A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 3 de 14

e o público.
d. Teve como resultado a promulgação de dois documentos: a Declaração sobre Desenvolvimento Sustentável e o Plano de Implementação da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável.
e. Reafirmou o princípio de universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, vinculando-os à proteção ambiental e produziu a Convenção sobre Mudança do clima e a adoção da Agenda 21.
Feedback
A resposta correta é: O primeiro princípio afirma que “O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas, em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna, gozar de bem-estar e é portador solene de obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente, para as gerações presentes e futuras. A esse respeito, as políticas que promovem ou perpetuam o “apartheid”, a segregação racial, a discriminação, a opressão colonial e outras formas de opressão e de dominação estrangeira permanecem condenadas e devem ser eliminadas.”.
Questão 8
Texto da questão
A Conferência de Estocolmo foi um grande marco que provocou diversas mudanças na percepção social das questões ambientais. Dentre essas mudanças, a mais difundida foi:
Escolha uma:
a. Importância de reforçar o nacionalismo.
b. Poluição dos ecossistemas fluviais.
c. Destruição da fauna marítima.
d. Dimensão da interferência humana na natureza.
e. Destruição de reservas florestais
Feedback
A resposta correta é: Dimensão da interferência humana na natureza..
Questão 9
Texto da questão
“Nos países em desenvolvimento, a maioria dos problemas ambientais está motivada pelo subdesenvolvimento. Milhões de pessoas seguem vivendo muito abaixo dos níveis mínimos necessários para uma existência humana digna, privada de alimentação e vestuário, de habitação e educação, de condições de saúde e de higiene adequadas. Assim, os países em desenvolvimento devem dirigir seus esforços para o desenvolvimento, tendo presente suas prioridades e a necessidade de salvaguardar e melhorar o meio ambiente. Com o mesmo fim, os países industrializados devem esforçar-se para reduzir a distância que os separa dos países em desenvolvimento. Nos países industrializados, os problemas ambientais estão geralmente relacionados com a industrialização e o desenvolvimento tecnológico“. Com base nas aulas e nos estudos desenvolvidos sobre o enunciado, pode-se afirmar que parte da Declaração de Estocolmo assevera:
Escolha uma:
a. Os países industrializados devem fomentar industrialização e o desenvolvimento tecnológico, sempre desconsiderando que existem países ainda em desenvolvimento.
b. Os países em desenvolvimento são os principais responsáveis pelos problemas ambientais, visto que neste, há predominância de pessoas vivendo em condições de saúde e higiene inadequadas.
c. Os países devem buscar o desenvolvimento econômico a partir da industrialização.
d. Os problemas ambientais têm estreita relação com as desigualdades sociais e os governantes devem esforçar-se para aproximar os países industrializados daqueles em desenvolvimento.
e. O subdesenvolvimento não pode ser considerado um fator relacionado aos problemas ambientais.
Feedback
A resposta correta é: Os problemas ambientais têm estreita relação com as desigualdades sociais e os governantes devem esforçar-se para aproximar os países industrializados daqueles em desenvolvimento..
Questão 10
Texto da questão
Nas últimas décadas do século XX, a questão do meio ambiente passou a ser tratada num ambiente amplo e multilateral, cujos marcos principais foram as Conferências de Estocolmo, do Rio de Janeiro e de Joanesburgo. A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Conferência de Joanesburgo marcou o conceito de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a sensibilização dos empresários dos países em desenvolvimento sobre as questões ambientais e sociais.
b. A convocação da Conferência de Estocolmo atendeu a crescente atenção internacional para a preservação da natureza e descontentamento de diversos setores da sociedade quanto às causas da poluição sobre a qualidade de vida das populações.
c. O principal objetivo da Conferência de Estocolmo foi a preservação de grandes reservas de recursos naturais, entre as quais as maiores de água potável, sendo o Brasil alvo prioritário de atenção.
d. A Conferência do Rio foi convocada logo após a Conferência de Joanesburgo, em atendimento às pressões econômicas.
e. A Conferência do Rio teve como principal preocupação a definição de metas e mecanismos para o controle ambiental em áreas fronteiriças dos países desenvolvidos.
Feedback
A resposta correta é: A convocação da Conferência de Estocolmo atendeu a crescente atenção internacional para a preservação da natureza e descontentamento de diversos setores da sociedade quanto às causas da poluição sobre a qualidade de vida das populações..
Questão 1
Texto da questão
Sabemos que a Terra pode estar esquentando e o nível do mar subindo a medida que o gelo polar derrete, e também que grandes tempestades, tais como aquelas que caíram nos últimos anos, podem de alguma maneira ser uma consequência desse aquecimento (James Lovelock, 206. p.166). Assinale a alternativa correta em relação ao fenômeno ao qual o autor James Lovelock está se referindo:
Escolha uma:
a. Agricultura intensiva e desmatamento.
b. Crescimento populacional descontrolado
c. Efeito Albedo
d. Efeito estufa
e. Chuva ácida.
Feedback
A resposta correta é: Efeito estufa.
Questão 2
Texto da questão
Muitos estudiosos desenvolvem reflexões visando a uma conscientização, ou mesmo, a uma iniciação a algum estudo sobre temas diversos; e, no caso, também, sobre os diversos temas do mundo ambiental. Nessa direção, e com base nas assertivas abaixo, pode-se conceituar desenvolvimento sustentável:
Escolha uma:
a. Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos sobre os seres vivos.
b. Como sinônimo de desenvolvimento econômico, pois somente a partir dele é que podemos atender as necessidades básicas dos países mais pobres.
c. Capacidade da sociedade moderna de desenvolver pesquisas para manter o meio ambiente livre de degradação.
d. Uso de recursos naturais renováveis sem a preocupação com a degradação do meio ambiente.
e. Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às futuras gerações.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às futuras gerações..
Questão 3
Texto da questão
A Declaração do Rio, de forma direta, reafirma em seu Preâmbulo os valores já proclamados pelos Estados na Declaração de Estocolmo, em 1972. Assim, com base nos estudos sobre esse tema, assinale a alternativa que se refere ao principal objetivo da Declaração do Rio:
Escolha uma:
a. Reconhecer os princípios normativos e revolucionários das relações econômico-sociais das sociedades desenvolvidas.
b. Reconhecer, de maneira informal, a responsabilidade dos países em desenvolvimento pela degradação do meio ambiental global.
c. Acabar com a disparidade existente entre as nações, formulando ações contra a pobreza em oposição ao desenvolvimento sustentável.
d. Estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivíduos.
e. Estabelecer termos econômicos em todos os níveis da sociedade dos países em desenvolvimento.
Feedback
A resposta correta é: Estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivíduos..
Questão 4
Texto da questão
Dentre os princípios do Direito que preveem permitir o desenvolvimento de atividades econômicas e buscar a redução das desigualdades sociais, mantendo, porém, uma base ecológica disponível para as futuras gerações, um se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.