADUANDO: 
Milena Maria Martins dos Reis
*
*
TEMA:
Supervisor Educacional
Funções e Desafios
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
 Quais as funções que atribuem ao cargo do Supervisor educacional.
*
*
OBJETIVOS:
GERAL
Identificar o papel do Supervisor Escolar frente às demandas da escola. 
*
*
 
 ESPECÍFICOS: Conhecer as funções do Supervisor Escolar; 
Analisar os conceitos atribuídos ao Supervisor Escolar.
 
*
*
 
 
JUSTIFICATIVA:
	Nossa atual realidade passa constantemente por mudanças significativas para nossas vidas. A evolução nos proporciona diversos benefícios, no entanto, precisamos estar preparados e informados para atuar frente a estas novas situações. 
	O Supervisor Escolar é um profissional essencial para agregar a equipe com informações e procedimentos de como lidar com o inusitado, ter segurança de suas ações e saber tomá-las corretamente. O supervisor é o professor dos professores e necessita estabelecer uma relação de confiança e união, para que superem juntos os desafios e alcancem os objetivos para um desenvolvimento promissor da instituição.
*
*
 
 UM POUCO DE HISTÓRIA... 
IDADE PRIMITIVA
*
*
 
IDADE MÉDIA
*
*
IDADE MODERNA
*
*
INSTITUCIONALIZAÇÃO NO BRASIL
*
*
REFORMA POMBALINA
AÇÃO SUPERVISORA EXERCIDA PELO PROFESSOR
*
*
REFORMA COUTO FERRAZ
*
*
 
A SUPERVISÃO NO BRASIL
A Supervisão Escolar surgiu com a Reforma Francisco Campos, decreto – lei 18.890 de 1931.
O Conselho Nacional de Educação aprova o Parecer 252, incorporado á Resolução nº. 2 de 12 de maio de 1969, que reformulou os cursos de Pedagogia.
Em 1971 na lei 5692, foi percebida a carência de se obter profissionais preparados e especializados para assumir o cargo de supervisor escolar.
A década de 80 foi destacada pelo movimento crítico da educação brasileira
Na década de 90 é revista a função do supervisor escolar.
*
*
CONCEITOS SOBRE SUPERVISÃO
Nérici (1974, p.29) afirma que Supervisão Escolar é 
“a visão sobre todo o processo educativo, para que a escola possa alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da escola”. 
Alonso (2003, p.175) nos traz a afirmação  
 “vai muito além de um trabalho meramente técnico-pedagógico, como é entendido com frequência, uma vez que implica uma ação planejada e organizada a partir de objetivos muito claros, assumidos por todo o pessoal escolar, com vistas ao fortalecimento do grupo e ao seu posicionamento responsável frente ao trabalho educativo.”
*
*
ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR EDUCACIONAL
O supervisor é um dos autores que compõe a equipe diretiva das instituições e segundo Muller (2011, p.18), basicamente o supervisor escolar tem as funções de:
 
- Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem.
- Orientar os professores.
- Diagnosticar a condição social e educacional dos alunos.
-Dinamizar a construção e acompanhamento do projeto pedagógico da escola.
- Coordenar projetos educativos na escola.
- Encaminhar alunos com dificuldades a fim de obter laudos e relatórios que auxiliem na identificação das causas da dificuldade de aprendizagem.
- Elaborar a construção do planejamento estratégico.
- Aproximar a família da escola.
*
*
Vieira (1993) cita cinco das funções do papel do supervisor:
 INFORMAR
QUESTIONAR
 SUGERIR
ENCORAJAR
 AVALIAR
*
*
EDWARD PAJAK
• Relações com a Comunidade – Estabelecer e manter relações abertas e produtivas entre a escola e sua comunidade. 
• Desenvolvimento de Pessoal – Auxiliar no desenvolvimento facilitando oportunidades significativas de crescimento profissional.
• Planejamento e Mudança – Introduzir e executar estratégias desenvolvidas de forma colaborativa para a melhoria contínua. 
• Comunicação – Comunicação clara e aberta entre os indivíduos e grupos, através da organização.
 • Currículo – Coordenação e integração do processo de desenvolvimento e implementação do currículo. 
• Programa Pedagógico – Apoiar e coordenar os esforços para melhorar o programa de instrução. 
*
*
EDWARD PAJAK
• Atender aos Professores – Fornecimento de materiais, recursos e assistência para apoiar o ensino e aprendizagem. 
• Observação e Comentários – Proporcionar aos professores a conferência baseada na observação de sala de aula. 
• Resolução de Problemas e Tomada de Decisão – Utilizando uma variedade de estratégias para esclarecer e analisar problemas e tomar a melhor decisão. 
• Pesquisa e Avaliação do Programa – Incentivo de cunho científico e experimentação e avaliação dos resultados. 
• Motivar e Organizar – Ajudar as pessoas a desenvolver uma visão compartilhada e alcançar os objetivos coletivos. 
• Desenvolvimento Pessoal – Reconhecer e refletir sobre suas habilidades pessoais e profissionais, crenças e ações. (PAJAK, 1989)
*
*
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR
INCLUSÃO
PLANEJAMENTO/
FORMAÇÃO
ENSINO-
APRENDIZAGEM
QUALIDADE DO ENSINO
IDEB
*
*
METODOLOGIA DA PESQUISA
	A pesquisa realizada para elaborar o artigo foi através de pesquisas bibliográficas. 
	A pesquisa bibliográfica trouxe a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da supervisão escolar e o seu início no Brasil.
	Através deste método, obtive uma perspectiva mais compreensiva sobre o papel do Supervisor Educacional frente aos desafios escolares, e de como atualmente esta função é tratada com certa desvalorização pela lei para atuar nas instituições de ensino de nosso país.
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALARCÃO, Isabel., TAVARES, José. Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. Coimbra: Livraria Almedina. 2003.
 
ALONSO, Myrtes. A Supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In: FERREIRA, Naura Carapeto (org). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 167-182.
 
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 09/11/2018 às 09h33min.
 
________. Projeto de Lei da Câmara PLC n°. 132/2005. Disponível em: <http:// www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/2005/12/13122005/44246.pdf>. Acesso em: 13/11/2018 às 10h15min.
 
CUNHA, Fatima Suely Ribeiro. Dilemas da ação supervisora: desafios e perspectivas / Fatima Suely Ribeiro Cunha . Indaial : Uniasselvi, 2013. 181 p. : il
 
________. Limites e possibilidades para a implementação do Programa Mais Educação na Escola de Educação Básica Professora Laura Lima. In: SOUZA, Ana Cláudia de; Claricia Otto; FARIAS, Andressa da Costa. (Org.). A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: uma necessária reinvenção. 1 ed. Florianópolis: NUPE/CED/UFSC, 2011, v. 1, p. 301-312.
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecíia de Souza Minayo (organizadora). – Petropólis, RJ: Vozes, 1994.
 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança, um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
 
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 FREITAS, Ana Lúcia de Souza. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
 
HARRIES, M. Discussion Paper on Social Work Supervision. Western Australian Branch of Australian Association of Social Workers, Londra, 1987.
 
MALDONADO, Monica Botelho. O Professor e o supervisor pedagógico: Solidão ou solidariedade? 2003. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
 
MEDINA, Antônia da Silva. Supervisão Escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.
 
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. 2009.
 
MOSHER, Ralph L. and; PURPEL,
David. E. Supervision: The Reluctant Profession Boston: Houghton Mifflin, 1972.
MÜLLER, Antonio José. Supervisão Escolar / Antonio José Müller. Indaial. Uniasselvi, 2011. 148 p. il.
 
NERICI, Imídeo G. Introdução à Supervisão Escolar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1974.
 
OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Metodologia cientifica aplicada e do trabalho cientifico. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
PAJAK, Edward, Identification of Supervisory Proficiencies Project. Athens, USA: College of Education, University of Georgia, 1989.
 
 
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 PRZYBYLSKI, Edy. O Supervisor Escolar. Porto Alegre. Sagra, 1991.
 
RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica: um modelo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
 
________. O estudo como prática de supervisão. In: Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 4. ed. Campinas: 2004, p. 57-58.
 
SANTOS, Lucimar Marchi dos. Educação Musical nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e ações de coordenadoras pedagógicas escolares. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, 2006.
 
SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: Naura Syria Carapeto (orgs). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. Tradução de Sandra Valenzuela. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
 
________.  A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In:____________ FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.).  Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação a ação. São Paulo: Cortez, 1999.  cap. 1, p.13-38.
 
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2009.
 
VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação e Sociedade. [online]. 2009, v.30, n.106, p. 197-217.
 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando