A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 6 de 14

na Inglaterra, denominado Revolução Industrial. Numa perspectiva analítica em relação a uma das consequências da Revolução Industrial para o meio ambiente, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Com a urbanização desenfreada nas áreas industriais, o lixo doméstico depositado em aterros sanitários produz o gás metano que contribui para o “efeito estufa” e o chorume, rico em nitrogênio, que contamina as águas.
b. Formaram-se grandes conglomerados econômicos que passaram a zelar pelos recursos naturais, fonte de seus crescentes lucros.
c. Ocorreu intensa eliminação de mão-de-obra feminina e infantil nas regiões industrializadas.
d. Considerando o avanço da tecnologia, foram aperfeiçoados os mecanismos de prevenção e controle dos danos ambientais, especialmente em regiões que abrigam indústrias químicas e petroquímicas.
e. Os dejetos industriais das grandes empresas químicas são despejados em locais desertos, rios e lagoas, visto que inexistem recursos tecnológicos e econômicos para reaproveitamento desses resíduos.
Feedback
A resposta correta é: Com a urbanização desenfreada nas áreas industriais, o lixo doméstico depositado em aterros sanitários produz o gás metano que contribui para o “efeito estufa” e o chorume, rico em nitrogênio, que contamina as águas..
Questão 2
Texto da questão
Diversas Conferências ocorridas no Século XX contribuíram para o nascimento do Direito Ambiental Internacional. No entanto, o evento que representou o eixo norteador em matéria de Direito Internacional, trazendo vinte e seis princípios que discorrem sobre as principais questões prejudiciais ao planeta e a recomendação de critérios na busca para sua solução, é:
Escolha uma:
a. Protocolo de Kyoto
b. Convenção de Aarhus
c. Conferência do Rio de Janeiro – ECO 92
d. Conferência de Estocolmo.
e. Relatório de Brundtland
Feedback
A resposta correta é: Conferência de Estocolmo..
Questão 3
Texto da questão
Nas últimas décadas, em função do avanço tecnológico, da proliferação de acordos comerciais, criação de blocos econômicos, entre outros fatores, aumentaram abruptamente as operações comerciais em âmbito mundial. Considerando o exposto, assinale a alternativa que diz respeito às consequências derivadas do intenso fluxo das relações comerciais:
Escolha uma:
a. Crescimento dos grandes centros urbanos e comerciais, desenvolvimento de teorias para questões da estrutura e distribuição das populações e poluição ambiental.
b. Uso regulado de agrotóxicos visando garantir a comercialização dos produtos oriundos da zona rural.
c. Imposição pelos Estados de regras econômicas e comerciais em desacordo com as Conferências Internacionais.
d. Regulação pela ONU e OMC dos produtos industrializados em áreas atingidas por catástrofes ambientais.
e. Demasiada exploração dos recursos naturais, perda da biodiversidade e aumento dos resíduos poluentes.
Feedback
A resposta correta é: Demasiada exploração dos recursos naturais, perda da biodiversidade e aumento dos resíduos poluentes..
Questão 4
Texto da questão
A Revolução Industrial trouxe muitas mudanças para o modo de vida das sociedades em todo o mundo. A mecanização dos processos de produção alterou não só a organização do trabalho, mas também a forma de consumo. A respeito da Revolução Industrial, e com base nos estudos desenvolvidos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Revolução Industrial contribuiu para a produção e consumo em larga escala, intensificando a exploração de recursos naturais.
b. A Revolução Industrial contribuiu para a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
c. A Revolução Industrial teve como princípio norteador, a utilização racional dos recursos naturais.
d. A Revolução Industrial contribuiu para a melhoria de técnicas agrícolas voltadas para a produção orgânica do pequeno produtor.
e. A Revolução Industrial foi fundamental para a realização dos tratados internacionais voltados à proteção do meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: A Revolução Industrial contribuiu para a produção e consumo em larga escala, intensificando a exploração de recursos naturais..
Questão 5
Texto da questão
Compreender que os princípios são os fundamentos de qualquer legislação, projeto, procedimento, então eles são essenciais para qualquer movimento ou comportamentos sociais e governamentais na direção de um meio ambiente mais equilibrado. Com base nessa afirmação, e considerando os princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O princípio da precaução é utilizado em casos que os impactos ambientais já são conhecidos, restando certa a obrigatoriedade do licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA), estes uns dos principais instrumentos de proteção ao meio ambiente.
b. O Direito Ambiental desconsidera o princípio da dignidade humana, do direito à vida.
c. O princípio do desenvolvimento sustentável visa assegurar a solidariedade da presente geração em relação às futuras, para que também estas possam usufruir, de forma sustentável, dos recursos naturais, conciliando elementos econômicos e sociais.
d. O princípio da prevenção estabelece a vedação de intervenções no meio ambiente, salvo se houver a certeza que as alterações não causaram reações adversas.
e. O Direito Ambiental visa proporcionar para a humanidade as garantias de preservação da qualidade de vida, considerando somente a dimensão ambiental (capacidade de sustentação dos ecossistemas).
Feedback
A resposta correta é: O princípio do desenvolvimento sustentável visa assegurar a solidariedade da presente geração em relação às futuras, para que também estas possam usufruir, de forma sustentável, dos recursos naturais, conciliando elementos econômicos e sociais..
Questão 6
Texto da questão
O desenvolvimento da sociedade humana se deu por meio da transformação do espaço natural ao seu redor. Com a Revolução Industrial, essa transformação passou a ser maior e mais rápida. O consumo dos recursos naturais passou a ser em larga escala. Considerando essa necessidade de consumo dos recursos naturais, assinale a alternativa que corresponde a uma das consequências dessa exploração intensa da natureza:
Escolha uma:
a. A instalação de grandes conglomerados industriais em áreas de floresta onde não há produção comercial sendo explorada, de modo a tornar produtiva a região.
b. A ocorrência de grandes desastres ambientais, tais como os grandes incêndios florestais, derramamento de óleo nos oceanos e rios, entre outros.
c. Aumento das relações comerciais entre países, tendo em vista a especialização de produção, onde cada país produz apenas um determinado produto industrializado, de acordo com seus recursos naturais disponíveis. Assim, é necessário fazer acordos comerciais para conseguir produtos diferentes do que produz nacionalmente.
d. A melhor utilização dos recursos naturais, sendo explorados em toda a sua potencialidade, visando o lucro imediato.
e. Melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral, principalmente nos países em desenvolvimento, onde está ocorrendo a eliminação da pobreza e paridade social.
Feedback
A resposta correta é: A ocorrência de grandes desastres ambientais, tais como os grandes incêndios florestais, derramamento de óleo nos oceanos e rios, entre outros..
Questão 7
Texto da questão
Uma indústria gera gases que contribuem para o efeito estufa - como são conhecidos os malefícios, ou seja, antecipa-se a Administração Pública ao dano ambiental e impõe ao responsável pela atividade a utilização de equipamentos que visem à eliminação ou diminuição dos gases na atmosfera. Neste caso, considerando os vários princípios ambientais, aplicar-se-ia qual dos princípios?
Escolha uma:
a. Da cooperação
b. Da Precaução
c. Da Participação
d. Da Prevenção
e. Do poluidor-pagador
Feedback
A resposta correta é: Da Prevenção.
Questão 8
Texto da questão
O desmatamento da Amazônia foi de 42 quilômetros quadrados em fevereiro de 2015, um aumento de 282% em relação ao mesmo mês do ano

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.