Buscar

Atividades 3


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O exemplo abaixo sintetiza um dos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever:
BOLT borboleta
CVL cavalo
SO sapo
GS giz
Para Russo e Vian (2001, p. 30), esse exemplo possui características como: a criança já supõe que a escrita representa a fala; tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras; pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras, já supõe que deve escrever tantos sinais quantas forem as vezes que mexe a boca, ou seja, para cada sílaba oral corresponde uma letra ou um sinal; em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
O exemplo e as características acima se referem ao:
Escolha uma:
a. Nível 4 hipótese silábico-alfabética.
b. Nível 2 hipótese intermediária.
c. Nível 1 hipótese présilábica.
d. Nível 3 hipótese silábica.
Essa hipótese tem como características: a criança já supõe que a escrita representa a fala; tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras; pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras, já supõe que deve escrever tantos sinais quantas forem às vezes que mexe a boca, ou seja, para cada sílaba oral corresponde uma letra ou um sinal; em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
e. Nível 5 hipótese alfabética.
Feedback
A resposta correta é: Nível 3 hipótese silábica..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A tendência construtivista vem ao encontro da solução para os desafios resistentes no ensino tradicional, que desconsidera o desenvolvimento da criança, os ritmos diferenciados dos indivíduos e reduz a alfabetização à mera decodificação dos sons falados, correspondendo ao enfoque da escrita como sistema específico e de sua aquisição como processo de desenvolvimento da prática de ler e escrever. Trata-se de uma maneira diferente de ver a criança e entender seus erros anteriormente considerados absurdos como uma demonstração do seu grau de conhecimento e como um pré-requisito para chegar ao acerto. Emília Ferreiro aborda muitas maneiras de fazer a correção sem bloquear ou retardar um processo de aprendizagem. Das assertivas abaixo, assinale a qual não faz parte da teoria construtivista defendida pela autora:
Escolha uma:
a. Correção em grupo, na qual cada aluno escreve uma resposta na lousa, enquanto os outros corrigem seu próprio trabalho.
b. O professor pode começar a aula lembrando as correções mais comuns das atividades do dia anterior, a fim de avaliar se os erros foram corrigidos e compreendidos.
c. O professor corrige e destaca com caneta vermelha ou marcador de texto e solicita ao aluno que escreve a palavra errada trinta vezes, pois assim jamais irá esquecer a grafia correta.
Segundo as teorias de Emília Ferreiro abordadas neste capítulo, existem muitas maneiras de fazer a correção sem bloquear ou retardar um processo de aprendizagem. Exemplos: Correção em grupo, na qual cada aluno escreve uma resposta na lousa, enquanto os outros corrigem seu próprio trabalho; Os alunos trocam seus trabalhos com colegas da fileira ao lado, e estes fazem uma correção a lápis. Em seguida, o dono do trabalho faz sua própria correção. Um aluno é escolhido para ser o professor na hora da correção. O professor pode começar a aula lembrando as correções mais comuns das atividades do dia anterior, a fim de avaliar se os erros foram corrigidos e compreendidos, em nenhum momento o texto da autora aborda a metodologia de destacar o erro do aluno, ou ainda que a repetição exaustiva e mecânica produza efeitos positivos.
d. Os alunos trocam seus trabalhos com colegas da fileira ao lado, e estes fazem uma correção a lápis. Em seguida, o dono do trabalho faz sua própria correção.
e. O professor estimula a correção coletiva, trocando trabalho entre os alunos, que fazem a correção do trabalho do colega à lápis.
Feedback
A resposta correta é: O professor corrige e destaca com caneta vermelha ou marcador de texto e solicita ao aluno que escreve a palavra errada trinta vezes, pois assim jamais irá esquecer a grafia correta..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato único e homogêneo. Embasada nas regras da gramática normativa ou em outros termos, da gramática tradicional, a escola passou a noção de que a língua se constitui em um padrão único e tudo o que se afastava desse padrão era sempre considerado errado, visto como um desvio de uma norma pronta, única e acabada. Cada aluno entra na escola portando o “dialeto” próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o falar próprio da sua região e da época em que ele vive. Portanto, o professor deverá partir da variedade utilizada pelo grupo com que trabalha e, por meio de diferentes atividades, conduzi-lo ao domínio da norma culta. Para tanto, duas atitudes fundamentais devem ser tomadas: a primeira é a eliminação, por parte do professor, de seu vocabulário, da dicotomia correto/incorreto, substituindo-a por formal/ informal; a segunda é o respeito ao padrão linguístico de seus alunos. Dessa forma, o modo pelo qual a língua se diferencia, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural dos falantes é denominado de:
Escolha uma:
a. Norma padrão.
b. Variação da norma culta.
c. Uso de gírias e dialetos.
d. Variação Linguística.
Para trabalhar a dicotomia formal/informal na língua oral, o professor precisa colocar diferentes situações e mostrar a alteração que isso vai acarretar na forma de cada um se expressar. Conforme a situação vai mudando, o falante, obrigatoriamente precisa mudar a sua maneira de se expressar, caminhando do informal para o formal, e é deste último que o professor se servirá para introduzir as estruturas da língua padrão.
e. Norma culta.
Feedback
A resposta correta é: Variação Linguística..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É comum o fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transcrição da fala ou que se escreve tal como se fala. Não há dúvidas de que a escrita é a representação gráfica da linguagem falada, porém essa representação se realiza de uma forma especial. Vale salientar que não existe uma correspondência unívoca entre a linguagem falada e escrita, ou seja, apesar de cada som possuir um correspondente gráfico, nem sempre o mesmo fonema é representado pelo mesmo grafema e nem sempre a mesma forma gráfica representa o mesmo som. Assim, nota-se que há muitas diferenças entre a fala e a escrita devido à própria natureza das duas modalidades. Considerando o tema abordado no texto, assinale a opção correta sobre a língua escrita e a falada:
Escolha uma:
a. Sempre que se quiser aprender uma língua, basta saber como ela é escrita graficamente, para saber sua pronúncia oral.
b. A fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização.
Assim, neste capítulo, discute-se que a fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização.
c. Como não existem referências concretas na linguagem falada sobre sua utilização, a criança sempre cometerá erros graves de pontuação, impedindo sua aprendizagem.
d. Assim como a aquisição da fala acontece naturalmente não é preciso ensinar a leitura e a escrita. A criança aprenderá sozinha.
e. Memorizar a grafia de determinadas palavras garantirá que jamais sejam cometidos erros ortográficos.
Feedback
A resposta correta é: A fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Embora consista em uma representação da fala, a escrita não é uma transcrição dela. Assim:
I. O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum.
PORQUE:
II. A escrita é a representação gráfica da linguagemfalada, pois essa representação se realiza de forma exata, precisa.
Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa.
O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum. A escrita é a representação gráfica da linguagem falada, porém, essa representação se realiza de uma forma especial.
c. As duas asserções são falsas e a primeira não justifica a segunda.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme postula a sociolinguística, é irrefutável a visão de que a língua não é um fato homogêneo, pois, toda e qualquer língua é um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas.Sendo assim, sobre a variação linguística, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. O erro, por muito tempo, foi visto como um desvio da norma pronta e acabada.
b. O falar da escola é o das classes dominantes, por isso mesmo padrão, e o professor deverá, por meio de diferentes atividades, conduzir seus alunos ao domínio da norma culta.
c. Partindo da noção de que a língua se constitui em um padrão único, tudo o que se afastava do padrão era considerado errado.
d. Cada aluno possui um dialeto próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o falar próprio da sua região.
e. Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa.
Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato único e homogêneo. Embasada nas regras da gramática normativa ou, em outros termos, da gramática tradicional, a escola passou a noção de que a língua se constitui em um padrão único e tudo o que se afastava desse padrão era considerado errado.
Feedback
A resposta correta é: Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as diferenças nas condições de produção da fala e da escrita, relacione as características correspondentes:
1 Fala
2 Escrita
( ) Planejamento anterior à produção
( ) Impossibilidade de apagamento
( ) Acesso imediato às relações do interlocutor
( ) Livre consulta
( ) interação a distância (espaço-temporal)
( ) O texto mostra todo o seu processo de criação
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. 2, 1, 1, 2, 2, 1
Características da FALA: Impossibilidade de apagamento, acesso imediato às relações do interlocutor, o texto mostra todo o processo de criação. Características da ESCRITA: planejamento anterior à produção, livre consulta e interação a distância (espaço-temporal).
b. 1, 2, 2, 2, 2, 1
c. 2, 1, 1, 2, 1, 2
d. 1, 2, 2, 1, 1, 2
e. 2, 2, 1, 2, 1, 1
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 1, 2, 2, 1.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por meio das atividades envolvendo o letramento, o professor terá, no dia a dia, grandes possibilidades de perceber o desenvolvimento de cada aluno e de adaptá-las em consonância com as necessidades efetivas de sua classe. Poderá, a partir dessa percepção fundamental, planejar as tarefas subsequentes de leitura, já que colherá dados para verificar quais estratégias utilizadas pelas crianças, quais informações são usadas e quais representações mentais são construídas no processo de “brincar” de ler e escrever. Rossana Ramos, na sua obra 200 dias de leitura e escrita na escola, explicita-nos que os professores devem incentivar os alunos a escrever e a ler em todos os dias letivos. Lendo o próprio texto ou textos alheios, o aluno passa a ter intimidade com a leitura e faz desse recurso um modo efetivo de construir conhecimento. Considerando o contexto, avalie quais das sugestões abaixo são atividades para auxiliar a leitura e a escrita:
I. Trazer livros para a sala ou levar os alunos frequentemente à biblioteca da escola ou do bairro.
II. Incentivar os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para que criem mecanismos próprios de autocorreção.
III. Fazer com que a criança decore as regras gramaticais.
IV. Sempre criticar os alunos por não saberem algo.
Estão todas corretas:
Escolha uma:
a. I, II e II.
b. Todas as alternativas.
c. III e IV.
d. Nenhuma das alternativas.
e. I e II.
Algumas sugestões teóricas e práticas para auxiliar a escrita e a leitura: Incentivar os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para que criem mecanismos próprios de autocorreção. A produção de textos coletivos é uma forma bastante eficiente de promover o desenvolvimento da escrita. Trazer livros para a sala ou levar os alunos frequentemente à biblioteca da escola ou do bairro. Nunca criticar os alunos por não saberem algo; tentar descobrir o que eles precisam para vencer alguns obstáculos e serem bons leitores e escribas.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A pesquisadora Emília Ferreiro faz ponderações fundamentadas cientificamente e, em termos pedagógicos, o professor fica incumbido de auxiliar os alunos da melhor maneira possível a construir sua aprendizagem, adaptando a prática metodológica à teoria comprovada pelos pesquisadores, oportunizando situações em que as crianças sintam-se seguras para questionar e criar suas próprias hipóteses, progredindo na escrita. Neste sentido, sobre as características da sistematização de Emília Ferreiro, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Emília Ferreiro destaca que o processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por apenas dois níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que a criança chegou.
b. Emília Ferreiro propõe práticas pedagógicas e metodologias específicas para o ensino da escrita.
c. Para Emília Ferreiro, é necessário ver a criança e entender seus erros de uma forma diferente, ou seja, como demonstração do seu grau de conhecimento e como um pré-requisito para chegar ao acerto.
Emília Ferreiro não propõe práticas pedagógicas nem técnicas metodológicas, mas sim, uma maneira diferente de ver a criança entender seus erros, como uma demonstração do seu grau de conhecimento e como pré-requisito para chegar ao acerto, o que anteriormente era considerado um absurdo. Emília Ferreiro e Ana Teberosky destacam o processo de leitura e escrita em cinco níveis.
d. Emília Ferreiro acredita que a aprendizagem não está relacionada ao raciocínio lógico.
e. A pesquisadora Emília Ferreiro utiliza uma metodologia específica, a qual os professores devem se adaptar para melhor atender seus educandos.
Feedback
A resposta correta é: Para Emília Ferreiro, é necessário ver a criança e entender seus erros de uma forma diferente, ou seja, como demonstração do seu grau de conhecimento e como um pré-requisito para chegar ao acerto..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky definiram o processo evolutivo de aprendizagem da leitura em níveis de conceituação, os quais revelam as hipóteses que a criança chegou. Neste caso, sobre os níveis de evolução da criança, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Em cada nível de evolução, a criança elabora suposições a respeito dos processos de leitura e escrita, baseando-se na compreensão que possui desses processos.
( ) A passagem de um nível para outro nunca ocorrerá por mérito apenas da criança, pois a mesma jamais conseguirá fazer esta transição sozinha, sempre será orientada por um profissional, isto é, as hipóteses são do pensamento do educador, não do educando.
() As mudanças de níveis só ocorrerão quando a criança se deparar com questões que o nível em que ela se encontra não puder explicar: ela irá elaborar novas suposições e novas questões e assim por diante.
( ) Os níveis de evolução são barreiras de desenvolvimento da leitura e escrita, nas quais a criança se sentirá insegura para prosseguir e necessitará de acompanhamento integral.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, V.
c. V, V, V, F
d. F, V, V, V.
e. V, F, V, F.
Em cada nível de evolução, a criança elabora suposições a respeito dos processos de leitura e escrita, baseando-se na compreensão que possui desses processos. As mudanças de níveis só ocorrerão quando a criança se deparar com questões que o nível em que ela se encontra não puder explicar: ela irá elaborar novas suposições e novas questões e assim por diante.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O professor deve ter em mente a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. As atividades precisam ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada criança, associadas às várias áreas. Também, o professor precisa estar atento e ter conhecimentos e habilidades necessárias, já que classes homogêneas não existem. Cada atividade deve ser planejada para que a criança interaja, em todos os momentos, com seus pares, seu professor, seu ambiente, a fim de efetivamente “compreender”. O processo de compreensão deve envolver a construção de representações dos atos de fala, das interações comunicativas, da situação contextual, tendo como resultado o movimento ativo de recepção e construção de leitura do texto, do discurso, do outro. A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, precisam despertar o interesse das crianças em participar, sem impor regrar rígidas, permitindo atingir o objetivo maior que é:
Escolha uma:
a. Que todas as crianças da turma dominem a leitura e a escrita ao mesmo tempo.
b. Que as crianças se alfabetizem o mais rápido possível.
c. Que as crianças não cometam mais erros.
d. Que as crianças se tornem crianças-leitoras.
A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, que, sem impor regrar rígidas, permite atingir o objetivo maior: que as crianças se tornem crianças-leitoras. Cada atividade deve ser um evento de letramento, cada ideia deve ser um caminho de libertação, um passo para a formação real de um leitor competente, pois, ao ativar a imaginação e dar ao aluno um contexto efetivo, considera-se a história de leitura das crianças e as diferenças individuais.
e. Que as crianças decorem as regras da gramática.
Feedback
A resposta correta é: Que as crianças se tornem crianças-leitoras..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, definidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. De acordo com esses níveis, analise a característica a seguir:
“Supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes: coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter nomes pequenos”.
Esta característica refere-se ao nível:
Escolha uma:
a. Nível 3 − hipótese silábica.
b. Nível 2 − intermediário I.
c. Nível 1 − hipótese présilábica.
A criança não estabelece vínculo entre a fala e a escrita; supõe que a escrita é outra forma de desenhar ou de representar coisas e usa desenhos, garatujas e rabiscos para escrever; demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes; supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes: coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter nomes pequenos...)
d. Nível 5 – hipótese intermediária-alfabética.
e. Nível 4 − hipótese silábicoalfabética ou intermediário II
Feedback
A resposta correta é: Nível 1 − hipótese présilábica..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Russo e Vian (2001, p. 53), a primeira preocupação no processo de alfabetização deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos para o aluno, e sabe-se que o que tem mais significado para uma criança é seu próprio nome, que a identifica e lhe dá identidade. A lista de chamada dos alunos de uma classe é um material didático importantíssimo e pode ser aproveitada para atividades diversificadas dentro das áreas de estudo, nos primeiros anos. Para trabalhar com os nomes dos alunos o professor pode dispor de dois recursos impressos onde os nomes são registrados. Essa metodologia é bastante interessante e conhecida pelos educadores experientes, sendo elas:
Escolha uma:
a. Dobraduras e recortes.
b. Dobraduras e prismas.
c. Cartazes e banners.
d. Cartazes e tirinhas.
e. Crachás e prismas.
Os crachás e os prismas serão recolhidos diariamente. No início da aula, todos os dias, os crachás e os prismas serão entregues aos seus respectivos donos. Como existem várias maneiras de se fazer essa entrega, o professor deve procurar dar variedade à atividade.
Feedback
A resposta correta é: Crachás e prismas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as colocações de Russo e Vian (2001, p. 29), em cada nível, a criança elabora suposições a respeito dos processos de construção de leitura e escrita, baseandose na compreensão que possui desses processos. Em relação aos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever observe as características abaixo:
A criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita.
Começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras.
Só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Essa estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita.
Conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
As características acima descritas referem-se ao nível:
Escolha uma:
a. Nível 3 hipótese silábica.
b. Nível 5 hipótese alfabética.
c. Nível 1 hipótese intermediária-alfabética.
d. Nível 2 intermediário I.
Intermediário I, a criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita; começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras; só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Essa estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita; conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
e. Nível 4 hipótese silábico-alfabética ou intermediário II.
Feedback
A resposta correta é: Nível 2 intermediário I..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Morais (2006, p.156), ao traduzir pensamentos ou palavras percebidas auditivamente em letras, há a necessidade de se levar em consideração, além da linguagem oral, as regras ortográficas, o contexto no qual os fonemas estão inseridos e de se memorizar a grafia de determinadas palavras, cujos sons podem ser representados por dois ou mais grafemas. Sobre as características da escrita e da fala, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os sinais de pontuação gráfica que são utilizados na escrita, também são usados na linguagem, pois, quando falamos, usamos aspas, vírgula e reticências.
b. Se levássemos em consideração apenas a linguagem oral, acabaríamos escrevendo de um modo idêntico ao registrado na norma padrão, por exemplo: “toce”, “ezame”.
c. A aquisição da fala não acontece de maneira natural e é preciso ensinar a criança a falar. Por outro lado, a escrita não precisa ser ensinada, bastando, para isso, colocar a criança em contato com escritores de uma língua.
d. As diferenças entre a fala e a escrita são nulas, visto que utilizam dos mesmos métodos, símbolos gráficos e adequações.
e. O espaço em branco utilizado entre as palavras escritas é uma das diferenças entre as duas modalidades - fala e escrita, tendo em vista que ao traduziro pensamento, escrevemos em unidades linguísticas, separadas nitidamente por espaços em branco.
O espaço em branco utilizado entre as palavras escritas é uma das diferenças entre as duas modalidades - fala e escrita. Ao escrevermos, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em branco, já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
Feedback
A resposta correta é: O espaço em branco utilizado entre as palavras escritas é uma das diferenças entre as duas modalidades - fala e escrita, tendo em vista que ao traduzir o pensamento, escrevemos em unidades linguísticas, separadas nitidamente por espaços em branco..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A diferença entre a fala e a escrita fica evidente devido à própria natureza das modalidades, sendo assim, complete a frase abaixo:
Tendo em vista que a fala ocorre por um canal ____________ e a escrita por um canal ____________, então, a fala tem um caráter ______________, enquanto que a escrita tem um caráter ________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Escolha uma:
a. Visual, auditiva, circunstancial e duradouro.
b. Auditiva, visual, duradouro e circunstancial.
c. Auditiva, visual, efêmero e duradouro.
A língua escrita e a língua falada,. Tendo em vista que a fala ocorre por um canal auditivo e a escrita por um canal visual, então, a fala tem um caráter efêmero, enquanto que a escrita tem um caráter duradouro.
d. Auditiva, vocal, efêmero e duradouro.
e. Visual, auditiva, efêmero e circunstancial.
Feedback
A resposta correta é: Auditiva, visual, efêmero e duradouro..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever. Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. A escrita, mesmo sendo instrumento de manipulação físico, motor e cognitivo, é “irremediavelmente artificial”, enquanto que a fala é “um processo natural, fazendo uso dos meios assim chamados “órgãos da fala’”.
b. A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor.
A língua escrita e a língua falada, página 67 e a resposta correta é a letra D. As diferenças não param na forma de aquisição e manipulação, também acontecem na interação, no planejamento, na criação e na reformulação.
c. A fala e a escrita divergem em muitas dimensões: nos seus modos de aquisição; nas condições de produção; transmissão e recepção; nos meios pelos quais os elementos de estrutura são organizados.
d. Ao escrever, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em branco. Já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
e. Muitas pessoas, excluindo os casos de patologias, aprendem a falar, porém, muitas jamais terão acesso a escrita, tendo em vista que possuem muitas comunidades ágrafas, embora utilizem a linguagem oral.
Feedback
A resposta correta é: A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme postula a sociolinguística, é irrefutável a visão de que a língua não é um fato homogêneo, pois, toda e qualquer língua é um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas.Sendo assim, sobre a variação linguística, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Partindo da noção de que a língua se constitui em um padrão único, tudo o que se afastava do padrão era considerado errado.
b. O erro, por muito tempo, foi visto como um desvio da norma pronta e acabada.
c. O falar da escola é o das classes dominantes, por isso mesmo padrão, e o professor deverá, por meio de diferentes atividades, conduzir seus alunos ao domínio da norma culta.
d. Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa.
Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato único e homogêneo. Embasada nas regras da gramática normativa ou, em outros termos, da gramática tradicional, a escola passou a noção de que a língua se constitui em um padrão único e tudo o que se afastava desse padrão era considerado errado.
e. Cada aluno possui um dialeto próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o falar próprio da sua região.
Feedback
A resposta correta é: Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As atividades elaboradas para o período de alfabetização devem ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada criança, associadas as várias áreas e em caráter lúdico. Sobre a alfabetização, assinale V para verdadeira e F para falsa:
( ) O professor alfabetizador necessita estar preparado e atento, visto que não existem turmas homogêneas.
( ) A alfabetização deverá ocorrer sem impor regras rígidas, permitindo que o objetivo maior seja que as crianças tornem-se crianças-leitoras.
( ) Nem todas as atividades escolares necessitam ser um evento de letramento, ou um passo para a formação real de um leitor.
( ) A imaginação dos alfabetizandos não necessita ser ativada e, ao dar um contexto efetivo, considera-se a história de leitura das crianças e as diferenças individuais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
O professor alfabetizador necessita estar preparado e atento, visto que não existem turmas homogêneas. A alfabetização deverá ocorrer sem impor regras rígidas, permitindo que o objetivo maior seja que as crianças tornem-se crianças-leitoras. Todas as atividades escolares necessitam ser um evento de letramento, ou um passo para a formação real de um leitor. A imaginação dos alfabetizandos necessita ser ativada e, ao dar um contexto efetivo, considera-se a história de leitura das crianças e as diferenças individuais.
b. V, F, V, V.
c. F, F, V, F
d. F, V, V, F.
e. V, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rossana Ramos, em sua obra 200 dias de leitura e escrita na escola, os professores devem incentivar os alunos a escrever e a ler em todos os dias do ano letivo. Neste caso, leia com atenção as asserções abaixo:
I. O professor deve verificar as hipóteses de escrita de seus alunos antes de planejar suas aulas, ou seja, analisar os textos por eles produzidos para que possa auxiliar na correção das formas não apropriadas.
II. Sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula.
III. A produção de textos individuais é a forma menos eficiente de promover o desenvolvimento da escrita.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Nenhuma das proposições é verdadeira.
b. Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
c. Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
O professor deve verificar as hipóteses de escrita de seus alunos antes de planejar suas aulas, ou seja, analisar os textos por eles produzidos para que possa auxiliar na correção das formas não apropriadas. Sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula. A produção de textos individuais é uma das formas de promover o desenvolvimento da escrita.
d. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e. As três proposições I, II, III são verdadeiras.
Feedback
Aresposta correta é: Apenas as proposições I e II são verdadeiras..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, definidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. De acordo com esses níveis, analise a característica a seguir:
“Supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes: coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter nomes pequenos”.
Esta característica refere-se ao nível:
Escolha uma:
a. Nível 5 – hipótese intermediária-alfabética.
b. Nível 3 − hipótese silábica.
c. Nível 2 − intermediário I.
d. Nível 4 − hipótese silábicoalfabética ou intermediário II
e. Nível 1 − hipótese présilábica.
A criança não estabelece vínculo entre a fala e a escrita; supõe que a escrita é outra forma de desenhar ou de representar coisas e usa desenhos, garatujas e rabiscos para escrever; demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes; supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes: coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter nomes pequenos...)
Feedback
A resposta correta é: Nível 1 − hipótese présilábica..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Russo e Vian (2001, p. 53), a primeira preocupação no processo de alfabetização deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos para o aluno, e sabe-se que o que tem mais significado para uma criança é seu próprio nome, que a identifica e lhe dá identidade. A lista de chamada dos alunos de uma classe é um material didático importantíssimo e pode ser aproveitada para atividades diversificadas dentro das áreas de estudo, nos primeiros anos. Para trabalhar com os nomes dos alunos o professor pode dispor de dois recursos impressos onde os nomes são registrados. Essa metodologia é bastante interessante e conhecida pelos educadores experientes, sendo elas:
Escolha uma:
a. Dobraduras e recortes.
b. Crachás e prismas.
Os crachás e os prismas serão recolhidos diariamente. No início da aula, todos os dias, os crachás e os prismas serão entregues aos seus respectivos donos. Como existem várias maneiras de se fazer essa entrega, o professor deve procurar dar variedade à atividade.
c. Cartazes e tirinhas.
d. Cartazes e banners.
e. Dobraduras e prismas.
Feedback
A resposta correta é: Crachás e prismas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É comum o fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transcrição da fala ou que se escreve tal como se fala. Não há dúvidas de que a escrita é a representação gráfica da linguagem falada, porém essa representação se realiza de uma forma especial. Vale salientar que não existe uma correspondência unívoca entre a linguagem falada e escrita, ou seja, apesar de cada som possuir um correspondente gráfico, nem sempre o mesmo fonema é representado pelo mesmo grafema e nem sempre a mesma forma gráfica representa o mesmo som. Assim, nota-se que há muitas diferenças entre a fala e a escrita devido à própria natureza das duas modalidades. Considerando o tema abordado no texto, assinale a opção correta sobre a língua escrita e a falada:
Escolha uma:
a. Como não existem referências concretas na linguagem falada sobre sua utilização, a criança sempre cometerá erros graves de pontuação, impedindo sua aprendizagem.
b. Sempre que se quiser aprender uma língua, basta saber como ela é escrita graficamente, para saber sua pronúncia oral.
c. Assim como a aquisição da fala acontece naturalmente não é preciso ensinar a leitura e a escrita. A criança aprenderá sozinha.
d. A fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização.
Assim, neste capítulo, discute-se que a fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização.
e. Memorizar a grafia de determinadas palavras garantirá que jamais sejam cometidos erros ortográficos.
Feedback
A resposta correta é: A fala e a escrita não coincidem, mesmo sendo modalidades da mesma língua, uma vez que cada uma tem as suas próprias regras de realização..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as colocações de Russo e Vian (2001, p. 29), em cada nível, a criança elabora suposições a respeito dos processos de construção de leitura e escrita, baseandose na compreensão que possui desses processos. Em relação aos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever observe as características abaixo:
A criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita.
Começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras.
Só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Essa estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita.
Conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
As características acima descritas referem-se ao nível:
Escolha uma:
a. Nível 5 hipótese alfabética.
b. Nível 1 hipótese intermediária-alfabética.
c. Nível 4 hipótese silábico-alfabética ou intermediário II.
d. Nível 2 intermediário I.
Intermediário I, a criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita; começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras; só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Essa estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita; conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
e. Nível 3 hipótese silábica.
Feedback
A resposta correta é: Nível 2 intermediário I..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Embora consista em uma representação da fala, a escrita não é uma transcrição dela. Assim:
I. O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum.
PORQUE:
II. A escrita é a representação gráfica da linguagem falada, pois essa representação se realiza de forma exata, precisa.
Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa.
O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum. A escrita é a representação gráfica da linguagem falada, porém, essa representação se realiza de uma forma especial.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas asserções são falsas e a primeira não justifica a segunda.
e. A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever. Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. A fala e a escrita divergem em muitas dimensões: nos seus modos de aquisição; nas condições de produção; transmissão e recepção; nos meios pelos quais os elementos de estrutura são organizados.
b. A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor.
A língua escrita e a língua falada, página 67 e a resposta correta é a letra D. As diferenças não param na formade aquisição e manipulação, também acontecem na interação, no planejamento, na criação e na reformulação.
c. A escrita, mesmo sendo instrumento de manipulação físico, motor e cognitivo, é “irremediavelmente artificial”, enquanto que a fala é “um processo natural, fazendo uso dos meios assim chamados “órgãos da fala’”.
d. Ao escrever, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em branco. Já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
e. Muitas pessoas, excluindo os casos de patologias, aprendem a falar, porém, muitas jamais terão acesso a escrita, tendo em vista que possuem muitas comunidades ágrafas, embora utilizem a linguagem oral.
Feedback
A resposta correta é: A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as diferenças nas condições de produção da fala e da escrita, relacione as características correspondentes:
1 Fala
2 Escrita
( ) Planejamento anterior à produção
( ) Impossibilidade de apagamento
( ) Acesso imediato às relações do interlocutor
( ) Livre consulta
( ) interação a distância (espaço-temporal)
( ) O texto mostra todo o seu processo de criação
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. 1, 2, 2, 1, 1, 2
b. 1, 2, 2, 2, 2, 1
c. 2, 1, 1, 2, 2, 1
Características da FALA: Impossibilidade de apagamento, acesso imediato às relações do interlocutor, o texto mostra todo o processo de criação. Características da ESCRITA: planejamento anterior à produção, livre consulta e interação a distância (espaço-temporal).
d. 2, 1, 1, 2, 1, 2
e. 2, 2, 1, 2, 1, 1
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 1, 2, 2, 1.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por meio das atividades envolvendo o letramento, o professor terá, no dia a dia, grandes possibilidades de perceber o desenvolvimento de cada aluno e de adaptá-las em consonância com as necessidades efetivas de sua classe. Poderá, a partir dessa percepção fundamental, planejar as tarefas subsequentes de leitura, já que colherá dados para verificar quais estratégias utilizadas pelas crianças, quais informações são usadas e quais representações mentais são construídas no processo de “brincar” de ler e escrever. Rossana Ramos, na sua obra 200 dias de leitura e escrita na escola, explicita-nos que os professores devem incentivar os alunos a escrever e a ler em todos os dias letivos. Lendo o próprio texto ou textos alheios, o aluno passa a ter intimidade com a leitura e faz desse recurso um modo efetivo de construir conhecimento. Considerando o contexto, avalie quais das sugestões abaixo são atividades para auxiliar a leitura e a escrita:
I. Trazer livros para a sala ou levar os alunos frequentemente à biblioteca da escola ou do bairro.
II. Incentivar os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para que criem mecanismos próprios de autocorreção.
III. Fazer com que a criança decore as regras gramaticais.
IV. Sempre criticar os alunos por não saberem algo.
Estão todas corretas:
Escolha uma:
a. I e II.
Algumas sugestões teóricas e práticas para auxiliar a escrita e a leitura: Incentivar os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para que criem mecanismos próprios de autocorreção. A produção de textos coletivos é uma forma bastante eficiente de promover o desenvolvimento da escrita. Trazer livros para a sala ou levar os alunos frequentemente à biblioteca da escola ou do bairro. Nunca criticar os alunos por não saberem algo; tentar descobrir o que eles precisam para vencer alguns obstáculos e serem bons leitores e escribas.
b. I, II e II.
c. Todas as alternativas.
d. Nenhuma das alternativas.
e. III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, definidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale a alternativa completa e correta:
Escolha uma:
a. Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – hipótese silábica e, Nível 4 – hipótese alfabética.
b. Nível 1 – hipótese silábica; Nível 2 – Intermediário e, Nível 3 – hipótese alfabética.
c. Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário I; Nível 3 – hipótese silábica; Nível 4 – hipótese silábico-alfabética ou intermediário II e, Nível 5 – hipótese alfabética.
Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – hipótese silábica e, Nível 4 – hipótese alfabética.
d. Nível 1 – hipótese silábica; Nível 2 – Intermediário II; Nível 3 – hipótese silábica e Nível 4 – hipótese alfabética ou intermediário III.
e. Nível 1 – hipótese silábica; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – hipótese pré-alfabética; Nível 4 – Intermediário II; Nível 5 – hipótese alfabética e, Nível 6 – silábico-alfabético-completo.
Feedback
A resposta correta é: Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário I; Nível 3 – hipótese silábica; Nível 4 – hipótese silábico-alfabética ou intermediário II e, Nível 5 – hipótese alfabética..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Rossana Ramos, em sua obra 200 dias de leitura e escrita na escola, os professores devem incentivar os alunos a escrever e a ler em todos os dias do ano letivo. Neste caso, leia com atenção as asserções abaixo:
I. O professor deve verificar as hipóteses de escrita de seus alunos antes de planejar suas aulas, ou seja, analisar os textos por eles produzidos para que possa auxiliar na correção das formas não apropriadas.
II. Sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula.
III. A produção de textos individuais é a forma menos eficiente de promover o desenvolvimento da escrita.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
b. As três proposições I, II, III são verdadeiras.
c. Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
O professor deve verificar as hipóteses de escrita de seus alunos antes de planejar suas aulas, ou seja, analisar os textos por eles produzidos para que possa auxiliar na correção das formas não apropriadas. Sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula. A produção de textos individuais é uma das formas de promover o desenvolvimento da escrita.
d. Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
e. Nenhuma das proposições é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as proposições I e II são verdadeiras..