Buscar

UP18221230DOC (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA 
SEPI-SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
FLAVIO FERREIRA LOURENÇO TAVARES
PIM III-projeto integrado multidisciplinar
NOVA CANA
RECIFE - PE
2018
FLAVIO FERREIRA LOURENÇO TAVARES
	
PIM III-projeto integrado multidisciplinar
NOVA CANA
RECIFE - PE
2018
 
 
 RESUMO
 
 O presente trabalho foi realizado numa pesquisa na empresa NOVA CANA, já consolidada e que se mostra atuante no mercado Neste projeto,(PIM III) venho mostrar diversos pontos do funcionamento desta empresa de acordo com as três disciplinas pedidas, (FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA,CONTABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA) mostrarei diversos pontos e serão abordadas as disciplinas estudadas e como serão aplicadas dentro da empresa estudada, objetivando o desenvolvimento e conhecimento prático, também aprofundando dos estudos relacionados a logística. Acreditando na grande disputa de mercado existente, principalmente com as constantes mudanças que ocorrem, conceitua a logística como fatores principais para ser um diferencial para obter sucesso serão analisadas as principais informações das disciplinas estudadas neste período que serão base do desenvolvimento deste trabalho.
PALAVRAS-CHAVES: Logística, Economia Aplicada; Contabilidade
 INTRODUÇÃO
 
 Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III) referente ao projeto de pesquisa do curso Graduação Tecnológica em Logística da Universidade Paulista (UNIP). Em pesquisa à empresa, em especial os setores responsáveis pelas áreas de Logística, Contabilidade e Estatística, onde conseguimos verificar a forma de cada área identificando seus pontos fortes e os problemas que enfrentam no dia a dia. Com 21 anos de atuação no mercado, a NOVA CANA, é uma destilaria autônoma que vem obtendo cada vez mais resultados positivos. Sabendo que, para a empresa se desenvolver deve cumprir metas previamente estabelecidas, ter um bom controle contábil com a utilização das estatísticas. E ter a necessidade que a empresa fique atenta com o mercado ao seu redor, e mantendo uma boa estatística para manter uma empresa funcionando bem e gerando custos.
 
 DESENVOLVIMENTO
 A Nova Cana é uma destilaria autônoma de etanol, que tem seu endereço na rua: Francisco Juglair, 141 Mossunguê, Curitiba-PR
 Apresentamos um modelo padrão para exemplificar a tecnologia usada atualmente na produção de etanol no Brasil, são destilarias autônomas com uma capacidade de moagem de 12.000 toneladas de cana por dia, operando em 167 dias efetivos de moagem por ano–safra. Assumindo um coeficiente de conversão de 85 litros de etanol por tonelada de cana, a capacidade de produção diária de etanol é de 1.020.000 litros, equivalentes a 1.019.020 litros de AEHC ou 996.608 litros de AEAC.
	
	
	
 
SUMÁRIO
RESUMO.............................................................................................................3 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................5 
1.1-FUNDAMENTOS E IMPORTÂCIA DA LOGÍSTICA
1.1.1 Papel da logística na empresa..............................................................................7 1.1.2 Missão da logística................................................................................................7 1.1.3 Fluxo logístico........................................................................................................8 1.1.4 Cadeia de suprimento...................................................................................;........9 1.1.5 Logística reversa..................................................................................................10
1.2-CONTABILIDADE 
1.2.1 Análise da estrutura do balanço patrimonial........................................................12 1.2.2 Balanço patrimonial............................................................................................. 12 1.1.3 Índice de liquidez..................................................................................................13 1.2.3 Grau de endividamento........................................................................................17
1.3 ESTATÍSTICA APLICADA 
1.3.1 Aplicabilidade de dados estatísticos....................................................................18 
CONCLUSÃO....................................................................................................23FERERÊNCIAS.................................................................................................24 
 
 
1.1 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
1.1.1 Papel da logística na empresa
 Os principais papeis logísticos em nossa empresa está localizado na área de transportes, o transporte é o ponto forte de nossa empresa, através da nossa maneira de transporte e a qualidade do nosso produto buscamos competitividade e conseguimos a preferência e fidelidade de nossos clientes.
 O nosso setor logístico é denominado de setor de operações, o setor de operações é responsável pela busca da matéria prima e insumos para nossa produção e também responsável pela entrega.
 Os principais fatores que priorizamos em nossa empresa é a qualidade do nosso produto e a flexibilidade de entrega do nosso produto aos nossos clientes, e nossos clientes priorizam a qualidade de nosso produto e nossa entrega, e porque eles priorizam nossa qualidade? por que eles que recebem as críticas dos consumidores finais.
1.1.2 Missão da Logística
 Sabemos que a principal missão da logística é, É COLOCAR O PRODUTO CERTO, NO LOCAL CORRETO, NO TEMPO ADEQUADO, NA CONDIÇÃO DE USO IDEAL, AO MENOS CUSTO POSSÍVEL, como a nossa empresa faz para seguir essas regras básicas, porém de suma importância para o campo logístico. Nosso produto final é transferido para o local de armazenagem via dutos de tubulação que passa por dentro da empresa, assim reduzindo tempo e custos com o manuseio assim chegando aos grandes tanques de armazenamento onde passa pelo processo de esfriamento para assim ser passado aos nossos clientes nas condições ideais de uso.
1.1.3 Fluxo Logístico
 Na logística direta, o canal da rede de suprimentos é linear e unidirecional. Ele se inicia na extração e manejo da matéria prima para o consumo, passando pela produção ou transformação dessa matéria prima para a criação de um produto. Depois de pronto, ele parte para os tanques de armazenagem, e por fim é distribuído conforme nossa demanda, veja a imagem abaixo.
 
 O nosso ciclo de pedido é bem simples, nosso setor de produção de cana de açúcar, é responsável pelo processo de plantação, colheita e armazenagem danossa matéria prima, que já está armazenado em grandes armazéns que fica dentro dos terrenos da empresa assim reduzindo gastos com transporte O setor de operações entrando em contato com o setor de produção assim solicitando a matéria prima para começar a produção do nosso produto o etanol como mostra a imagem acima.
1.1.4 Cadeia de Suprimento
 A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, Supply Chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes. O produtor de etanol representa o elo que determina o fluxo de produção ao longo da cadeia de suprimentos apresentada na figura abaixo. 
 
 Pois emerge dele a deliberação sobre o que (açúcar ou etanol) e que volume produzir. A produção é escoada através de canais diretos com as distribuidoras e a política de preço adotada pelo setor é a de valor de mercado. O custo do frete está embutido no valor final do etanol, sendo este influenciado pelos fatores logísticos, ou seja, pela distância do produtor até a revenda e disponibilidade da frota transportadora. O transporte é de responsabilidade da distribuidora, quando compra da usina, e de responsabilidade da revenda quando esta compra da distribuidora. O custo final é repassado à jusante da cadeia produtiva até chegar ao consumidor final.
 1.1.5 Logística Reversa
 Conceitos de logística reversa de pós-consumo, em que se considera o retorno e aproveitamento dos resíduos industriais no processo produtivo do açúcar e etanol, ou seja, dos resíduos descartados, a princípio, em uma etapa da produção sucroalcooleira e que posteriormente retornam ao ciclo produtivo. Durante os processos de produção do açúcar e do etanol são gerados subprodutos e resíduos que quando não reutilizados podem causar impactos ambientais. Entre esses resíduos estão: bagaço, torta de filtro, vinhaça, levedura seca, melaço e óleo Fúsel, como pode ser observado na Figura 1 abaixo. 
 
 
 Algumas medidas de reaproveitamento desses resíduos podem evitar os impactos negativos, diminuir custos e ainda gerar lucros. Pode-se observar os resíduos gerados em cada atividade realizada com a matéria-prima cana-de-açúcar, conforme o quadro abaixo.
 
 
 Uma vez gerados os resíduos tornam-se necessária sua destinação adequada, que pode ser feita através da venda direta ao mercado secundário, reaproveitados no processo produtivo ou utilizados como matéria-prima por outras indústrias, ou ainda como subprodutos. Pode-se destacar algumas destinações dos principais resíduos da produção sucroalcooleira da NOVA CANA.
1.2 CONTABILIDADE
 
 A contabilidade é um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio de uma determinada empresa, tendo o objetivo de estudar as variações qualitativas e quantitativas, com essas informações uteis podem ser usados para tomadas de decisões dentro ou fora da empresa.
1.2.1 Análise da estrutura do balanço patrimonial
 A Nova Cana encerrou o segundo trimestre de 2017 com um lucro líquido de R$ 42.400 Mil. No acumulado dos últimos doze meses. No dia 30 de Junho de 2017, a usina Nova Cana possuía um ativo total de R$ 1.253.835 milhões. Todos estes dados referem-se à individualização do resultado financeiro da companhia Nova Cana, sem considerar o resultado financeiro de suas companhias subsidiárias.
1.2.2 Balanço Patrimonial
 Na imagem abaixo venho mostrar o balanço patrimonial com toda as análises, liquidez geral, imediata, seca e corrente da nossa empresa referente ao ano de 2016 e 2017 vejam. 
 Feito nosso balanço patrimonial, agora vamos com todos os índices de liquidez, (geral, imediata, seca e corrente.) vejam abaixo.
 
1.1.3 Índice de liquidez. 
 Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
Liquidez Geral
 O índice de Liquidez Geral tem como objetivo apresentar o que a 
empresa possui em seu ativo circulante e no realizável à longo prazo, onde a 
cada R$1,00 de dívida total que a empresa possua, ou seja, sua função é 
demonstrar se a mesma possui fundos suficientes para efetuar pagamento em 
Longo prazo, de vendo ressaltar que tudo que a empresa possui r deve ser 
transferi do para capital a curto e longo prazo, associando também as dívidas 
ativa. A baixo temos um exemplo com base em dados disponibilizados pela usina NOVA CANA.
 
 
 
 
 O resultado apresentado na tabela acima demonstra que a NOVA CANA os valores que contempla m o Ativo Circulante e o Realizável em Longo Prazo, 
tendo como base cada R$ 1,00 de dívida total da empresa, com isso no ano de 
2016 a mesma conseguiu arcar todas suas obrigações com margem 
Equivalente, em cima de cada real de dívida liquidada, entretanto, no ano 
de 2017, obteve o mesmo desemprenho aumentando apenas sua margem. 
Ambos os resultados são positivos, porém, fica evidente que o ano de 
2017 foi mais benéfico e com resultados mais satisfatórios para a empresa 
quando comparamos com o ano de 2016, uma vez que quanto maior o índice 
de liquidez melhor para a empresa.
 Liquidez Imediata
 
 O índice de Liquidez Imediata tem como finalidade descrever a quantia disponível pela empresa para liquidar as dívidas em curto prazo, utilizando apenas as disponibilidades de caráter imediato. Sendo conhecido como um índice conservador, levando em conta a ampla relevância para estudar a situação da empresa em curto prazo. 
Abaixo temos a estrutura que demonstra situação.
 
 De acordo com os resultados expostos acima podemos perceber que 
os índices estão bem acima do esperado, quando os resultados demonstram 
Índices acima de um o mesmo encontra -se acima do que chamamos de ponto 
de equilíbrio, para que a organização possa arcar com as suas obrigações sem 
usar valores destinados no Ativo não Circulante Realizável em Longo Prazo, 
sendo assim, com base no gráfico se a Nova Cana optasse por encerrar suas 
atividades neste período exposto a mesma seria capaz de arcar com toda s as suas obrigações. 
Liquidez seca
 O índice de Liquidez Seca demonstra através do Ativo Circulante que a organização possui um investimento considerado de risco, sendo que nele estão inseridos os valores de estoque, estes que são incertos quando o assunto é valores. Deixando de lado este índice é possível observar a existência de uma liquidez mais sólida para a instituição, dessa forma, compreende -se que o índice de Liquidez Seca aponta o que a instituição possui como aplicações, saldo de contas bancárias, dinheiro em caixa, entre outros. O objetivo principal deste quociente é realizar uma análise da capacidade de pagamento de uma instituição, uma vez que por meio deste índice o estoque é convertido em dinheiro.
 
 Deixando de lado os números que foram obtidos no ano de 2016, o que 
se compreende no exposto acima é que a cada R$ 1,00 de dívida para 
pagamentos em curto prazo a Nova Cana tinha em caixa R$5,34 de bens 
e direitos, em contrapartida no ano seguinte em 2017 a Nova Cana possuía 
R$ 5,46 de bens e direitos para liquidar suas dívidas em curto prazo, se optasse 
neste momento por encerrar suas atividades a empresa teria plenas condições de arcar com suas despesas.
Liquidez corrente.
 O índice de Liquidez Corrente representa o que a empresa possui 
dentro do Ativo Circulante sendo considerado também R$1,00 em relação ao 
Passivo Circulante, servindo para mostrar a capacidade real da empresa para 
efetuar pagamentos em curto prazo
.
 
 2017 houve uma mudança reduzindo este índice para R$1,24o que permitiu a Nova Cana ter um lastro de 0,24 centavos a cada R$ 1,00 utilizado para paga mento de dívidas, R$ 0,06 centavos a menos que o ano de 2016, porém dentro da meta.
1.1.4 Grau de endividamento.
 Dentro dos índices de liquidez de uma empresa temos o Grau de Endividamento que apresenta a necessidade existente no capital de terceiros da empresa, este representa o s valores obtidos por terceiros com base em cada real investido no capital próprio. Quanto menor for esta dependência de capital melhor será a liquidez de uma empresa, com isso há uma redução de risco financeiro, no entanto, em outras situações o grau de endividamento se molda em uma fonte primordial de recursos para que a instituição consiga ampliar sua produtividade. A somatória entre o Exigível em Longo Prazo e o Passivo Circulante compõe o Capital de Terceiros, segundo uma análise feita dos gráficos o índice do Passivo Circulante ao somar com o Exigível em Longo Prazo resultou em um Capital de Terceiros.de dividir estes valores pelo Patrimônio Líquido apresentou os seguintes resultados obtivemos o percentual de 46% e 54% para cada R$100,00 de Capital Próprio. utiliza este percentual para arcar com recursos ad vindos de terceiros.
1.3 ESTATÍSTICA APLICADA
1.3.1 Aplicabilidade de dados estatísticos
 Para análise de aplicabilidade nesse projeto, dos conceitos aprendidos em ambientes acadêmicos, utilizaremos dados fictícios a respeito da Nova Cana, pois não foram disponibilizados pela empresa, dados reais.
 Afim de realizar uma pesquise de satisfação de gênero, para saber qual o índice de homens e mulheres satisfeitos, e insatisfeitos dentro do departamento, para que com os dados pudessem adotar medidas motivacionais como a realização de projetos específicos como por exemplo o “Espaço mulher” ou “Futebol no Departamento”, e este segundo apesar de não exclusividade dos homens jogar futebol, geralmente atrai mais o sexo masculino, que o setor de Recursos Humanos decidiu fazer apara análise completa a respeito dos funcionários do Departamento Administrativo e Financeiro da empresa e então foram feitos os seguintes levantamentos de dados, que na tabela abaixo: 
 
 
 Com posse desses dados e aliados com o conteúdo aprendido em ambiente acadêmico podemos dizer que são dados que contem variáveis nominais, pois são aquelas que existem como objetivo de definir categoria, é possível fazer um gráfico de colunas representando essas informações de forma que fiquem mais claras. 
 E ainda podemos mostrar graficamente o total de homens e mulheres no departamento.
 
 Depois de analisar a quantidade por gênero no departamento o setor de Recursos Humanos fez uma pesquisa de satisfação entre os funcionários e coletou os dados seguintes:
 
 Depois de apurar os dados dessa pesquisa podemos mostrar graficamente esses números.
 
 Depois de verificar qual a satisfação por gênero, podemos mostrar graficamente o grau de satisfação geral dos funcionários, utilizando novamente o gráfico pizza.
 
 
 Transformando esses números em porcentagem podemos representar da seguinte forma, considerando que os 53 funcionários sejam o 100% dessa forma temos 23% de funcionários insatisfeitos, 30% de funcionários neutros e 47% de funcionários satisfeitos.
 Depois dessa análise podemos ver que o índice de satisfação positiva é maior que os demais, mas ainda sim ações se fazem necessária para que a quantidade de funcionários neutros e insatisfeitos diminua, esses dados estatísticos são muito importantes na tomada de decisão, pois com base nele é possível determinar quais ações ser tomada para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
 Ainda com esses dados, podemos notar que o grau de insatisfação entre as mulheres é nitidamente maior, o triplo do que homens, pesquisas mais específicas podem ser feitas para descobrir o porquê dessa quantidade alarmante de mulheres insatisfeitas no ambiente de trabalho, para que se possa descartar a possibilidade de assédio moral, ou uma percepção diferente sobre como a empresa enxerga as mulheres no ambiente de trabalho, que pode ser visto como machista, ou outras vertentes que possam prejudicar o ambiente de trabalho descartada essa possibilidade gravíssima.
 Pode ser desenvolvido o “Espaço Mulher” onde as funcionárias possam tirar dúvidas, conversar, obter conhecimento e representatividade dentro da organização e num período de seis meses podem ser realizadas novas pesquisas para constatar se as ações tomadas surtiram efeito ou se ações devem ser criadas.
CONCLUSÃO
 O objetivo principal deste projeto integrado multidisciplinar foi relatar uma pesquisa de contextualizasse as disciplinas de Fundamentos e importância da logística, Contabilidade e Estatística aplicada, com base em uma empresa real, por meio de alguns dados fornecidos pela mesma e alguns dados fictícios.
 Levando em conta que vivemos num período de recessão econômica e como consequência dinamismo nos negócios, com mudanças que ocorrem toda hora é necessário que as empresas se atualizem para se manter dentro do mercado.
 Ao observamos os dados da Nova Cana percebe-se que a empresa está focada nos itens e a mesma consegue seguir todos os itens solicitados no manual de elaboração do trabalho. A empresa possui um sistema logístico bem estruturado e com um diferencial que a coloca na frente da concorrência dinamizando clientes externos e internos. Porém, cabe salientar que existem setores que necessitam melhorias e organização.
 Ao analisarmos a Estatística Aplicada, encontramos vários setores da empresa que faz uso dos dados obtidos por meio deste recurso, outros setores importantes são os de Recursos Humanos, Contabilidade e vendas.
 Conclui-se que todas as disciplinas estudadas são primordiais para a tomada de decisão dos gestores para um pleno funcionamento de todos os setores da empesa.
 
REFERÊNCIAS 
 ATKINSON, Anthony, A. Contabilidade Gerencial. 3. Ed. São Paulo, Atlas, 2000.
 Barreto G. Manual do contador. Belo Horizonte: Ed. Líder 2003.
 BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: Transportes, Administração de matérias e distribuição física. São Paulo: Atlas 2003
 BERTAGLIA, Paulo Roberto, Logística e Gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva: 2006.
 GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Básica. 2.ed São Paulo. Harbra, 1993.
 RABAHY, Wilson Abraão. Estudos econômicos e estatísticos no planejamento. 1 ed. Barueri SP: Manole, 2003. 
 
 UNIVERSIDADE PAULISTA 
SEPI-SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
 
FLAVIO FERREIRA LOURENÇO TAVARES
PIM IV-projeto integrado multidisciplinar
NOVA CANA
RECIFE - PE
2018
 
FLAVIO FERREIRA LOURENÇO TAVARES
PIM IV-projeto integrado multidisciplinar
NOVA CANA
RECIFE - PE
2018
RESUMO
 Este projeto aborda ações de uma destilaria de etanol (NOVA CANA), a respeito do seu planejamento e operações por categoria de produtos, planejamento e controle de estoque e dinâmica das relações interpessoais.
 Observou-se que a empresa consegue realizar todo o seu fluxo logístico de modo eficiente e eficaz, fazendo com que o ciclo de pedido se cumpra, chegando até ao cliente o produto certo, na hora certa, no lugar certo e nas condições desejadas. Isto é possível porque existe planejamento de estoque, suas operações por categoria de produtos favorecem a vantagem competitiva e suas relações interpessoais completa a sustentabilidade de seus negócios, dos quais favorecem as necessidades dos clientes.
Palavras-Chave: Logística, Categoria de produtos, Relaçõesinterpessoais, Controle de estoque.
 INTRODUÇÃO 
 Nos dias atuais em que vivemos o avanço tecnológico, o aumento da demanda de serviços e o foco no cliente fizeram do cliente mais exigente a continua busca de melhorias em toda a cadeia logística. E satisfazer as exigências dos clientes diante de um cenário globalizado e competitivo, é uma das preocupações das empresas públicas ou privadas cujas medidas importantes são mudança de paradigmas, estruturais e de treinamento dos recursos humanos.
 O objetivo é conhecer assuntos pertinentes das disciplinas citadas de como são praticados pela empresa pesquisada, conhecer suas estratégias para seu desenvolvimento empresarial, os pontos negativos e positivos e também se possível propor algumas melhorias para a empresa pesquisada.
 
DESENVOLVIMENTO
A Nova Cana é uma destilaria autônoma de etanol, que tem seu endereço na rua: Francisco Juglair, 141 Mossunguê, Curitiba-PR
 Apresentamos um modelo padrão para exemplificar a tecnologia usada atualmente na produção de etanol no Brasil, são destilarias autônomas com uma capacidade de moagem de 12.000 toneladas de cana por dia, operando em 167 dias efetivos de moagem por ano–safra. Assumindo um coeficiente de conversão de 85 litros de etanol por tonelada de cana, a capacidade de produção diária de etanol é de 1.020.000 litros, equivalentes a 1.019.020 litros de AEHC ou 996.608 litros de AEAC.
SUMÁRIO
RESUMO............................................................................................................29 INTRODUÇÃO.........................................................................................;..........30 DESENVOLVIMENTO........................................................................................31 
1.1-PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTO
1.1.1 Descrição de categorias e subcategoria de produtos ..........................................32 1.1.2 Picking...................................................................................................................33 1.1.3 Layout no Armazém..............................................................................................33 
1.2-PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE 
1.2.1 Relato da missão da logística na empresa...........................................................34 1.2.2 Estoques existentes..............................................................................................35 
1.3 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 
1.3.1 Análise de gestão de pessoas..............................................................................36 
CONCLUSÃO.....................................................................................................38 FERERÊNCIAS...................................................................................................39 
1.1-PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTO
Descrição de categoria e subcategoria de produto
 
 As categoria e subcategoria de produto da NOVA CANA é muito simples, é classificada da seguinte forma:
Categoria: Etanol.
Subcategoria: Etanol hidratado (etanol comum), Etanol anidro (etanol na gasolina), Etanol aditivado e o Etanol adulterado (ilegal), esse tipo de etanol não comercializamos, serve só para mostrar a os nossos clientes os riscos de comercializar esse tipo de etanol.
 A política de preços é praticada de acordo com a região de venda do produto da NOVA CANA, o nosso produto possui um catálogo com uma tabela de preços prefixados, onde os preços variam de acordo com o valor de cada compra efetuada pelo cliente, que também utilizada um percentual de descontos e prazos conforme valor de compra. 
 O relacionamento com o cliente é muito próximo, a empresa possui um site onde o cliente pode entrar em contato com a equipe especializada em atendimento ao cliente, o cliente também pode agendar uma visita a usina, onde ele pode conhecer nossas instalações conhecer e testar nosso produto. Este cuidado com o cliente desenvolve um laço de confiança e fidelização, o que diferencia a empresa do mercado e da vantagem em relação a concorrência.
 A respeito do uso da tecnologia ERC, não tive confirmação em relação ao uso pela empresa. 
 
Picking
 Os pedidos são realizados através de representantes das distribuidoras de combustíveis, os representantes visitam a usina conhecem tudo, aproveitam fazem testes em nosso etanol certificam-se da qualidade de nosso produto, logo após a demonstração de qualidade e certificação, os nossos clientes realizam o pedido com no máximo dez dias. Após confirmado o pedido o setor de operação e o de distribuição trabalham em conjunto para que no máximo 48 horas o etanol comece a sair da usina para os distribuidores de todo o país. 
 Já com o comercio exterior o processo fica um pouco mais lento, há casos de termos que enviar alguns representantes nossos para o exterior e também a casos dos nossos clientes no exterior enviar seus representantes, fechando negócio demoramos até 30 dias para começar a enviar nosso produto para o comercio exterior.
Layout no Armazém 
 O layout no armazém pode ser determinado com um desenho e como os produtos estão dispostos, de maneira a aproveitar todo o espaço disponível da melhor maneira.
 Nesse desenho, são analisados pontos como melhor aproveitamento do espaço, qualidade de saída dos produtos, circulação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores que explicaremos a seguir. 
 A usina possui grandes armazéns para estocagem, com amplo espaço o que possibilita a armazenagem correta e organizada dos produtos, os produtos estão separados de maior giro na parte mais perto da expedição, pois o tempo percorrido é maior e isso aumenta a eficiência. Os corredores do armazém possuem um bom espaço de circulação onde pessoas e maquinas conseguem desenvolver seu trabalho com maior agilidade e sem riscos. A ventilação e a iluminação do armazém são itens que a empresa tem rigorosa manutenção.
1.2-PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE 
1.2.1 Relatos da missão da logística na empresa
 
 A empresa mantém um estoque relativamente justo, o que atende de forma suficiente nossos clientes, como trabalha com planejamento através das vendas, a usina tem previsão com margem de erro muito baixa da qualidade de estoque, atrasos na entrega são raros, pois se o produto não tem pronto em estoque no momento de venda é estabelecido prazo de entrega ao cliente de acordo com a fabricação do produto. O que traz um controle de estoque são feitos de acordo com os pedidos.
 A Nova cana usa a ferramenta de logística de planejamento e controle de estoque Justin Time. Para coordenar precisamente a produção com a demanda do produto, estoca e vende.
 O controle ou gestão de estoque é a área responsável por controlar o fluxo de materiais dentro da usina e apontar informações importantes sobre vendas, bem como analisar e prever quais serão as necessidades de compras futuras.
 Todas as entradas e saídas de produtos da empresa deve ser controlado. Há um ciclo de procedimento que precisa ser considerado, pra que não haja falhas em nenhum departamento.
 A Usina tem o controle total do seu estoque através de um sistema de tecnológico de gerenciamento de estoques, onde uma equipe de pessoas faz a manutenção diariamente do sistema, emitindo relatórios. Tudo é controlado de forma que não haja falta nem excesso de estoques. Os inventários são feitos semanalmente, sempre escolhendo um determinado grupo de produtos,tanto o produto acabado (etanol) como insumos da produção.
1.2.2 Estoques existentes
 A classificação ABC de estoques da Nova Cana está desenhada para a classificação portfólio de produtos da usina com base no item ou linha de produto em sua categoria no movimento de saída para os clientes, ou seja, os níveis de venda. Esta participação é determinada pelo custo do produto, o preço de vendas, as quantidades em unidades e a rentabilidade associada a cada referências ou empresa.
 O objetivo da classificação ABC é identificar os itens A e B que são fundamentais para a empresa e concentrar os esforços de compra de compra e armazená-los e identificar um produto do tipo C, que são atípicas de controle e as vezes trazem baixos níveis de vendas com o fim de determinar as políticas de controle e gestão para a ideal manutenção no portfólio da usina. Abaixo está uma descrição de cada tipo de produto derivado da classificação ABC:
 Os itens A, são referências de alto custo e que são consideradas de importância estratégica devido a sua demanda no processo ou o tempo de entrega (lead time) é muito longo. Normalmente incluem 20% do estoque de referência, e alcançam 80% do valor do estoque. O giro de estoque é semanal, não ocorre produtos estragados, há tratamento especial e armazenagem é perto do transporte.
 Os itens B, são as referências que ainda são muito importantes, mas não critica e/ou não deverão ter dificuldades na implementação, Estes incluem 30% estoque de referência e chega a 15% do valor do estoque total e justificam menor controle que o exercício sobre os produtos do tipo A. O giro do estoque é quinzenal, o armazenamento e localização é de nível médio.
 Os itens C, são padrões de baixo custo, altamente competitivo e com alta disponibilidade. São pouco críticos, e justificam um menos controle que o exercício sobre o produto tipo B, incluem cerca de 50% das referências do estoque, e 5% do valor do estoque total. Fabricando a partir de uma elevada quantidade de produto que representa uma pequena porcentagem das vendas, alguns deles são mantidos por variedade de sortimento e serviços ao cliente. O giro do estoque é mensal e até bimestral, ocorre esgotamento, a armazenagem é longe do transporte.
1.3-DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1.3.1 Análise de gestão de pessoas 
 A gestão de pessoas é feita de forma organizada é hierárquica, cada setor tem um líder que gere sua equipe. Pelo que se percebe em conversa com os funcionários o estilo de liderança é democrático, todos os colaboradores são ouvidos pelos gestores do seu departamento, embora as opiniões na maioria das vezes sejam apenas ouvidas e não executadas.
 A liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, politicas, procedimentos e metas empresarias, facilitando as discussões e a produtividade. Adotar o estilo de liderança democrática demanda tempo e dedicação. Isso porque é preciso envolver, discutir e acompanhar as equipes. Em uma liderança democrática demanda tempo e dedicação. Isso porque é preciso envolver, discutir e acompanhar as equipes. Em uma liderança democrática, tanto o trabalho quanto as tomadas de decisão são feitas em conjunto com os subordinados. Sempre ouvindo, orientando e impulsionando os mesmos.
 O feedback é uma prática bastante comum nas empresas para encorajar, criar confiança e visar a solução de problemas e o aprimoramento das habilidades dos colaboradores. Entretanto, para alcançar os resultados esperados, ele precisa ser aplicado de forma correta.
 Os líderes dão feedback individual sempre que necessário, também são feitas reuniões quinzenais para o feedback de equipe tornando a comunicação limpa, pois sempre que é identificação um foco de problema imediatamente é procurado a solução. As equipes dão produtivas e trabalham motivadas, pois sabem que podem contar com seus líderes para se desenvolverem. 
 A pesquisa organizacional não é praticada pela empresa, embora os lideres a desempenham uma investigação com seus subordinados para sentirem o grau de satisfação. Em conversa com alguns funcionários e líderes deu para perceber que embora a empresa não tenha essa pesquisa e trazendo resultados positivos, pois sempre algo é melhorado após essa conversa que é a forma que os colaboradores nomeiam essa investigação de satisfação
 Para motivar os funcionários a ter boa produtividade a empresa trabalha com metas, cada meta atingida o funcionário é bonificado, existem vários parâmetros utilizados para definir as metas, produtividade, disciplina, as metas são definidas individualmente e para o grupo, a gratificação pelo atingimento de metas normalmente é financeiro.
CONCLUSÃO
 O mercado hoje é ativo, ao longo do desenvolvimento deste trabalho deu para perceber, que a Nova cana é uma empresa ativa como o mercado, que consegue sempre oferecendo solução para seus clientes e colaboradores de forma rápida e eficaz. O que chama a atenção é a preocupação com o investimento em tecnologia, que proporciona agilidade e dá um diferencial competitivo grande a empresa 
 Nota-se uma empresa equilibrada financeiramente, consegue honrar suas dívidas perfeitamente e mantem-se no mercado sendo forte em seu ramo de atuação, e com grande possibilidade de expandir ainda mais seus negócios, pois sempre está há frente dos seus concorrentes.
 Observa-se que uma empresa de sucesso precisa ente der os fundamentos empresariais e aplica-los da melhor maneira, investindo sempre em tecnologias e nos seus colaboradores.
REFERÊNCIAS
 https://www.novacana.com/
 https://www.novacana.com/n/etanol/mercado/abastecimento/estoques-etanol-graficos-311018
 MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. ª Ed. São Paulo: Futura, 2000.
 DOMINGUES, Osmar, MARTINS, Gilberto de Andrade. O gerenciamento de categorias no varejo: um estudo de caso da COOP- Cooperativa de Concurso. VII SEMEAD, 2003. Disponível em: https://www.ead.fea.uso.br/Semead/7Semead/ARTIGOS%20recebidos/Varejo/VAR14-O-Gerenciamento_de_Caregorias.PDF 
https://ww.catho.com.br/cursos/cms/ambiente_pec.php?id_curso=16&usr_id=13573473 
http://quickbooks.com.br/r/controle-estoque/saiba-o-que-e-controle-de-estoque 
http://www.ibccoaching.com.br/poral/o-que-e-lideranca-democratica/ 
https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emorego/comprtamento/a-importancia-do-feedback-para-o-profissional-e-para-a-empresa

Continue navegando

Outros materiais