A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 12 de 14

contra a pobreza mais bem-sucedida da história, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira. O progresso tem sido desigual em diferentes regiões e países, segundo a ONU, e a nova pauta de desenvolvimento sustentável deveria se concentrar nas desigualdades para melhorar as vidas das pessoas mais pobres e vulneráveis. Os líderes mundiais devem adotar uma série de novos objetivos de desenvolvimento – conhecidos como metas de desenvolvimento sustentável– em uma cúpula da ONU em setembro. As novas metas almejam erradicar a pobreza extrema até 2030. Considerando a afirmação acima, e o conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os conflitos sociais não tem qualquer influência sobre o desenvolvimento sustentável, bem como sobre o modelo de desenvolvimento capitalista adotado pelos países signatários da ONU.
b. O Desenvolvimento Sustentável visa a preservação do meio ambiente, e para que este objetivo seja atingido, é necessária a remoção das pessoas, principalmente de baixa renda, para que estas áreas possam ser reflorestadas e preservadas.
c. A privatização da água, proposta pelo Banco Mundial, é uma das soluções propostas para que os mananciais possam ser preservados e o uso racional deste recurso ocorra de modo a garantir a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da localidade em que o manancial se encontra.
d. No Brasil, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), tem por objetivo a criação de áreas de preservação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável do país.
e. A pobreza e a miséria extrema são reflexo dos grandes desmatamentos e dos acidentes ambientais, que acabam com a forma de subsistência dessas pessoas.
f. Para que realmente ocorra o desenvolvimento sustentável, deve se considerar não só a questão ambiental, mas também a econômica e social. Não existe desenvolvimento sustentável com disparidade exacerbada de riquezas.
Feedback
A resposta correta é: Para que realmente ocorra o desenvolvimento sustentável, deve se considerar não só a questão ambiental, mas também a econômica e social. Não existe desenvolvimento sustentável com disparidade exacerbada de riquezas..
Questão 8
Texto da questão
O artigo 225, da Constituição Federal, afirma que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Com base nos estudos desenvolvidos, podemos afirmar que este artigo relaciona-se ao princípio:
Escolha uma:
a. Da cooperação entre os povos
b. Do desenvolvimento sustentável
c. Da participação comunitária
d. Da precaução
e. Da prevenção
Feedback
A resposta correta é: Do desenvolvimento sustentável.
Questão 9
Texto da questão
A cooperação internacional é o caminho a ser trilhado por todos; e não se pode nem imaginar que isso não ocorra. Mas, não bastam discursos e boas vontades – são necessários fundamentos. Por isso, sobre o fundamento da cooperação internacional, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Desafios ambientais (como por exemplo mudanças climáticas), são uma preocupação de toda a humanidade. No entanto, o esforço para superar esses obstáculos pode dar-se individualmente. Os acordos de cooperação somente devem ser aplicados quando relacionados a causas humanitárias.
b. A preocupação com a cooperação internacional começou com a Carta das Nações Unidas e foi sendo ampliada na Conferência de Estocolmo, porém deixou de ter importância na Conferência do Rio de Janeiro, onde outros princípios foram considerados mais importantes.
c. Na Lei de Crimes Ambientais Brasileira não há artigos que legislem sobre a obrigação do Estado Brasileiro de cooperar com outros países.
d. Começou a ganhar ênfase no plano internacional com a Carta das Nações Unidas, quando se previu cooperação internacional para resolver problemas em diferentes âmbitos (econômico, social, cultural, humanitário), sempre considerando os direitos humanos.
e. Tem a finalidade de prevenir atos (dos Estados o u particulares), mesmo considerando que o meio ambiente tem limitação geográfica (fronteiras)
Feedback
A resposta correta é: Começou a ganhar ênfase no plano internacional com a Carta das Nações Unidas, quando se previu cooperação internacional para resolver problemas em diferentes âmbitos (econômico, social, cultural, humanitário), sempre considerando os direitos humanos..
Questão 10
Texto da questão
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituída pela ONU em 1985, foi constituída por representantes de dez países em desenvolvimento e dez países desenvolvidos. Tal comissão, após três anos de intensos trabalhos, publicou um relatório que ficou conhecido como Relatório de Brundtland e que apontou os principais problemas ambientais, classificando-os em três grandes temas, a saber:
Escolha uma:
a. Efeito estufa, descarte de lixo nuclear e desmatamento.
b. Desenvolvimento sustentável, industrialização e novas tecnologias.
c. Poluição ambiental, diminuição dos recursos naturais e problemas de natureza social.
d. Aquecimento global, desmatamento e enchentes.
e. Desmatamento, efeito estufa e catástrofes naturais.
Feedback
A resposta correta é: Poluição ambiental, diminuição dos recursos naturais e problemas de natureza social..
Questão 1
Texto da questão
Para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico devem ser observados os princípios da prevenção e precaução. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que se refere de forma correta aos princípios da precaução:
Escolha uma:
a. Determina que não deve ocorrer intervenção no meio ambiente antes de se ter certeza de que essa intervenção não será danosa.
b. Desconsidera os danos que o homem, isoladamente, possa acarretar à natureza.
c. É embasado nas informações científicas precisas sobre o risco de alguns comportamentos lesivos à natureza.
d. Proíbe as atividades ambientais sabidamente perigosas.
e. Aplica-se a impactos ambientais já ocorridos e avaliados.
Feedback
A resposta correta é: Determina que não deve ocorrer intervenção no meio ambiente antes de se ter certeza de que essa intervenção não será danosa..
Questão 2
Texto da questão
Uma indústria pretende despejar dejetos poluentes ao meio ambiente em um rio próximo. Sabendo que esses dejetos podem causar danos ao meio ambiente, o princípio que pode fundamentar diretamente a vedação da produção desta indústria é:
Escolha uma:
a. Princípio da prevenção
b. Princípio do poluidor-pagador
c. Princípio do Usuário-pagador
d. Princípio da Cooperação
e. Princípio da precaução.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da prevenção.
Questão 3
Texto da questão
Em 1985 ocorreu uma Convenção que contribuiu para o surgimento do Protocolo de Montreal, em 1997, com o objetivo de proibir o uso de CFCs encontrados em refrigeradores, condicionadores de ar, aerossóis, que destroem o ozônio na atmosfera. Foi uma das mais importantes Convenções sobre o meio ambiente já realizadas. Qual foi essa Convenção?
Escolha uma:
a. Convenção de Viena.
b. Convenção do Rio de Janeiro.
c. Convenção de Estocolmo.
d. Convenção de Montreal.
e. Convenção ECO-92.
Feedback
A resposta correta é: Convenção de Viena..
Questão 4
Texto da questão
O desenvolvimento sustentável tem sido tema de diversas discussões, visando diminuir os impactos negativos para as gerações futuras. Neste ano, foi realizado um seminário, entre os dias 29 e 30 de maio, na cidade de Campo Grande/MS para debater sobre desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Esse evento foi organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista do estado e a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). A partir das assertivas abaixo, e conforme discussões e decisões tomadas pelos países a respeito do desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Em 1987, foi promulgado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.